AGENDA CULTURAL

Circuito Sesc Jazz & Blues 2025 chega a Miguel Pereira

Após passar por Paraty, Casimiro de Abreu e Búzios, o Circuito Sesc Jazz & Blues 2025 desembarca em Miguel Pereira, transformando a cidade em um grande palco a céu aberto. Conhecido pelas suas belezas naturais, clima agradável e vocação turística, Miguel Pereira receberá três dias de música com grandes nomes do jazz e do blues, ocupando dois espaços emblemáticos da cidade: o Palco Calçadão do Grawatta e o Palco da Rua Coberta. Com realização do Sesc, com apoio cultural do Sicomércio e da Prefeitura de Miguel Pereira, e produção da Azul Produções, o festival reafirma seu papel como um dos principais eventos de música do estado do Rio, valorizando a cultura e oferecendo ao público momentos inesquecíveis.
.
O line-up apresenta atrações que prometem entregar shows memoráveis. A lendária Rosa Marya Colin, com mais de 50 anos de carreira e conhecida por sua interpretação única de “California Dreamin’”, sobe ao palco acompanhada do gaitista Jefferson Gonçalves para interpretar clássicos do blues, jazz, R&B e souls como “Summertime” e “St. Tony Gordon, vencedor do The Voice Brasil e sobrinho de Dolores Duran, apresenta o show “Soul Grandpa”, uma viagem dançante pelos ritmos da música negra norte-americana, com releituras poderosas de clássicos do jazz, soul, R&B e blues, homenageando também seu pai, Dave Gordon, histórico crooner da música brasileira.

Comemorando uma trajetória consolidada, a banda Blues Etílicos apresenta seu último álbum “Blues Etílicos 35 Anos” , com produção de Kassin e Pedro Garcia. O repertório mescla clássicos revisitados com inéditas como “Mandala Boogie” e “Waterfalls” , com destaque para a guitarra slide de Otávio Rocha e a gaita marcante de Flávio Guimarães. Uma verdadeira aula de blues brasileiro com groove e brasilidade. Diretamente do Mississippi, a cantora JJ Thames , apelidada de “The Hurricane”, traz toda a força da música afro-americana em uma apresentação arrebatadora ao lado da Banda Igor Prado. Considerada uma das blueswomen mais respeitadas da atualidade, Thames interpreta canções autorais e clássicos de nomes como Etta James e Tina Turner com uma potência vocal que hipnotiza.
.
Além dessas atrações, o evento contará com nomes como JAMZ, Big Joe Manfra, Mamooth Band, Chileno Blues Band, Orlando Blues Trio, Dudu Lima & Victor Biglione, bandas locais e DJs. A diversidade de estilos e gerações garantem uma experiência musical rica, que celebra a tradição e a inovação do jazz e do blues.

Circuito Sesc Jazz & Blues passará por mais cidades
Na sequência, o Circuito percorrerá as cidades de Barra do Piraí (Ipiabas) (30 e 31 de maio e 1º de junho) e Rio das Ostras (de 19 a 22 de junho). O encerramento acontecerá em Rio das Ostras, durante o feriadão de Corpus Christi, com o consagrado Rio das Ostras Jazz & Blues, maior festival do gênero na América Latina. O evento chega à sua 21ª edição como um dos principais festivais de música do país.

Rio das Ostras Jazz & Blues terá novidades na edição de 2025
Chegando à sua 21ª edição, o Rio das Ostras Jazz & Blues segue como o maior festival do gênero na América Latina e será o grande encerramento do Circuito Sesc Jazz & Blues 2025, entre os dias 19 e 22 de junho. O evento reunirá uma seleção de artistas consagrados, trazendo ao palco nomes como os internacionais Alfredo Rodriguez Quartet (Cuba), José James (EUA), Mike Stern, Dennis Chambers e Bob Franceschini (EUA), Coco Montoya (EUA), Mitch Woods (EUA), JJ Thames & Igor Prado Blues Band (EUA) e OZMA French Explosive Jazz (França). A cena brasileira também terá destaque com apresentações de Amaro Freitas, Rodrigo Suricato Blues Experience, Rosa Marya Colin In Blues, Banda Black Rio, Josiel Konrad, Coco Montoya e Artur Menezes, consolidando o festival como um dos mais importantes encontros da música instrumental no país.
.
Os ingressos são gratuitos, democratizando o acesso à cultura e aproximando o público do jazz e do blues.

Projeto Mulheres Plurais estará presente no evento
O Circuito Sesc Jazz & Blues vai fazer também alertas a respeito de assédio sexual e violência contra a mulher. Trata-se de uma iniciativa do projeto Mulheres Plurais, pelo qual o Sesc RJ estende por todo o ano a discussão sobre o universo feminino, com foco na garantia de direitos e igualdade de gênero.
.
Banheiros temporários adesivos com mensagens – em português, inglês e espanhol – de conscientização e números de emergência, como o 180 (Central de Atendimento à Mulher) e o 197 (Delegacia de Atendimento à Mulher), além de um QR Code. Apontando o celular para o adesivo, será possível obter informações sobre toda a rede de amparo disponível às vítimas, com mapas, conteúdos informativos e botões para ligação em um clique.
.
Cubos espalhados pelo evento e um vídeo a ser exibido no palco também abordarão o assunto. Mais do que ajudar eventuais vítimas, a intenção é desencorajar possíveis agressores e conscientizar a população.

Programação de Miguel Pereira – 16 a 18 de maio 2025
DJs; bandas locais; Dudu Lima & Victor Biglione + JAMZ; Rosa Marya Colin In Blues + Tony Gordon + JJ Thames & Prado Brothers Band; Blues Etílicos; Banda Mamute; Big Joe Manfra; Banda Chilena de Blues; Trio de Blues de Orlando; e DJs
*
SERVIÇO
Circuito Sesc Jazz & Blues 2025
Etapa Miguel Pereira – Dias 16, 17 e 18 de maio 2025
Entrada Franca | Classificação Livre
Confira a programação completa, dias e horários dos shows acessando no site.
Mais informações: @circuitosescjazzeblues
——————
Assessoria de imprensa: Lucas Souza, Letícia Reitberger e Márcia Vilella / Target Assessoria de Comunicação

Revista Prosa Verso e Arte

Música - Literatura - Artes - Agenda cultural - Livros - Colunistas - Sociedade - Educação - Entrevistas

Recent Posts

Em cartaz: Espetáculo ‘Ânima’, com Beth Zalcman no Teatro B32

'Ânima', solo com Beth Zalcman, novo texto da filósofa Lúcia Helena Galvão e encenação de…

56 minutos ago

Espetáculo ‘Nossa História com Chico Buarque’ estreia curta temporada no Teatro João Caetano

Obra de Chico Buarque inspira inédito musical dirigido por Rafael Gomes, criado em parceria com…

2 horas ago

Espetáculo ‘Os Prazeres de Heitor, o mestre-sala da Pequena África’, em única apresentação

Com o espetáculo “Os Prazeres de Heitor , o mestre-sala da Pequena África”, a Grande…

3 horas ago

As pessoas que se recusam a usar IA

Preocupadas com impacto ambiental e a perda de habilidades, algumas pessoas ainda resistem à "invasão"…

4 horas ago

Mariana Aydar e Mestrinho se apresentam em São Paulo e Recife

Ganhador do Grammy Latino 2024 na categoria de ‘Melhor álbum de Música de Raízes em…

4 horas ago

Alaíde Costa e Gilson Peranzzetta na Casa de Francisca

Alaíde Costa celebra 20 anos do álbum “Tudo que o Tempo me Deixou” em show…

5 horas ago