AGENDA CULTURAL

Companhia Ensaio Aberto recebe Maria Eugênia Tita para apresentações e oficina gratuitas

Maria Eugênia Tita apresenta “Cabeção Pelo Mundo” e “Pássará”, além da oficina “Danças Brasileiras” no Cais do Porto Carioca, a convite da Companhia Ensaio Aberto, no projeto Em Boa Companhia, com entrada gratuita
.
Multiartista, a paulista Maria Eugênia Tita marca presença no projeto Em Boa Companhia, idealizado pela Companhia Ensaio Aberto. Ela participa com dois espetáculos: “Cabeção pelo mundo” e “Pássará”, apresentados nos dias 21, 22 e 23 de novembro, de sexta a domingo, às 11h e às 15h, respectivamente. O primeiro é uma intervenção cênica e será itinerante, pelo Armazém da Utopia e seu entorno; já “Pássará” acontecerá na Sala Sérgio Britto. No dia 20 de novembro, quinta-feira, das 14h às 16h, a artista promove uma oficina para atores e bailarinos. Todas as atividades são gratuitas.
.
Na oficina “Danças Brasileiras”, o participante é convidado a ampliar seu repertório corporal e desenvolver elementos fundamentais à cena, como escuta, criatividade e atenção. Para isso, são utilizados jogos, brincadeiras e elementos técnicos corporais.

Espetáculo ‘Cabeção pelo mundo’ | foto: Dantas Villar

Cabeção pelo mundo” é uma performance criada em 2005 para o espetáculo “Nove de Fevereiro”, de Antônio Nóbrega, que celebra o centenário do frevo. Desde o ano 2000, Maria Eugênia Tita, filha de Nóbrega, manipula bonecos de formato semelhante. Com a boa acolhida do público, a intervenção saiu pelo mundo e se tornou uma performance solo. Sua descendência é internacional, com familiares do Congo à Hungria. No Brasil, a idealização foi de Antonio Nóbrega e Rosane Almeida, inspirada na tradição “Cabeçudos”, da cidade de Santo Antônio de Odivelas, Pará.
.
Em “Pássará”, ao lado da cantora e instrumentista Cimara Fróis, Tita convida o público a planar junto sobre o tema da maternidade. Com leveza e bom humor, o espetáculo mescla danças poéticas, números mascarados e musicais criados a partir de trocas com as pessoas que se aninham junto e, se quiserem, colocam suas asinhas de fora. E aos que estranham o nome do espetáculo, a dançarina explica:
.
– “Pássará” é com dois acentos, para acentuar que ora somos bicho e que as horas são ligeiras. Como em um bater de asas, vamos do ovo ao voo em bando.

No interesse de que o tema da maternidade transborde ao espectador, a encenação tem como premissa confortar e acolher as pessoas. Para tanto, o público é recebido com chás e mantinhas em um ambiente receptivo a crianças de todas as idades. Nas palavras de Maria Eugênia, o espetáculo intenta “ninar as mães, pois os primeiros anos da criança são bastantes desgastantes para elas, e como o mundo atual não está dos mais leves, o espetáculo busca ser um momento de leveza, um momento para rir, brincar e trocar de forma poética sobre algo tão intenso e profundo.”
.
Como de costume em suas atividades que vão além da dança, Tita reúne outras linguagens artísticas. Nessa obra, além da teatralidade, do uso das máscaras e instrumentos, a improvisação ocupa boa parte das cenas, contando com a participação dos espectadores, adultos e crianças, de forma fluida e espontânea, ora respondendo, ora “gracitando” e ora contemplando as cenas criadas inspiradas dessas trocas.
.
O espetáculo chega ao Rio de Janeiro como parte do projeto Em Boa Companhia, idealizado pela Companhia Ensaio Aberto, que recebe coletivos e artistas visitantes em sua sede.

Sobre Maria Eugenia Tita
Dançarina e pesquisadora, Maria Eugenia Tita desenvolve um trabalho de criação cênica e pesquisa histórica a partir das danças tradicionais brasileiras. Desde os 9 anos ela atua em espetáculos de seu pai Antonio Nóbrega, circulando entre diferentes linguagens da música, do teatro e da dança.

