quarta-feira, junho 19, 2024

Emmbra Big Band estreia no palco do Teatro Sérgio Porto

Nasce no Rio de Janeiro uma big band feminina com 16 musicistas dedicadas a tocar apenas músicas compostas por mulheres brasileiras
.
No dia 24 de janeiro, quarta-feira, a Emmbra Big Band sobe ao palco pela primeira vez, em show no Teatro Sérgio Porto. Sob a direção musical e regência da carioca Aline Gonçalves, a banda tem formação exclusivamente feminina, com 16 instrumentistas. Sua formação musical reúne cinco flautas, quatro saxofones, quatro trompetes, três trombones, tuba, piano, baixo e bateria. No repertório, uma compilação de composições feitas também por mulheres brasileiras, atuantes na cena instrumental do país.

A Emmbra Big Band traz Aline Gonçalves (flauta), Carol dAvila (flauta e sax alto), Mônica Ávila (flauta e sax alto), Maria Souto (flauta e sax tenor), Joana Saraiva (flauta e sax tenor), Daiana Broedel (trompete), Bianca Santos (trompete), Sara Leite (trompete), Evelin Borges (trompete), Kethin Iasmin (trombone), Kátia Preta (trombone), Juliana de Oliveira Gomes (trombone), Mariana Trigo (tuba), Cristina Bhering (piano), Camila Rocha (baixo) e Georgia Camara (bateria). Uma rara formação de “big band” só com mulheres.
.
A Emmbra Big Band surgiu do projeto EMMBRA – Escritas Musicais de Mulheres Brasileiras, criado pela compositora, arranjadora e instrumentista Aline Gonçalves em 2020.

O projeto começou on-line, a partir da construção do site para reunir a biografia de 45 compositoras, com 114 partituras de suas obras musicais. Então, se desdobrou em um livro impresso com cerca de 60 partituras, o primeiro songbook totalmente dedicado ao registro de obras instrumentais de compositoras brasileiras e atuantes na cena musical do país. O livro conquistou o Prêmio Profissionais da Música 2021 e os exemplares físicos foram destinados de forma gratuita, para universidades e escolas de música.
.
Aline, além de assumir a direção musical e regência, dividiu com outras cinco arranjadoras brasileiras o trabalho de reinterpretar e expressar musicalmente oito das obras musicais presentes no livro para o repertório do show. Um espetáculo musical inédito de ampla e rica sonoridade musical.

O EMMBRA – Escritas Musicais de Mulheres Brasileiras também lançará um EP digital com quatro faixas, que está em processo de finalização e previsto para o final de março.
.
Ser mulher compositora, instrumentista, arranjadora, band-leader não é exatamente uma tarefa fácil. A Emmbra destaca o talento e a potência feminina, celebra as mulheres na música brasileira, suas criadoras.
.
O projeto EMMBRA BIG BAND é viabilizado por meio do FOCA – Fomento à Cultura Carioca, com fomento por meio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro.

revistaprosaversoearte.com - Emmbra Big Band estreia no palco do Teatro Sérgio Porto
Aline Gonçalves – foto ©Julio Cesar Audisio

SERVIÇO
EMMBRA BIG BAND
Data: 24 de janeiro de 2024 (quarta-feira)
Local: Teatro Sérgio Porto / Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto
Horários: 19h30
Endereço: Rua Visconde de Silva, ao lado do n° 292 – Humaitá, Rio de Janeiro – RJ
Duração: 60 minutos
Classificação: livre
Capacidade: 100 lugares
Ingressos: R$ 2,00 (inteira), R$ 1,00 (meia)
Vendas: on-line pelo Eleven Tickets ou na bilheteria do teatro
Conheça mais: emmbra.com | @_emmbra

revistaprosaversoearte.com - Emmbra Big Band estreia no palco do Teatro Sérgio Porto
Emmbra Big Band

ACOMPANHE NOSSAS REDES

DESTAQUES

 

ARTIGOS RECENTES