sexta-feira, julho 25, 2025

CCBB São Paulo | Espetáculo ‘Nise em Nós – Uma Ode ao Delírio’ comemora os 120 anos da psiquiatra Nise da Silveira

Nise em Nós comemora os 120 anos da psiquiatra Nise da Silveira com temporada no CCBB São Paulo. Escrito e dirigido por Duda Rios, espetáculo proporciona uma rica reflexão sobre a relação entre arte e saúde mental
.
A trajetória e as enormes contribuições da alagoana Nise da Silveira (1905-1999) para o campo da psiquiatria são revisitadas no espetáculo Nise em Nós – Uma Ode ao Delírio, dirigido e escrito por Duda Rios, que, recentemente, foi indicado ao Prêmio Shell de Teatro, pela direção de “Azira’i”. O espetáculo da Dupla Companhia ganha uma curtíssima temporada de estreia no Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo, em comemoração aos 120 anos da homenageada, de 7 a 23 de agosto.
.
Em uma espécie de gesto de escuta dos artistas, a peça propõe uma travessia entre o passado e o presente, entre a ciência e a arte, entre a lucidez e o delírio que nos cura. Em cena, estão Lucas Gonzaga, Rafaele Breves, Gabriela Carriel, Victor Mota Hugo Muneratto. A direção musical é assinada por Dessa Ferreira.

Inspirada na trajetória da médica psiquiatra, uma mulher nordestina, revolucionária e profundamente humana, a peça propõe uma reflexão sensível sobre o afeto como metodologia e o cuidado como revolução. A montagem costura memórias pessoais do elenco com histórias reais dos clientes, artistas e pensadores que cruzaram o caminho de Nise, como Graciliano Ramos, Carl Gustav Jung, Martha Pires Ferreira e Dona Ivone Lara.
.
Tudo isso se encontra em cena por meio de uma linguagem híbrida que mistura teatro, poesia, música e folguedos brasileiros. A obra não apenas celebra os 120 anos de nascimento de Silveira como lança o olhar adiante — para o futuro da saúde mental, para o direito ao delírio e para a construção de um Brasil mais sensível, onde o amor não seja exceção, mas método.
.
Neste delírio, a Dupla Companhia resiste, se reinventa, mas sobretudo se reencanta com o mundo. “Nise em Nós” é memória, é política, é poesia. E está à espera do encontro com o público.

revistaprosaversoearte.com - CCBB São Paulo | Espetáculo 'Nise em Nós - Uma Ode ao Delírio' comemora os 120 anos da psiquiatra Nise da Silveira
Espetáculo ‘Nise em Nós – Uma Ode ao Delírio’ – foto: Andressa Baldoni

Nise em Nós por Duda Rios – direção e dramaturgia
“Falar da Nise da Silveira é muito mais do que falar de uma pessoa. Falar da Nise é ouvir. Ouvir o outro, o íntimo, o silêncio, a vida. Durante três meses eu ouvi o céu de Tatuí, o canto dos pássaros, e o desejo de canto de olho de Gabi, Hugo, Lucas, Rafa e Victor – minha amada mandala. Quando eu saí da minha querida Nordestina, tal qual a Nise, para tentar a sorte no Rio de Janeiro, jamais imaginei que as curvas do rio da vida me levariam à terra vermelha dos Tatus… Foram afetos profundos vividos com essa gente que encontrei na sala de ensaio e nos livros da Doutora.
.
Sinto que estou transbordando. Feito essa semente peça. Durante os ensaios, nós entendemos que seria importante não apenas falar sobre quem foi a médica que iniciou o movimento antimanicomial no Brasil, mas trazê-la para o aqui e agora. Então Nise, seus clientes e suas parcerias, viajaram no tempo espaço até Tatuí, e suas histórias ressoaram nas histórias de vida dos brincantes contadores desse ritual cênico. No palco, elas e eles se utilizam da ferramenta teatral mais potente que já existiu na história da humanidade: o afeto. E é através dessa tecnologia que eles te convidam a fazer parte de um delírio revolucionário.
.
Mitos, biografias, canções e devaneios se entrelaçam numa dança cósmica, numa grande “Ode ao Delírio”, para mostrar que o outro é mais nós do que parece. Não se enganem.
.
Nise está em nós, nós estamos em vocês, e vocês estão em tudo. Agradecido, Dupla Companhia. Por partilharem esse sonho comigo. Vocês me encheram de vida. Agradecido, Dessa, Mari, Claudinei e Gabi. Remédio é dançar com vocês. Agradecido, Adelina, Octávio, Carlos, Brigadeiro, Dona Ivone, Martha, Raphael e Nise. Carrego vocês comigo para sempre”.

revistaprosaversoearte.com - CCBB São Paulo | Espetáculo 'Nise em Nós - Uma Ode ao Delírio' comemora os 120 anos da psiquiatra Nise da Silveira
Espetáculo ‘Nise em Nós – Uma Ode ao Delírio’ – foto: Andressa Baldoni

