É impossível falar de empresas sem automaticamente falar de pessoas. Assim como as máquinas são fundamentais em uma fábrica, as pessoas são as engrenagens que fazem todas as grandes organizações funcionarem.

Dentro de uma empresa trabalham pessoas todos os dias que precisam interagir de alguma forma umas com as outras. A qualidade dessas interações é o que determinará também a qualidade do relacionamento interpessoal de cada um.

Ter habilidades de relacionamento nunca foi tão importante no mundo corporativo e cultivar boas relações é um diferencial pro sucesso de qualquer carreira profissional. Pessoas que se relacionam bem têm maior facilidade de persuasão, mais capacidade de liderança e maior preparo para lidar com situações adversas.

Além disso, o bom relacionamento interpessoal é muito importante para executar as vendas, na construção de confiança entre a marca e o cliente e principalmente para fidelizar esses clientes.

Esses são alguns exemplos básicos que mostram como os relacionamentos são a base angular de uma empresa, pois tudo é baseado nas relações, independente entre quem seja, estamos interagindo e criando conexões o tempo todo.

A convivência no ambiente corporativo irá cobrar de todos os colaboradores um preparo mental, físico e comportamental. É essencial que os funcionários, assim como os líderes e gestores, possuam uma boa convivência e desenvolvam cada vez mais habilidades interpessoais.

Em uma empresa haverá pessoas distintas, com divergências de opinião, comportamento, ideologias e muitas outras coisas que não podem interferir nas relações de trabalho. É preciso sempre estar atento aos fatores que influenciam nossas atitudes e a forma como lidamos com os colegas de trabalho.

Entender que não trabalhamos sozinhos é outra questão primordial para desenvolver boas relações. Relacionar-se positivamente com as pessoas ao nosso redor estimula a cooperação e a produtividade da equipe.

Quer entender mais como as relações interpessoais afetam o trabalho? Aqui falaremos como tudo isso funciona e te mostraremos dicas de como desenvolver melhor habilidades interpessoais.

foto: ©Sora Shimazaki

O que é relacionamento interpessoal?

As relações interpessoais se baseiam em interações e conexões entre um grupo de pessoas, nesse caso, no ambiente corporativo.

Hoje em dia não dá para ser bem sucedido apenas sendo bom no que faz e exercendo apenas suas funções técnicas. Estar inserido em uma empresa requer habilidades interpessoais e se relacionar bem com as pessoas é fundamental. 

Da mesma forma, não adianta ter todo o conhecimento técnico do mundo se você não possui um bom relacionamento com as pessoas e não cultivar boas conversas.

Quando falamos sobre se relacionar bem com os outros não significa necessariamente criar amizades ou vínculos maiores com os colegas de trabalho, mas sim manter interações saudáveis, harmoniosas, tratar as pessoas bem e cultivar o respeito mútuo.

Quando entendemos que nem sempre haverá afinidade com as pessoas e isso não significa um problema, já eliminamos uma série de obstáculos para a boa convivência. No mundo corporativo precisamos antes de tudo manter relações profissionais e isso requer um bom relacionamento interpessoal.

Relacionamento interpessoal em 5 pilares

Podemos basear os relacionamentos interpessoais em 5 pilares fundamentais. Vamos entender melhor sobre cada um a seguir. 

Empatia 

Você já deve ter ouvido algumas vezes esse termo por aí, isso porque a empatia é algo que vem sendo falado muito nas redes sociais atualmente. Quando falamos em empatia não necessariamente ela está ligada a compaixão ou afeto, e sim sobre se identificar em algum sentido com o que a outra pessoa está sentindo ou passando.

Ser empático é compreender emocionalmente o outro e saber que em algum momento você também já passou ou passará por aquela mesma situação específica. Quando trabalhamos a empatia pelas pessoas aprendemos a reconhecer as nossas próprias fragilidades e a aceitá-las no outro.

Cordialidade 

Praticar pequenos gestos de gentileza durante o dia a dia nas empresas é um dos fatores que fazem toda a diferença na convivência. Cumprimentar as pessoas, desejar um bom dia, ajudá-las em alguns contratempos e se fazer solícito são alguns exemplos de atitudes que demonstram cordialidade e apreço pelas pessoas.

Autoconhecimento 

O autoconhecimento te permite reconhecer suas próprias capacidades, habilidades, potencialidades e a saber separar o que é seu e o que é do outro. Quando temos autoconhecimento as relações interpessoais se tornam muito mais leves e fáceis.

Quanto mais reconhecemos nossos pontos fortes, nossas fraquezas e qualidades, mais fácil fica lidar com os outros e com suas fragilidades. Além disso, o autoconhecimento faz com que você se aproprie e se responsabilize pelas suas próprias ações sem estar vulnerável a influências externas.

Para quem busca iniciar na jornada do autoconhecimento é muito importante cultivar momentos de introspecção. Algumas atividades são valiosas para quem busca se conhecer melhor, como a meditação mindfulness e o hábito da escrita.

