sábado, dezembro 7, 2024

Espetáculo ‘Leci Brandão – Na Palma da Mão’ faz curta temporada no Teatro Ipanema

Nome incontornável da música brasileira, compositora e intérprete de mão cheia, Leci Brandão é uma mulher à frente do seu tempo, pioneira em tudo o que tem feito em quase meio século de carreira. Primeira mulher a integrar a Ala de Compositores da Mangueira, e segunda mulher negra a ser eleita para a Assembleia Legislativa de São Paulo, Leci assumiu a homoafetividade publicamente no fim dos anos 70, em entrevista ao jornal “Lampião da Esquina”, e, alguns anos depois, rompeu com a gravadora multinacional por não aceitar abrandar as letras contestadoras. É autora de sucessos atemporais como Papai vadiouIsso é fundo de quintalEssa tal criaturaOmbro amigo e Zé do caroço, este último regravado por artistas tão diversos como Seu Jorge, Anitta, Mariana Aydar, Grupo Revelação e a banda de rock Canto Cego.
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Para reverenciar a vida e a obra de Leci Brandão, que este ano celebra 80 anos, o diretor Luiz Antonio Pilar leva o musical Leci Brandão – Na Palma da Mão, com texto do jornalista e escritor Leonardo Bruno, para curta temporada no Teatro Ipanema Rubens Corrêa entre 23 de agosto e 8 de setembro de 2024, com apresentações sexta e sábado, às 20h, e domingo, às 19h. O projeto é patrocinado pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS.

O espetáculo estreou em janeiro/2023 no SESC Copacabana no Rio de Janeiro, onde teve todas as suas sessões esgotadas, além de fazer uma temporada de sucesso no Teatro João Caetano, os circuitos Firjan SESI Cultura e Sesc RJ Pulsar, uma curta temporada em São Paulo no Itaú Cultural, uma circulação pelas lonas e arenas culturais do Rio, atualmente em circulação pelo país através do Palco Giratório do Sesc – com um público total estimado de mais de 10 mil pessoas em mais de 70 apresentações até agora.
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O musical ganhou em 2024 o Prêmio Shell de Teatro na categoria Direção, para Luiz Antonio Pilar, além de ter sido indicado nas categorias Ator (Sergio Kauffmann) e Iluminação (Daniela Sanchez). Foi indicado também ao Prêmio APTR na categoria Atriz Coadjuvante (Verônica Bonfim).

Os atores Tay O’HannaVerônica Bonfim e Patrícia Costa (vai substituir Verônica no primeiro final de semana) interpretam Leci Brandão e sua mãe, D. Lecy, e Matheus Dias representa personagens masculinos presentes na vida da cantora, como o líder comunitário Zé do Caroço, inspiração de uma de suas músicas mais famosas.
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A narrativa é construída a partir da relação entre mãe e filha, muito forte até a morte de D. Lecy, aos 96 anos, em 2019. “O espetáculo é contado sob o ponto de vista da mãe, referência maior na vida de Leci. São reminiscências dela. No espetáculo, às vezes, a mãe canta canções significativas do repertório da Leci para a Leci. Em Das coisas que mamãe me ensinou, fizemos uma alteração na letra ‘tudo isso é resultado das coisas que sua avó (ao invés de mamãe) me ensinou’: a avó da Leci ensina pra mãe, que ensina pra Leci e Leci deixa seu legado. A ideia foi construir um espetáculo cujo arcabouço mostrasse toda a tradição familiar e religiosa, o respeito e a educação de uma família preta, que a Leci traz”, resume o diretor Luiz Antonio Pilar.

