1Não IA

Espetáculo ‘Veraneio’, de Leonardo Cortez e Pedro Granato, faz sessões gratuitas em São Paulo

Montagem escancara desconforto em famílias com humor afiado. A peça ‘Veraneio’ terá apresentações no Teatro Paulo Eiró, Teatro Cacilda Becker, Teatro Flávio Império e Teatro Alfredo Mesquita, com ingressos gratuitos.
.
Sucesso de público e crítica, espetáculo Veraneio, que tem texto de Leonardo Cortez e direção de Pedro Granato, circula pela cidade em apresentações no Teatro Paulo Eiró (dia 8/5), Teatro Cacilda Becker (22/5), Teatro Flávio Império (2/6) e Teatro Alfredo Mesquita (5/6). Os ingressos são gratuitos.

O elenco traz Renata Melo que se une ao time formado por Glaucia LibertiniMaurício de BarrosSílvio RestiffeTatiana Thomé e Leonardo Cortez.
.
A trama, que revela os desdobramentos tragicômicos de um encontro familiar em uma casa de praia, arrebatou público e crítica quando estreou no Sesc Ipiranga em janeiro de 2023, com ingressos esgotados. Em menos de seis meses teve três temporadas na capital paulista, circulação pelos Sescs Sorocaba e Santos, apresentação na Virada Cultural, e foi apresentado em Praia Grande e Ubatuba, litoral de São Paulo, tendo grande repercussão por onde passou.

O público acompanha o reencontro de Dona Laura e seus três filhos amargurados para celebrarem o aniversário da matriarca, interpretada por Renata Melo. O cenário é a uma casa à beira-mar recém-comprada por uma das filhas, Hercília, decadente apresentadora de televisão e incomodada com a presença da mãe no seu refúgio. Ela e os irmãos, Silvio e Mario Sérgio, estão ansiosos para conhecer o novo e misterioso namorado de Dona Laura, um animado professor de ginástica. A expectativa por esse encontro e as novidades que ele traz afetam a relação familiar.
.
Veraneio é um aprofundamento da pesquisa iniciada para Pousada Refúgio, primeiro encontro da dupla Granato e Cortez, que estreou em 2018 e abordava o desmoronamento dos sonhos e da hipocrisia de dois casais de classe média. A obra foi sucesso de público e crítica e ganhou temporadas em vários teatros de São Paulo também no ano seguinte. A peça foi indicada a importantes prêmios para Leonardo Cortez como Shell, APCA e Aplauso Brasil e, entre as distinções de destaque, está a de melhor ator para Maurício de Barros no Prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte). A história de sucesso das peças não se encerra no teatro: elas já estão sendo adaptadas para o cinema, em parceria com a produtora argentina PBA Cinema, responsável pela produção do filme “Medianeras”.

Assim como a antecessora, Veraneio trabalha um texto contemporâneo para refletir não só sobre os efeitos do isolamento e do afastamento das famílias, mas também do novo desafio que se coloca quando essas pessoas se reencontram com bagagens cheias de traumas, perdas, frustrações e angústias.
.
O texto coloca o espectador e a sociedade no espelho, pois sua construção e suas referências estão muito ligadas às angústias vividas pelos brasileiros nos últimos anos, atravessando não só uma crise sanitária, mas turbulências políticas e econômicas. Apesar da carga dramática e emocional que essa discussão pode despertar, a peça também quer provocar pelo humor.
.
Tudo é retratado por meio de diálogos ágeis e afiados, que marcam o estilo do dramaturgo, com a sensação de desestabilização das personagens. Inclusive a escolha do título da peça está ligada a essa intenção provocadora, esclarece Cortez, autor reconhecido no teatro por sua sensibilidade para tratar cotidianos e incômodos brasileiros. Além da vasta carreira na dramaturgia, ele fez sua estreia no cinema com o filme Down Quixote no Festival do Rio este ano.

Espetáculo ‘Veraneio’, de Leonardo Cortez e Pedro Granato – foto: Nadja Kouchi

TRAJETÓRIA DE SUCESSO
Veraneio foi indicado ao Prêmio Bibi Ferreira de Dramaturgia, Melhor Espetáculo, Melhor Ator Coadjuvante (Mauricio de Barros) e vencedor de Melhor Atriz (Clarisse Abujamra). Mauricio de Barros indicado ao Prêmio Prio do Humor de São Paulo na categoria Performance e Silvio Restiffe indicado a melhor ator no ZESCAR 2023. Entrou no Melhores do Ano do crítico Miguel Arcanjo Prado (direção, texto e atuação – Maurício de Barros em comédia dramática), Melhores Peças Teatrais de 2023 – Portal Resenhando e listou nas 10 Melhores peças de teatro de 2023 pelo jornal O Estado de São Paulo.
.
SINOPSE
O aniversário da mãe é o mote para o reencontro familiar com três filhos amargurados. Todos estão ansiosos por conhecer o novo namorado que a mãe conheceu na praia durante a pandemia. Os dilemas e agonias do mundo pós pandêmico se misturam com a descoberta do amor na melhor idade.

