Projeto reunirá apresentações e oficinas, com temas ligados a várias linguagens artísticas e formas de economia criativa

Nesta terça-feira (30/6), a Fundação Nacional das Artes (Funarte) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro lançam o projeto ‘Bossa Criativa – Arte de Toda Gente’. O evento acontecerá pela internet, às 18h, no canal do projeto, por meio de um debate mediado pelo diretor artístico e vice-diretor da Escola de Música da UFRJ e coordenador do Bossa Criativa, Marcelo Jardim. O tema da conversa será a relação entre as artes e o Patrimônio Cultural – um dos focos do projeto – e, também, as formas alternativas de acesso às artes durante o distanciamento social.

Participarão do bate-papo: Chico Teixeira, cantor, compositor, instrumentista e pesquisador de cultura popular; Leônidas Oliveira, secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais; Luciano Silva, presidente da Funarte; e Bia Bedran, cantora, compositora, escritora e mestre em estudos contemporâneos das artes.

No Bossa Criativa, talentos de várias áreas das artes de todo o país se apresentam em vídeos e lives durante os próximos meses. Estão previstos mais de 80 convidados.

As atividades acontecerão a partir do dia 30 de junho, com pocket shows e performances transmitidos pelo site e em mídias sociais, com participação de artistas de todo o Brasil. Durante 1ª fase do projeto, se apresentarão no projeto os músicos Chico Teixeira e Renato Teixeira, Cristovão Bastos e Clarisse Grova, Gilson Peranzzetta, Mauro Senise, Catia de França, Lucina, Xangai, Mestrinho,  Tim Rescala, Renato da Rocinha, Carlos Malta, Pedro Amorim, Bia Bedran e por aí vai!

Cristovão Bastos e Clarisse Grova farão um tributo virtual a Aldir Blanc, que morreu no dia 4 de maio, vítima da Covid-19, ele receberá uma homenagem do seu parceiro em músicas como “Resposta ao tempo“, “Suave veneno” e “50 anos“, tocando e cantando essas e outras músicas da parceria com o grande amigo que se foi. Cada um na sua casa, claro. Fique ligado, acompanhe a agenda dessa apresentação e de outras do Bossa Criativa!

SERVIÇO

Projeto Bossa Criativa – Arte de Toda Gente

Realização: Fundação Nacional de Artes – Funarte e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Curadoria: Escola de Música da UFRJ
Live de lançamento: 30 de junho de 2020, terça-feira, 18h, pelo canal do projeto no Youtube  @Bossa Criativa

Acompanhe o projeto e a programação ‘Bossa Criativa’ pelo site e mídias sociais  

:: Site Bossa Criativa
:: Youtube @Bossa Criativa
:: Facebook @Bossa Criativa
:: Instagram @Bossa Criativa

BOSSA CRIATIVA – A iniciativa reunirá apresentações e oficinas, com temas ligados a várias linguagens artísticas e formas de economia criativa. O foco do projeto é a democratização da cultura, bem como a diversidade e a difusão de todas as artes, de modo inclusivo. As atividades, exibidas no site, se iniciam com “pocket shows”, performances e vídeos de capacitação, com artistas de todo o Brasil. Está programado, ainda, um edital para novas propostas artísticas e culturais; e um chamamento público para apresentações de trabalhos de mestrado na área das artes. A iniciativa, integrante do Programa Funarte de Toda Gente, se estenderá ao longo de 2021, também com eventos presenciais, em nove pontos do patrimônio mundial, histórico, cultural e natural brasileiro.

*com informações do Ministério do Turismo

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS





Revista Prosa Verso e Arte
Literatura - Artes e fotografia - Educação - Cultura e sociedade - Saúde e bem-estar