O texto de Leonardo Bruno marca sua estreia no universo teatral: “Para a pesquisa que eu havia feito para o livro Canto de Rainhas (Agir, 2021) já me chamava a atenção como ela era muito avançada para a época. Os cinco primeiros discos, lançados na segunda metade dos anos 70, falam de coisas que estamos discutindo agora – mulheres, negros, LGBT, desigualdade social e por aí vai. E ainda foi corajosa ao romper com a gravadora que queria lhe impor repertório. As letras dizem muito sobre quem ela é, falam da sua história de vida, facilitou muito na hora de escrever”, conta. Para a montagem do espetáculo, o texto original ganhou adaptação dramatúrgica feita a seis mãos pelo diretor Luiz Antonio Pilar, a assistente de direção Lorena Lima e a diretora de movimento Luiza Loroza.
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A simbologia do Candomblé, muito presente na vida da artista, é um dos fios condutores da dramaturgia. Filha de Ogum e Iansã na religião africana, Leci passou cinco anos sem gravar desde que se afastou da Polygram, por não aceitar reescrever suas letras. Em uma consulta às entidades no terreiro, ouve que tudo ficará bem. Ela assina com uma gravadora nacional, grava um disco com seu nome e estoura. Em agradecimento, todos os seus discos a partir de então tem uma saudação a um Orixá. “O espetáculo está estruturado dessa forma. A primeira saudação é para Exu, para abrir os caminhos. A todo momento esses Orixás vêm e assim vamos alicerçando a cena”, explica o diretor.

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Espetáculo “Leci Brandão – Na Palma da Mão – foto: Valmyr Ferreira

Grande parte dos 17 números musicais do espetáculo são composições de Leci Brandão, como A filha da Dona LecyOmbro amigoGente negra Preferência. Outras, como Corra e olhe o céu, de Cartola, e o samba-enredo da Mangueira História pra ninar gente grande, campeão de 2019, são significativas na trajetória da artista. Além do trio de atores, que também canta, estão no palco quatro músicos que tocam ao vivo – Matheus Camará (violão, clarinete e agogô), Thainara Castro Pedro Ivo (percussão) e Rodrigo Pirikito (violão, cavaquinho e xequerê). “Eu trouxe para fazer a direção musical o Arifan Junior. É uma figura onipresente nas rodas de samba da cidade e tem feito com o Awurê um resgate muito importante dos sambas religiosos, de reafricanizar o samba, mas também para dar um caráter mais orgânico e verdadeiro à parte musical, trazendo o clima de uma roda de samba real, com menos rigor e apuro, como em geral é visto nos musicais”, define Pilar.
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O espetáculo não tem uma linha cronológica e faz algumas licenças poéticas, como a troca da música Cadê Marisa?, com a qual Leci ganhou um festival ainda bem jovem, por Papai Vadiou. “Minha intenção maior foi sempre integrar a música, o figurino e o cenário numa coisa só, uma concepção global, em que tudo se relaciona”, conta o diretor. Dentro desse conceito, a cenógrafa Lorena Lima, homônima da assistente de direção, detalha a ambientação cênica: “A árvore, de 2,50m, rodeada por pedras, é o destaque do cenário, que será um grande quintal, um terreiro em tons terrosos e verde, com o chão todo coberto de folhas secas de mangueira”. Dessas folhas, surgem peças do figurino criadas por Rute Alves, que serão usadas pelos atores, que não saem de cena durante o espetáculo.
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Leci Brandão estendeu sua luta política para o plenário e, já radicada em São Paulo, filiou-se ao PCdoB e foi eleita deputada estadual em 2010 com 86.298 votos. Atualmente em seu quarto mandato, recebeu 90.496 votos em 2022. Aos 80 anos, segue ativa na música e na vida parlamentar, conclamando o povo a levar na palma da mão a luta pelas causas de todos os marginalizados.

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Espetáculo “Leci Brandão – Na Palma da Mão – foto: Maringas Maciel

FICHA TÉCNICA
Texto e pesquisa: Leonardo Bruno | Adaptação dramatúrgica: Lorena Lima, Luiz Antônio Pilar e Luiza Loroza | Direção: Luiz Antonio Pilar | Direção musical: Arifan Júnior | Assistente de direção: Lorena Lima | Direção de movimento: Luiza Loroza | Figurino: Rute Alves | Cenografia: Lorena Lima | Iluminação: Daniela Sanchez | Direção de produção: Bruno Mariozz | Atriz/Cantora: Verônica Bonfim/Patrícia Costa | Ator/Cantor: Matheus Dias | Ator/Cantor: Tay O’Hanna | Violão, clarinete e agogô: Matheus Camará | Cuíca, tantan, surdo, caixa, tamborim, congas e efeitos: Pedro Ivo | Violão, cavaquinho e xequerê: Rodrigo Pirikito | Pandeiro, atabaque, congas, repique de anel, repinique e efeitos: Thainara Castro | Preparador vocal: Pedro Lima | Assistente de direção musical: Rômulo dos Anjos | Assistente figurino: Diogo Jesus | Assistente cenografia: Tarso Tabu | Cenotécnico: Vicente Mota | Identidade visual: Patricia Clarkson e Rafael Prevot | Comunicação: Natasha Arsenio | Assistente de Produção: Mariana Pantaleão | Produção executiva: Emanuele Sanuto | Produção: Palavra Z Produções Culturais | Idealização e realização: Lapilar Produções Artísticas

