AGENDA CULTURAL

Espetáculo ‘Os Prazeres de Heitor, o mestre-sala da Pequena África’, em única apresentação

Com o espetáculo “Os Prazeres de Heitor , o mestre-sala da Pequena África”, a Grande Companhia Brasileira de Mystérios e Novidades traz ao público a trajetória de uma figura central da cultura popular brasileira: Heitor dos Prazeres. “Ele foi cantor, compositor, instrumentista e pintor, vivendo na vibrante zona portuária do Rio de Janeiro, onde sua arte floresceu”. Apresentação no dia 17/5, sábado, às 17h, na Praça da HarmoniaSede de Arte Pública Carioca, na Gamboa, RJ.

Heitor dos Prazeres
Natural da Cidade Nova, foi Heitor dos Prazeres (1898–1966) quem batizou de “África em miniatura” a área que vai da Praça XI até a Pedra do Sal — um território que, mais tarde, passaria a ser conhecido como Pequena África. Assíduo frequentador da Casa de Tia Ciata, ele conviveu com nomes marcantes da música brasileira como Donga, João da Baiana, Pixinguinha, Sinhô e Paulo da Portela. Além de compositor e musicista, Heitor era um artista multifacetado, atuando também como pintor, marceneiro e cenógrafo.
.
A partir das apresentações dos “Pândegos da África” e dos carnavais, suas canções e parcerias com artistas como João da Baiana, Tia Ciata, Donga, Caninha e Pixinguinha ganham vida no espetáculo, entre cenas e narrativas que celebram esse artista multifacetado e destacam a rua como o verdadeiro palco do povo.

O espetáculo
A montagem mergulha na trajetória de Heitor dos Prazeres, figura essencial para a consolidação do samba e da identidade cultural carioca. O espetáculo presta homenagem à sua vida e obra, reconstruindo a atmosfera vibrante da Pequena África — território da zona portuária do Rio de Janeiro onde se concentravam manifestações culturais afro-brasileiras entre o fim do século XIX e meados do século XX.
.
A trilha sonora do espetáculo é composta por músicas de autoria de Heitor dos Prazeres, incluindo sambas e marchinhas de carnaval. Clássicos como O pierrô apaixonado estarão presentes no repertório, que também resgata composições marcadas por críticas sociais e referências à cultura afro-brasileira — elementos que, por muito tempo, foram negligenciados nos registros oficiais da história.
.
Com direção artística de Ligia Veiga, o espetáculo é apresentado em formato de teatro musicado, com elenco formado por artistas brincantes em pernas de pau e músicos da Grande Companhia Brasileira de Mystérios e Novidades. A proposta é proporcionar uma imersão nas raízes do samba e da cultura popular do Rio de Janeiro, promovendo uma experiência sensorial e histórica que dialoga com a resistência e a criatividade de uma época no espaço democrático das ruas.
.
O espetáculo é gratuito e contará com tradução em Libras, reforçando o compromisso da Companhia com a acessibilidade e a diversidade cultural.

Espetáculo ‘Os Prazeres de Heitor, o mestre-sala da Pequena África’, da @ciademysterio – foto: Karen Eppinghaus

Ficha Técnica
Peça: “Os Prazeres de Heitor, o mestre-sala da Pequena África” | Dramaturgia e direção: Ligia Veiga | Elenco: Heitor dos Prazeres – Heglan Moura; João da Baiana – Pedro Lima (voz e pandeiro; Donga – Dicoklen Brito; Tia Carmen de Xibuca – Dandara Flor; Tia Ciata – Caetana Dias; Caninha – Carlos Santo; Pierre Verger – Thiagô Queiroz (sax e flauta); Chiquinha Gonzaga – Lelena Anhaia (voz, cavaquinho e banjo); Tia Amélia – Marilia Felippe (voz); Ismael Silva – Luan Franco (percussão e banjo); Rita da Barquinha – Milla Costa; Seu Zé – Rafael Rodrigues; João do Rio (narradora) – Ligia Veiga | Preparação: Marilia Felippe | Figurino: Caetana Dias | Fotografia: Karen Eppinghaus | Arte: Estúdio Rosa Bernardes | Performance em libras: Claudia Chelque | Realização e produção: Cia de Mystérios | Assessoria de imprensa: Clóvis Corrêa

Espetáculo ‘Os Prazeres de Heitor, o mestre-sala da Pequena África’, da @ciademysterio – foto: Karen Eppinghaus