Espetáculo ‘Pássará’ / Maria Eugênia Tita – Instituto Brincante | foto: Silvia Machado

Ao lado de Marina Abib criou, em 2008, a Companhia Soma, com a qual viajou apresentando e ministrando oficinas por diversos países entre Europa e Índia. À convite do CCBB de São Paulo, aos 21 anos, criou seu primeiro espetáculo solo, “Casa das Miudezas” e, posteriormente, convidada pelo Festival Internacional de Dança de Recife, criou o solo “Planta Do Pé”, com o qual circulou por mais de quarenta cidades do Brasil. Entre seus trabalhos de direção e preparação cênica está o filme “Brincante”, de Walter Carvalho e o show performático do cantor e compositor Victor Kinjo, entre outros.
.
Tita é criadora do projeto “Nos Passos da Nossa História“, em que une a pesquisa corporal à histórica, na qual se graduou. Ministrou cursos na pós-graduação do Instituto Singularidades (SP), do Paço do Frevo (PE) e lecionou o curso de História da Música Popular Brasileira, do programa de Formação Técnica da Funarte. Ela ainda une aos estudos diferentes técnicas aprendidas dentro e fora do Brasil como Kathakali – Kalamadalan School (Índia); Teatro Físico – Odim Teatret (Dinamarca) e Técnica Jacque Lecoq (Espanha).

Espetáculo ‘Cabeção pelo mundo’ | foto: Dantas Villar

FICHAS TÉCNICAS
Ficha técnica – Cabeção pelo mundo | Manipulação: Maria Eugenia Tita | Concepção Cênica: Antonio Nóbrega e Rosane Almeida | Artista Plástico: Sandro Roberto || Ficha técnica – Pássará | Direção e Concepção: Maria Eugenia Tita | Elenco: Maria Eugenia Tita e Cimara Fróis | Direção de dramaturgia: Gustavo Mirangel | Orientação e pesquisa de movimento: Mauricio Florez | Figurino: Acervo Instituto Brincante / Eveline Borges | Desenho de luz: Lica Barros | Desenho de som: Igor Bonfim | Comunicação e design gráfico: Danielle Simões

Espetáculo ‘Pássará’ / Maria Eugênia Tita – Instituto Brincante | foto: Silvia Machado

SERVIÇO
Armazém da Utopia – Armazém 6 do Cais do Porto – Rio de Janeiro
21, 22 e 23 de novembro de 2025 – sexta, sábado e domingo
CABEÇÃO – 11h, itinerante, com saída do Armazém da Utopia
PÁSSARÁ – 15h, Sala Sérgio Britto
Oficina DANÇAS BRASILEIRAS – dia 20/11 – das 14h às 17h
Ingressos gratuitos sujeito à lotação de 100 lugares
Grupos podem agendar pelo whatsapp (21) 98909-2402
Crianças com menos de dois anos não precisam de ingresso
Retirada de ingressos
Mais informações e inscrições Oficina DANÇAS BRASILEIRAS
Abertura da casa 1h antes do início do espetáculo, com cota de ingressos liberados no dia
Classificação indicativa: livre
Redes Sociais: @CompanhiaEnsaioAberto
*
As atividades são fomentadas pelo Encontro Em Boa Companhia – Termo de Fomento Transfere.gov nº 944894/2023, celebrado entre o Instituto Ensaio Aberto e o Ministério da Cultura.
—————-
Assessoria de imprensa Companhia Ensaio Aberto: Armazém Comunicação / Maria M.Figueiredo

Revista Prosa Verso e Arte

Música - Literatura - Artes - Agenda cultural - Livros - Colunistas - Sociedade - Educação - Entrevistas

Recent Posts

Pare de Esperar: Por que 2026 é o Último “Ano Dourado” para Estes 3 Destinos

Por anos, viajantes têm repetido a mesma frase: no próximo ano. No próximo ano eu…

5 horas ago

‘Uma escuta sensível do tempo: Maristela Rocha sobre Chiquinha Gonzaga’, por Paulo Baía

O artigo “Chiquinha Gonzaga: um legado que atravessa o tempo”, assinado por Maristela Rocha, é…

7 horas ago

Andre Correa lança álbum de estreia ‘Seasons’

'Seasons', álbum de estreia do guitarrista e compositor Andre Correa, traz repertório autoral que une…

3 dias ago

Helder Viana lança single ‘Meu Amor, Minha Flor’, com participação do grupo Boca Livre

Com um time de peso formado por músicos como Wagner Tiso, Nivaldo Ornelas, Jamil Joanes,…

3 dias ago

Caetano Veloso e Tom Veloso lançam single ‘Mais Simples’, de José Miguel Wisnik

O cantor e compositor Caetano Veloso gravou com o filho Tom Veloso a canção “Mais…

3 dias ago

Carol Pedroso lança EP ‘Eu Canto Minha Força, Meu Lugar’

EP Eu Canto Minha Força, Meu Lugar é um projeto musical de Carol Pedroso, que…

3 dias ago