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Espetáculo “Leci Brandão – Na Palma da Mão – foto: Maringas Maciel

SERVIÇO
Leci Brandão – Na palma da mão
Temporada: de 23 de agosto a 8 de setembro de 2024
Apresentações: sexta e sábado, às 20h. Domingo, às 19h.
Local: Teatro Ipanema Rubens Corrêa (Rua Prudente de Morais 824)
Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia)
Bilheteria online: clique aqui.
Duração: 80 min. Capacidade: 222 Lugares. Classificação: 14 anos
Redes sociais: @napalmadamaomusical

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Espetáculo “Leci Brandão – Na Palma da Mão – foto: Maringas Maciel

BIOGRAFIAS
Luiz Antonio Pilar, direção e adaptação dramatúrgica
Carioca, nascido e criado na Vila Vintém, Pilar estudou Teatro na Escola Martins Penna e se formou em Artes Cênicas, Direção Teatral, pela UniRio. Dirigiu o longa-metragem de ficção Lima Barreto, ao Terceiro Dia. No cinema, também produziu e dirigiu o documentário Candeia, em memória aos quarenta anos de morte do compositor; O Papel e o Mar, selecionado no concurso de apoio à produção da RioFilme, Em Quadro – A História de 4 Negros nas Telas e Remoção. Na TV Globo, dirigiu novelas como Desejo Proibido, Sinhá Moça e A Padroeira. Na extinta TV Manchete fez parte da equipe de direção de grandes sucessos como Xica da Silva e Mandacaru. Em A Cor da Cultura, uma parceria com o Canal Futura e a TV Globo, criou os documentários Mojubá, sobre a influência das diversas manifestações da religiosidade de matriz africana, e Heróis De Todo Mundo, 60 filmes biográficos sobre personalidades negras da história do Brasil. No teatro foi responsável por diversos espetáculos como Os Negros, de Jean Genet; Paparutas, de Lázaro Ramos; Lima Barreto, ao Terceiro Dia, de Luís Alberto de Abreu, e Ataulfo Alves, o Bom Crioulo, de Enéas Carlos Pereira e Edu Salemi. Em 2023 fez parte da direção da novela “Todas as Flores”, da TV Globo, que ganhou o prêmio ROSE D’OR LATINOS, como melhor telenovela. O diretor levou em 2024 o Prêmio Shell de Teatro na categoria “Direção” pelo musical “Leci Brandão – Na Palma da Mão”.

Leonardo Bruno, autor
Leonardo Bruno é jornalista, escritor e roteirista. É autor dos livros Canto de rainhas, Zeca Pagodinho — Deixa o samba me levar, Beth Carvalho — De pé no chão, Explode, coração — Histórias do Salgueiro, Cartas para Noel — Histórias da Vila Isabel e Três poetas do samba-enredo, entre outros. Na TV, assinou direção e roteiro da série O samba me criou. No cinema, escreveu o roteiro do filme Andança – As memórias e os encontros de Beth Carvalho. Foi apresentador do programa Roda de Samba Ao Vivo e colunista do jornal Extra, onde escrevia semanalmente sobre as escolas de samba. Atua como pesquisador do Observatório do Carnaval, no Museu Nacional (UFRJ). É jurado do prêmio Estandarte de Ouro, do jornal O Globo, e comentarista de carnaval da TV Globo.