Serviço
Espetáculo gratuito: “Os Prazeres de Heitor, o mestre-sala da Pequena África”
Com a Grande Companhia Brasileira de Mystérios e Novidades / Dramaturgia e direção: Ligia Veiga
Data: 17 de maio 2025, sábado
Horário: 17 horas
Local: Praça da Harmonia – Sede de Arte Pública Carioca – Rio de Janeiro
Mais informações: @ciademysterios

A Companhia
A Grande Companhia Brasileira de Mystérios e Novidades, comemora 44 anos de trajetória dedicados à pesquisa e criação de um teatro que trabalha nas práticas cruzadas da tradição e do contemporâneo, do rito e do mito, do sagrado e do profano. Formada por artistas marcados pela diversidade e multiplicidade de um teatro potencial em busca da invenção de si e do mundo, afirma o Teatro de Rua como importante veículo de intervenção urbana e transformação. No ano de 2023 a Companhia foi vencedora do 33º Prêmio Shell de Teatro. Seus espetáculos, com suas coreografias em pernas de pau e música ao vivo, buscam inspiração na linguagem dos antigos atores-músicos populares, inscrevendo-se como Ópera Popular e afirmando a arte de rua como “Arte Pública”, arte que se realiza no encontro do artista com seu público, para todos sem nenhuma discriminação. Sob a tônica do imaginário cultural das tradições e raízes brasileiras, o trabalho invoca o sentido ampliado das artes em todas as linguagens como um instrumento de síntese entre diversidade e multiplicidade de todo o materialismo espiritual intangível de que somos feitos, integrando teatro e vida, tradição e contemporaneidade. Comprometida com a memória dos saberes ancestrais de um território em disputa, a Companhia sediada desde 2007 na Gamboa, Zona Portuária do Rio de Janeiro, desenvolve suas pesquisas, criações, oficinas em intercâmbio constante com outros coletivos e artistas, mestres e professores nacionais e internacionais. Iniciou no ano de 2007 o Projeto Gigantes Pela Própria Natureza – Orquestra Itinerante de Rua sobre pernas de pau”, um programa de formação para crianças, jovens e adultos com o objetivo de proporcionar acesso à arte e à cultura para a comunidade da Zona Portuária, chamada Pequena África. No seu calendário anual inclui apresentações teatrais, cortejos e intervenções como: Levante de São Jorge, Ditirambo de São João Xangô Menino, Dia Fora do Tempo, Auto da Saúde, Procissão Luminosa, Festa de Cosme Damião e Doum, Procissão de Todos os Santos pela Paz, Chegança do Almirante Negro na Pequena África, Auto da Redenção de São Sebastião do Rio de Janeiro, Auto do Belo Amor.

A Casa de Mystérios
Localizada no coração da Pequena África, zona Portuária do Rio de Janeiro, a Casa de Mystérios é um equipamento cultural plurivalente, sede da Grande Companhia Brasileira de Mystérios e Novidades desde 2007. Idealizado como um espaço aberto à criação, experimentação e investigação artística, a Casa acolhe pesquisas, ensaios e montagens de espetáculos, além de manter uma programação de oficinas, encontros, simpósios e apresentações em diálogo constante com o território, coletivos diversos e cidadãos.

Revista Prosa Verso e Arte

Música - Literatura - Artes - Agenda cultural - Livros - Colunistas - Sociedade - Educação - Entrevistas

Recent Posts

Programação Estação Motiva Cultural 2025.2 | Tem MPB, jazz, teatro, poesia e cinema

A agenda cultural da Estação Motiva Cultural para o segundo semestre de 2025 tem mpb,…

23 minutos ago

Rodrigo Eberienos lança álbum ‘New Old Stock’

Rodrigo Eberienos entrega releitura vibrante dos clássicos do blues em álbum que celebra o passado…

13 horas ago

O Delírio Necessário, por Paulo Baía

Há uma violência educada no cotidiano. Uma disciplina que se veste de rotina e nos…

15 horas ago

Caetano Veloso por Zezé Motta, Cida Moreira e Maria Alcina, crônica de Daniela Aragão

Não fui ao show de Caetano Veloso com seus filhos. Claro que eu queria ir,…

16 horas ago

Pablo Lanzoni lança álbum ‘Aviso de não lugar’

Entre quintais e arranha-céus, Pablo Lanzoni lança o disco “Aviso de não lugar”. Com produção…

18 horas ago

Dueto de Flávio Venturini e Ney Matogrosso no single ‘Besame’, sucesso dos anos 1980

Depois de encontros com Djavan, Guilherme Arantes, Ivete Sangalo, Frejat e Gabi Melim, já disponíveis…

18 horas ago