Espetáculo 'Cavalos Pretos São Imensos' - espetáculo teatral da dramaturga Bárbara Esmenia, direção de Thais Dias. Um retrato do cárcere feminino no Brasil - foto: Artur Cunha _ CCSP
Com metáforas de resistência e realidade, espetáculo teatral ‘Cavalos Pretos São Imensos’ é o retrato do cárcere feminino apresentações acontecem em cidades com órgãos de detenção
.
O espetáculo teatral Cavalos Pretos São Imensos, da dramaturga Bárbara Esmenia, direção de Thais Dias, chega à São Paulo. A peça, que é um poderoso retrato da realidade do encarceramento feminino no Brasil, mergulha nas profundezas da experiência das mulheres presas, utilizando a metáfora do “cavalo preto imenso” para explorar a força e a resistência dessas mulheres frente a um sistema opressor e desumano. Serão três apresentações gratuitas no Galpão do Folias, nos dias 26, 27 e 28 de abril 2025, sábado, domingo e segunda, às 20 horas.
O espetáculo já passou por Taboão da Serra, Ribeirão Preto, Franco da Rocha e Hortolância, cidades escolhidas devido à presença de órgãos de detenção, penitenciárias e correlacionados, a fim de fomentar o debate e reflexão em tais municípios. A peça, que teve sua estreia em 2022, ganhou o Edital de Dramaturgia em Pequenos Formatos Cênicos (2020) do CCSP – Centro Cultural São Paulo e em 2024, a autora foi selecionada na “Chamada para Dramaturga/os em Língua Portuguesa”, feita pelo Royal Court Theatre (Londres).
.
No centro da narrativa está Nininha, uma mulher presa que, como um dia sonhou seu filho Nino, sabe que pode se transformar em um “imenso cavalo preto” quando desejar. Essa metáfora é compartilhada por suas companheiras de cela. Cavalos Pretos São Imensos não romantiza a prisão, mas denuncia as condições cruéis do cárcere brasileiro, que, segundo dados do aprisionamento feminino da 2ª edição do Infopen Mulheres, teve um aumento de 455% entre 2000 e 2016.
A peça se desenvolve a partir de relatos e conversas sobre o cotidiano das mulheres encarceradas, abordando temas como racismo estrutural, violências de gênero e normatividades sexuais. A dramaturgia tece uma narrativa que alterna entre afeto, camaradagem, sonhos e as duras realidades do encarceramento. A obra apresenta cinco personagens cujas vidas são marcadas por uma rotina que oscila entre a lentidão e a agitação. Elas conversam sobre seus anseios para o futuro, as visitas íntimas, suas famílias, relações sexo-afetivas, relações de poder e os castigos que enfrentam.
.
A encenação é enriquecida por um elenco totalmente feminino, em sua maioria negro, e é conduzida por Thais Dias, conhecida por sua trajetória marcante no circuito paulista. A montagem aposta na força das atrizes e em uma disposição cênica circular, com poucos elementos em cena, onde as interpretações intensas e o simbolismo dos corpos-cavalos ganham destaque. Em alguns momentos, as atrizes cantam, amplificando a carga emocional da peça.
.
Cavalos Pretos São Imensos também faz referência ao caso de Luana Barbosa dos Reis, uma mulher negra espancada pela polícia em Ribeirão Preto, cuja violência, marcada por uma abordagem brutal e desrespeitosa, culminou em sua morte cinco dias depois. O caso de Luana, que exigiu ser revistada por uma policial mulher e foi violentamente abordada na frente de seu filho adolescente, é um triste exemplo das violações de direitos enfrentadas por muitas mulheres negras e LGBTQ+.
FICHA TÉCNICA
Direção: Thais Dias | Dramaturgia: Bárbara Esmenia | Elenco: Fernanda Gomes, Marinha Soares, Rebeka Teixeira, Rosangela Roma, Valquíria Rosa | Cenografia: Carolina Gracindo e Helena Menezes | Iluminação e operação de luz: Carolina Gracindo | Sonoplastia e operação de som: Helena Menezes | Figurinos: Duda Viana e Ouroboros Produções Artísticas | Preparação corporal: Verônica Santos e Carol Rocha Ewaci | Preparação vocal: Lilian de Lima | Fotografias: Daisy Serena | Interpretação em libras: Sylvia Sato e Greicy Santos | Assessoria de imprensa: Débora Venturini | Produção executiva: Ana Lima
SERVIÇO
PEÇA TEATRAL CAVALOS PRETOS SÃO IMENSOS
Datas e horários:
26/4 sábado às 20h00
27/4 domingo às 20h00
28/4 segunda às 20h00
Local: Galpão do Folias
Endereço: Rua Ana Cintra, nº 213 – Santa Cecília – São Paulo/SP, CEP 01201-060.
Classificação: 12 anos
Acessibilidade em Libras
Entrada gratuita – retirada de ingressos no local uma hora antes da peça.
Saiba mais: @cavalospretos.saoimensos
Helena Black, a drag queen contadora de histórias, personagem criada pelo ator e educador Paulo Reis,…
São dez anos da Casa do Choro, que a gente completa agora no dia 25 de…
Depois de celebrar cinco décadas de carreira com a turnê “Tô Voltando”, sucesso absoluto que…
Neymar Dias, ao lado de Vana Bock e Pedro Gadelha, músico apresenta um encontro único…
Devido ao grande sucesso, a Cia Paulista de Dança retorna ao Teatro Sérgio Cardoso, vinculado à Secretaria da Cultura,…
‘Terra Irmã’ é o novo single do cantor e compositor Ricardo Nash, com participação de Nô Stopa,…