Clássicos-nacionais-para-assistir online

Filmes raros e considerados clássicos do cinema brasileiro podem ser assistidos gratuitamente e online no site da Cinemateca Brasileira. A instituição integra a estrutura da Secretaria do Audiovisual (SAV) do Ministério da Cultura (MinC).

Entre as películas disponíveis estão algumas protagonizadas por Grande Otelo (1915-1993), um dos maiores nomes do teatro, do cinema e da televisão brasileiros. Uma dessas produções é Também Somos Irmãos, de 1949, dirigida por José Carlos Burle. Nos papéis principais estão Otelo e Aguinaldo Camargo. Trata-se de um filme pioneiro no Brasil no que diz respeito à abordagem da discriminação racial. Conta a história de dois irmãos negros, Renato e Miro. Eles foram adotados por um homem que também cuidou de duas crianças brancas. No fim da infância, a discriminação entre os negros e os brancos se acentua por meio de constantes humilhações. Renato se submete por amar Marta, a menina branca criada com ele. Já Miro decide abandonar o lar e viver nem um morro entre criminosos.

Para assistir aos filmes no site da Cinemateca Brasileira
(acesse os links abaixo, dentro do Banco de dados, os filmes estão relacionados abaixo do texto e da busca, basta rolar a página e você chegará na relação dos filmes disponíveis de cada período)
:: Atlântida
:: Vera Cruz
:: Silenciosos
:: Ince

Fonte: Fundação Cultural Palmares

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS





COMENTÁRIOS





Revista Prosa Verso e Arte
Literatura - Artes e fotografia - Educação - Cultura e sociedade - Saúde e bem-estar