Espetáculo ‘Veraneio’, de Leonardo Cortez e Pedro Granato – foto: Nadja Kouchi

FICHA TÉCNICA
Idealização: Leonardo Cortez e Pedro Granato. Texto: Leonardo Cortez. Direção: Pedro Granato. Elenco: Renata Melo, Glaucia Libertini, Leonardo Cortez, Maurício de Barros, Sílvio Restiffe e Tatiana Thomé. Cenário e adereços: Diego Dac. Iluminação: Beto de Faria. Figurino: Anne Cerutti. Cenotécnico: Roberto Tomasim. Costureira: Binidita Apelina. Assistente de direção: Jade Mascarenhas. Assistente de figurino: Luiza Spolti. Assistente de costura: Lis Regina. Produção executiva: Carolina Henriques. Direção de palco: Diego Dac. Técnicos de palco: Victor Moretti e Roberto Tomasim. Técnico de luz: Ariel Rodrigues e Beto de Faria. Técnica de som: Julia Terron. Assessoria de imprensa: Adriana Balsanelli. Video e edição de conteúdo: Carolina Romano. Fotos de cena: Nadja Kouchi. Fotos material gráfico: Roberto Brilhante. Design gráfico: Lucas Sancho. Direção de produção: Jessica Rodrigues. Realização: Jessica Rodrigues e Pequeno Ato.

Espetáculo ‘Veraneio’, de Leonardo Cortez e Pedro Granato – foto: Nadja Kouchi

SERVIÇO
Espetáculo ‘Veraneio’
Duração: 110 minutos
Classificação: 14 anos
.
Teatro Paulo Eiró
Dia 8 de maio, quarta-feira, às 21h
Av. Adolfo Pinheiro, 765 – Santo Amaro – São Paulo – SP – Telefone: (11) 5546-0449. Próximo ao metrô Adolfo Pinheiro, linha lilás.
Ingressos: Grátis, retirar na bilheteria com 1 hora de antecedência.
.
Teatro Cacilda Becker
Dia 22 de maio, quarta-feira, às 21h
R. Tito, 295 – Lapa, São Paulo – SP – Telefone: (11) 3864-4513
Ingressos: Grátis, retirar na bilheteria com 1 hora de antecedência.
.
Teatro Alfredo Mesquita
Dia 5 de junho, quarta-feira, às 21h
Av. Santos Dumont, 1770 – Santana – São Paulo – SP – Telefone: (11) 2221-3657
Estacionamento gratuito no local.
Ingressos: Grátis, retirar na bilheteria com 1 hora de antecedência.
.
Teatro Flávio Império
Dia 2 de junho, domingo, às 16h
R. Prof. Alves Pedroso, 600 – Cangaíba – Telefone (11) 98397-4515
Ingressos: Grátis, retirar na bilheteria com 1 hora de antecedência.
.
>> Siga: @leonardofcortez | @pdgranato | @_jazzrodri | @pequenoato

Revista Prosa Verso e Arte

Literatura - Artes e fotografia - Educação - Cultura e sociedade - Saúde e bem-estar

Recent Posts

O jornalista Antonio Augusto Brito lança ‘Histórias de Botafogo 2’

“Histórias de Botafogo 2” - mais de 200 anos de crimes, tramas políticas, personagens marcantes,…

8 horas ago

Duo Rodrigo Mendonça e Flávio Danza lançam álbum audiovisual ‘Revoada’

Trabalho consolida a parceria dos instrumentistas Rodrigo Mendonça e Flávio Danza . O Duo Rodrigo…

9 horas ago

Boca Livre lança ‘Rasgamundo’, 16º álbum do grupo

Disco lançado em 17 de maio, traz parcerias com Nando Reis, Guilherme Arantes, Zeca Baleiro,…

10 horas ago

MPB4 ao lado de Chico Buarque relança clássico ‘Angélica’

MPB4 lança primeiro single do álbum comemorativo de seus 60 anos de carreira. “Angélica”, parceria…

2 dias ago

Marcelo Jeneci lança álbum ‘Night Clube Forró Latino (Volume I)’

Marcelo Jeneci apresenta sucessos consagrados do pagode, do sertanejo, do pop e do reggae no…

2 dias ago

Violonista português Manuel de Oliveira apresenta ‘Looping Solo’ em São Paulo e Ilha Bela

Concertos acontecem dia 17 de maio, na Casa de Portugal, em São Paulo e dia…

2 dias ago