Arifan Júnior, diretor musical
Nascido no Rio de Janeiro, teve a sua iniciação musical no projeto Tocando a Vida, que era realizado na Associação de moradores da Cidade De Deus, cujo professor era o Pretinho Da Serrinha, tocando cavaquinho. Em suas andanças musicais, participou da Semana da Cultura Brasileira, na Sérvia, e alguns shows em palcos internacionais em Portugal e Suíça. Acompanhou artistas como Luiz Melodia, Emílio Santiago, Alcione, Beth Carvalho, Zeca Pagodinho, Seu Jorge, Arlindo Cruz, Zezé Motta, Leila Pinheiro, Raimundo Fagner, Geraldo Azevedo, Mariene de Castro, Dona Yvonne Lara, Leny Andrade, Wilson Moreira, Luiz Carlos Da Vila, Almir Guineto, Dicró, Margareth Menezes, Marcelo D2, Paula Lima, Sandra de Sá, Nelson Rufino, Tantinho da Mangueira, Jorge Aragão, Jorge Vercilo, entre vários outros grandes da MPB. Foi diretor musical do programa Aglomerado da TVE-Brasil, apresentado por MV Bill e Nega Gisa. Dirigiu musicalmente a série Cinema de Enredo, que estreia em breve na Prime Box Brasil. E recentemente integrou o núcleo de samba, Foliões da Gamboa, da novela Todas As Flores. Atualmente integra o grupo Awurê, o projeto Terreiro de Crioulo e o Quintal da Portela.

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Espetáculo “Leci Brandão – Na Palma da Mão – foto: Marcelo Oliveira

Tay O’Hanna, atriz
Tamirys O’Hanna é atriz formada pela Escola de Artes Dramáticas da USP-EAD. Cursou escola livre de dança em hip hop na Broadway Center Dance, em Nova Iorque. No cinema, participou da formação Mulheres Negras – Projeto de mundo, residência artística voltada para 14 jovens da periferia de São Paulo, coordenada pela cineasta Day Rodrigues, com patrocínio do Itaú Cultural. Entre seus trabalhos mais relevantes estão A felicidade delas, curta-metragem com direção de Carol Rodrigues, com participação em importantes festivais nacionais e internacionais, como o 50º Festival Mix Brasil Cultura da Diversidade (São Paulo), Mostra For Rainbow Forest Festival LGBTQI+ (Fortaleza), 7º Recifest (Recife), Festival de Uppsala Internationella Kortfilmfestival (Suécia), Roze Filmdagen (Holanda), Festival de Cine LGBTQI+ ‘El lugar sin limites’ (Equador), 5º Festival Internacional de curtas de Rappur (Índia), vencendo na categoria de melhor fotografia. O longa-metragem O homem cordial, com direção de Iberê Carvalho e fotografia de Pablo Baião, de que participou como atriz, foi premiado em duas categorias na mostra competitiva de Gramado. Em séries para plataformas de streaming, participou das temporadas 2, 3 e 4 de 3%, da Netflix, e da segunda temporada das séries Segunda chamada e As five, da Globoplay. No teatro, dentre seus trabalhos mais importantes destacam-se A vida, com direção de Nelson Baskerville, que participou do MIRADA – Festival Ibero-Americano de Teatro; Gabriela, o musical, de João Falcão; Tchiribim Tchiribom cantando pelo mundo, de Roberto Lage; A mulher do gordo, de Celso Frateschi; Angústia, de Lucienne Guedes; Vão!, de Jorgette Fadel; Os 3 Mundos, de Nelson Baskerville, que rendeu à atriz a indicação ao prêmio de melhor atriz coadjuvante na categoria Voto Popular no Prêmio Aplauso Brasil, e Vila Parisi, de Douglas Lima, juntamente com o Coletivo 302, seu coletivo de pesquisa na cidade de Cubatão.