A meditação mindfulness é uma técnica que te ajuda a focar no momento presente e a perceber características e sentimentos que passam batidos durante nosso dia a dia. Já a escrita terapêutica é uma maneira de exercitar nosso autoconhecimento, externalizando pensamentos e sensações que nos ocorrem durante a vida.

Além disso, a escrita pode te ajudar a desenvolver habilidades de comunicação que serão muito positivas no ambiente de trabalho e nas relações interpessoais.

Muitas pessoas praticam a terapia da escrita em diários e outras preferem escrever em sites e blogs. Os sites e blogs possibilitam muito mais do que a escrita como também oportunidades de identificação com um público, interação e engajamento.

Para quem deseja criar um site ou um blog é muito fácil, basta contratar um serviço de web host, escolher um domínio e começar a escrever. Hoje em dia com os serviços de host nacionais cada vez mais acessíveis, a criação de blogs e sites tem aumentado bastante na internet.

Ética 

Respeitar os limites de cada um e não prejudicar o outro é um grande exemplo de ética nas relações interpessoais. Quando mantemos a própria palavra e somos coerentes com as palavras e atitudes, estamos sendo éticos com os outros e com nós mesmos.

Assertividade 

O comportamento assertivo nos permite comunicar melhor e encontrar um equilíbrio entre as adversidades da nossa personalidade. Quando falamos em assertividade estamos falando em argumentos conscientes e racionais a respeito de qualquer discussão.

A habilidade de expressar suas vontades, opiniões e pensamentos de forma respeitosa e que considere a realidade do outro é uma forma de ser assertivo nas relações interpessoais.

foto: ©Marily Torres

Como as empresas podem estimular o relacionamento interpessoal

Assim como os pilares dos relacionamentos interpessoais são importantes ser desenvolvidos por cada colaborador, também é essencial que as empresas estimulem e desenvolvam atividades que amplifique essas habilidades.

Com isso, se faz necessário que os líderes utilizem de sua persuasão e liderança para darem exemplos de boa comunicação e relações interpessoais saudáveis.

Uma das formas de promover a melhora das relações interpessoais nas empresas é por meio de palestras e treinamentos voltados ao tema. O conhecimento muitas vezes abre portas para autorreflexão e nos faz repensar as atitudes no ambiente de trabalho.

Palestras sobre inteligência emocional, habilidades interpessoais, gestão de conflitos e vários outros temas são importantes ser abordados dentro das organizações. 

A psicologia organizacional é uma grande facilitadora desses assuntos e pode ser uma grande aliada no desenvolvimento de relações mais saudáveis no ambiente de trabalho.

Para as empresas que buscam treinamentos específicos voltados para essa área, a internet está repleta de plataformas digitais e sites com profissionais psicólogos que oferecem esses serviços. 

Tecnologia em prol da Psicologia

Os atendimentos online são cada vez mais procurados por quem busca praticidade e economizar tempo. Para quem não quer depender de plataformas terceiras também pode criar o seu próprio canal. 

Sobretudo, é possível criar um site com funcionalidades de agendamento eletrônico e então prestar serviços de consultas online. Para isso, é preciso ter um bom serviço de web host para manter a estabilidade e segurança dos dados. 

Outra forma das empresas estimularem essas relações é por meio do LinkedIn. Divulgar redes sociais como essas e incentivar os colaboradores a participarem irá aumentar a interação entre os funcionários e criar conexões maiores entre eles.

Empresas que são ativas no LinkedIn servem de motivação para os profissionais inseridos na rede, tanto para acompanhar as novidades como para interagir, abrindo possibilidades de networking e melhorando as relações interpessoais.

Quanto maior a interação entre os colaboradores maior será o desenvolvimento interpessoal. O papel da empresa é estimular essas conexões para que aconteçam com frequência, pois quanto mais contato tiverem os funcionários, maiores trocas eles terão e mais produtividade isso pode gerar.

Favorecer a comunicação entre os setores é uma forma de estimular novas interações dentro da empresa e exercitar as habilidades interpessoais de cada um. Empresas que investem pesado na integração dos colaboradores têm mais chances de crescimento, pois uma equipe integrada é um grande diferencial no rendimento.

Criar grupos no WhatsApp também é uma alternativa de estímulo social na empresa, possibilitando os relacionamentos globais e até mesmo eventos entre a equipe toda.

Conclusão

Você já imaginou como seria a vida sem se relacionar com as pessoas?

As relações interpessoais estão presentes na nossa vida o tempo todo, independente do local em que estamos inseridos. Quando se pensa no ambiente de trabalho como o lugar onde as pessoas passam maior tempo do seu dia, essas relações ganham uma proporção maior ainda.

Buscar melhorar a comunicação e a coesão do grupo é uma tarefa desafiadora que promete grandes resultados para as empresas em geral. Promover técnicas que estimulem as habilidades interpessoais de cada um é imprescindível para os gestores e também para os próprios colaboradores.

 

RECOMENDAMOS







Literatura - Artes e fotografia - Educação - Cultura e sociedade - Saúde e bem-estar