sábado, junho 15, 2024

Espetáculo Juvenil ‘Os números e a Vida’ reúne questões matemáticas inusitadas para despertar o prazer de aprender

Espetáculo juvenil Os Números e a Vida reúne questões matemáticas inusitadas para despertar o prazer de aprender
.
Novo trabalho do Coletivo Comum relaciona dilemas comuns da adolescência a conceitos matemáticos do cotidiano. Peça faz temporada no Teatro Cacilda Becker
.
Você sabia que o baralho tem 52 cartas para representar a quantidade de semanas que formam um ano? E que o Coringa está relacionado ao dia 29 de fevereiro? Essas e outras curiosidades inusitadas estão reunidas no espetáculo Os Números e a Vida, do Coletivo Comum, que faz sua temporada de estreia no Teatro Cacilda Becker, de 29 de abril a 21 de maio, aos sábados e domingos, às 15h. As apresentações são gratuitas.
.
Com texto e direção de Fernando Kinas, o trabalho, destinado a jovens de 10 a 14 anos, mantém a tradição do grupo de despertar no público o prazer de aprender e pesquisar, sempre utilizando técnicas de teatro documental. Na trama, comportamentos comuns na adolescência, como as inquietações existenciais, a utilização de tecnologias digitais e a rebeldia social, são relacionados a questões e jogos matemáticos – com muita leveza e um toque de rebeldia.
.
Pode-se dizer que os espectadores são convidados a explorar conexões entre seu cotidiano e as múltiplas aplicações do número pi, os números primos e naturais, o teorema de Pitágoras, o número de ouro (phi), a sequência de Fibonacci, o quadrado mágico (cuja soma é sempre 34) e outras questões matemáticas. O elenco formado por Fernanda Azevedo, Maria Dressler, Renata Soul, Renan Rovida e o baterista Lienio Medeiros, vai dar forma a tudo isso.
.
“Queremos mostrar como o teatro pode ser uma espécie de manual do mundo – um lugar onde podemos entender a realidade e a nós mesmos, algo muito importante quando lidamos com jovens”, explica Kinas. Por isso, temas como morte, ditadura militar, contexto político-social brasileiro e depressão são evocados pela montagem.

 

revistaprosaversoearte.com - Espetáculo Juvenil 'Os números e a Vida' reúne questões matemáticas inusitadas para despertar o prazer de aprender
Os numeros e a vida – foto: ©Lienio Medeiros

 

UMA DOSE DE REBELDIA
E, como a adolescência é a fase da contestação e da rebeldia, o trabalho utiliza o rock na trilha sonora e a arte urbana no cenário. “Criamos uma espécie de ateliê permanente, com os atores grafitando frases ao vivo e preenchendo as paredes com os escritos num cine papel (tipo de lousa com bobina que os atores utilizam para demonstrações). A ideia é que tudo fique à mostra e seja cumulativo durante a temporada, como se estivesse em construção permanente”, conta o diretor. Há até um andaime em cena.
.
Essa potente atmosfera foi construída por Julio Dojcsar, importante artista urbano com obras de referência no grafite, que assina a cenografia de “Os Números e a Vida”.
.
A música, por estar intimamente ligada à matemática, assume um papel de protagonismo na encenação. O baterista e percussionista Lienio Medeiros passeia por diferentes sonoridades. Além de dar espaço ao rock, a trilha explora outros universos musicais, como o maracatu e a música de Bach.
.
O texto foi o vencedor do Prêmio Funarte de Dramaturgia 2017 (região sudeste), obtendo a maior pontuação entre as mais de 500 obras inscritas (reunindo as categorias adulto e infanto-juvenil).
.
Vale dizer que a peça também pretende suprir uma demanda no atual cenário das artes cênicas: a pequena quantidade de produções dedicadas ao público de 10 a 14 anos.

revistaprosaversoearte.com - Espetáculo Juvenil 'Os números e a Vida' reúne questões matemáticas inusitadas para despertar o prazer de aprender
Os numeros e a vida – foto: ©Lienio Medeiros

SINOPSE
“Os Números e a Vida” propõe associações entre comportamentos comuns na adolescência, como as inquietações existenciais, a utilização de tecnologias digitais e a rebeldia social, com questões e jogos matemáticos. Ao mesmo tempo, mostra mecanismos de solidariedade e o papel positivo que o teatro pode desempenhar.
.
Ficha técnica
Texto e direção: Fernando Kinas
Elenco: Fernanda Azevedo, Maria Dressler, Renata Soul, Renan Rovida
Música ao vivo: Lienio Medeiros
Pesquisa musical: Eduardo Contrera e Fernando Kinas
Assistência direção e produção: Beatriz Calló
Cenografia: Julio Dojcsar
Iluminação: Clébio Ferreira (Dedê)
Figurino: Silvana Marcondes
Produção: Patricia Borin
Fotos: ©Lienio Medeiros
Assessoria de imprensa: Canal Aberto Comunicação | Márcia Marques
Realização: Coletivo Comum, com apoio do Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo
.
.
SERVIÇO
OS NÚMEROS E A VIDA
29 de abril a 21 de maio, aos sábados e domingos, às 15h
Local: Teatro Cacilda Becker | Endereço: Rua Tito, 295, Lapa – São Paulo/SP
Ingressos: gratuitos | Retirada na bilheteria com 1 hora de antecedência
Duração: 85 minutos
Classificação: Destinado prioritariamente ao público juvenil (10 a 14 anos)


ACOMPANHE NOSSAS REDES

DESTAQUES

 

ARTIGOS RECENTES