Verônica Bonfim, atriz
Doutora em Ciência Florestal (UFV-MG) e artista brincante, Verônica é atriz, cantora, compositora e escritora. Tem dois livros infantis publicados, A menina Akili e seu tambor falante (2016) e A revolução da Tereza, a rainha quilombola (2022). Recebeu os prêmios Escritas Pretas 2022, pelo seu livro 1° livro infantil A menina Akili e seu tambor falante, e o Prêmio APTR como melhor espetáculo infanto-juvenil de 2021, pelo musical de mesmo nome, adaptação do seu livro e atualmente em circulação nacional. O musical, idealizado e protagonizado por Verônica Bonfim, tem roteiro (texto e músicas) e direção artística assinados por ela. Atualmente está no cinema como a 1a Mamãe Noel negra do audiovisual, na série A liga do Natal, disponível no Globoplay e YouTube. Seus últimos trabalhos mais relevantes foram: Elza, o musical; o musical Vozes Negras, e a série 3%, disponível na Netflix. Está indicada ao Prêmio APTR na categoria “Atriz Coadjuvante” pelo musical “Leci Brandão – Na Palma da Mão”.

Patrícia Costa, atriz
Mulher preta, carioca e sambista de raiz, trabalha na indústria do entretenimento como atriz, dançarina, cantora, diretora de movimento e cenógrafa desde 1993. Formada em Teatro (CAL), Dança (FAV), Música (EPM e EMVL) e Arquitetura (USU). É também mestra e pesquisadora da dança do samba, detentora de dois Estandartes de Ouro – Prêmio Jornal O Globo, do Carnaval Carioca. Vencedora do Prêmio Musical.Rio-2023 na categoria Melhor Dupla em Cena, pelo espetáculo “ATLANTIDA, uma comédia musical”, de Ana Velloso e Vera Novello. Atuou em inúmeros musicais, como os premiados “SamBra – Cem Anos do Samba”, de Gustavo Gasparani, “Quando a Gente Ama”, de João Batista, “Ataulfo Alves, o bom crioulo” de Luiz Antonio Pilar e “É Samba na Veia, é Candeia”, de Andre Paes Leme. Como atriz de novela, interpretou Esther em “Bom Sucesso”, Cleide em “Totalmente Demais” e Professora Sônia em “Malhação – Intensa como a Vida”, todas produções da TV Globo. Sua performance como atriz e Rainha de Bateria conquistou o público no longa “Orfeu”, de Cacá Diegues, onde interpretou a sambista Lurdes. Atuou também nos longas “Tô Ryca 2”, “Vidas Partidas” e inúmeros curtas como “Tira os óculos e recolhe o homem”, de André Sampaio. Foi diretora de movimento dos espetáculos “Os Negros”, de Luiz Antonio Pilar, “A Incrível Bateria”, de Nara Keiserman, e do show autoral “Mulata Soul”. Na TV Globo, dirigiu o movimento das atrizes Deborah Nascimento e Leona Cavalli na novela “Duas Caras”, e Maria Maya e Tania Khalill na novela “Senhora do Destino”. Como dançarina, participou dos espetáculos “As Cinco Peles do Samba”, com a Cia. Arquitetura do Movimento, “Batuques do Meu Lugar”, com Arlindo Cruz, e “Nosso Samba tá na Rua”, com Beth Carvalho. Atualmente, Patrícia Costa está no ar, como Iêda na série “Pedaço de Mim”, primeiro lugar no top 10 global da Netflix. Fluente em inglês, segue ampliando seu repertório como atriz de teatro musical e atravessando fronteiras como professora de dança e movimento. 

Matheus Dias, ator
Mineiro da cidade de São João del Rei, iniciou a carreira como ator na TV no ano de 2016 na 24ª temporada do seriado juvenil “Malhação” interpretando o personagem Júnior. Logo depois emendou uma participação na série Cidade dos Homens indo ao ar em janeiro de 2018. Matheus também participou de produções de cinema independentes como “Sound Track” (2017), “Memórias do Rio” (2018), “Três Términos” (2020), “Mães e filhas” (2021), “Pássaros de quintal” (2021) e “Eu não sei se vou falar tudo de novo” (2023). Em 2022 fez seu retorno à TV na pele do personagem Bento Nogueira novela das seis “Além da Ilusão” e, em 2023, fez uma participação na série “Toda Família Tem” prevista para estrear em 2024. Já no teatro participou da montagem de 2018 e 2019 da Paixão de Cristo na cidade de Vassouras. Em 2021 fez seu primeiro protagonista na peça “Amar você era demais pra mim”. Em 2023 fez seu primeiro espetáculo musical “Guasu”, atualmente em cartaz no Sesc de Copacabana como o personagem Gusmão

 


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