A peça por Dessa Ferreira – direção musical e canções originais
A música nasce do encontro. Um encontro de vozes, corpos, territórios e histórias. Foi assim que começou a construção da trilha sonora deste espetáculo, inspirado na vida e na obra de Nise da Silveira. Um processo que, desde novembro de 2024, atravessa nossas sensibilidades, em busca de sons que traduzam o pulsar do inconsciente coletivo e individual. Em Tatuí, junto ao elenco, vivemos momentos intensos de experimentação e criação.
.
A trilha sonora, orgânica e visceral, cruza as cenas com texturas que misturam os sons vivos da improvisação e os ecos de trilhas gravadas. Ritmos afro-brasileiros e indígenas, cantigas tradicionais e músicas que libertaram as vozes do elenco foram parte das nossas vivências, revelando, pouco a pouco, a musicalidade escondida em cada integrante.
.
A musicalidade do samba nos atravessa, evocando a conexão entre Nise da Silveira e Dona Ivone Lara, enquanto os sons do interior paulista nos levam à alma de Tatuí, inspirando-se no cururu e nas serestas que ecoam até hoje na região. A música se fez ponte entre tempos e lugares, entre memória e criação, alinhavando cada cena com delicadeza e força.
.
Nesse processo, deixamos a música emergir da margem, do improviso, da brincadeira. Buscamos a espontaneidade, a liberdade e a expressividade que ressoam na essência do trabalho de Nise. Cada encontro foi um convite para escutar, sentir e criar, encontrando soluções leves e práticas, sem perder a profundidade de um trabalho que pulsa com a vida. O resultado é uma trilha que atravessa não só o espetáculo, mas também a nossa vivência, ecoando a sensibilidade e a potência transformadora que a arte pode revelar.

revistaprosaversoearte.com - CCBB São Paulo | Espetáculo 'Nise em Nós - Uma Ode ao Delírio' comemora os 120 anos da psiquiatra Nise da Silveira
Espetáculo ‘Nise em Nós – Uma Ode ao Delírio’ – foto: Andressa Baldoni

Sobre a Dupla Companhia
A Dupla Companhia é uma produtora cultural localizada no interior do Estado de São Paulo que desenvolve, há mais de uma década, pesquisa cênica com três eixos centrais: Memória, Território e Identidade, criando dramaturgias originais que dialogam diretamente com os modos de vida, as histórias e os imaginários do interior do Brasil. Seus projetos promovem intersecções entre arte, cultura e educação e buscam resgatar a cultura local e ativar sentidos coletivos no presente, trazendo questões de raça, gênero, classe e pertencimento como matéria viva da cena.  Essa abordagem se traduz em uma linguagem teatral que cria camadas em que experimentam narrativas, o realismo poético, o melodrama e o circo-teatro, e que aposta na musicalidade como elemento dramatúrgico essencial. Nessa pesquisa os espetáculos “As Três Marias” (2022), “Nise em Nós – uma ode ao delírio” (2025) e “Laudelina” (2025) compõem o que a Dupla Companhia denomina como Trilogia da Memória — um conjunto de obras que, cada uma à sua maneira, interroga o passado para redesenhar o presente.
.
Por meio de editais e leis de incentivo, o repertório da Dupla Companhia conta também com “Esperando Godot” (2020), “Alma Pueril” (2021), “Ícaros” (2024), “Por Trás do Céu” (2025) e “Desacorde” (2026), espetáculos que reúnem artistas, criadoras/criadores, diretoras/diretores de diversos lugares do país. Entre os principais parceiros destacam-se o Ministério da Cultura do Governo Federal, a Secretaria de Estado da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, SESI-SP e Banco do Brasil.

Sobre o CCBB SP
O Centro Cultural Banco do Brasil em São Paulo, iniciou suas atividades há mais de 20 anos e foi criado com o objetivo de formar novas plateias, democratizar o acesso e contribuir para a promoção, divulgação e incentivo da cultura. A instalação e manutenção do espaço em um prédio, em pleno centro da capital paulista, reflete também a preocupação com a revitalização da área, que abriga um inestimável patrimônio histórico e arquitetônico, fundamental para a preservação da memória da cidade. O CCBB SP tem como premissa ampliar a conexão dos brasileiros com a cultura, em suas diferentes formas. Essa conexão se estabelece mais genuinamente quando há desejo de conhecer, compreender, pertencer, interagir e compartilhar. A consciência de que o apoio à cultura contribui para consolidar sua relevância para a sociedade e seu poder de transformação das pessoas. A crença que a arte dialoga com a sustentabilidade, uma vez que toca o indivíduo e impacta o coletivo, olha para o passado e faz pensar o futuro. Com uma programação regular e acessível a todos os públicos, que contempla as mais diversas manifestações artísticas e um prédio, que por si só, já é uma viagem na história e arquitetura, o CCBB SP é uma referência cultural para os paulistanos e turistas da maior cidade do Brasil.

revistaprosaversoearte.com - CCBB São Paulo | Espetáculo 'Nise em Nós - Uma Ode ao Delírio' comemora os 120 anos da psiquiatra Nise da Silveira
Espetáculo ‘Nise em Nós – Uma Ode ao Delírio’ – foto: Andressa Baldoni

Sinopse
Eis aqui nosso gesto de escuta: mais uma travessia entre o passado e o presente, entre a ciência e a arte, entre a lucidez e o delírio que nos cura. Inspirado na trajetória da médica psiquiatra Nise da Silveira — mulher nordestina, revolucionária e profundamente humana — o espetáculo propõe uma reflexão sensível sobre o afeto como metodologia e o cuidado como revolução. A obra celebra os 120 anos de nascimento de Nise da Silveira e lança o olhar adiante — para o futuro da saúde mental, para o direito ao delírio e para a construção de um Brasil mais sensível, onde o amor não seja exceção, mas método.

revistaprosaversoearte.com - CCBB São Paulo | Espetáculo 'Nise em Nós - Uma Ode ao Delírio' comemora os 120 anos da psiquiatra Nise da Silveira
Espetáculo ‘Nise em Nós – Uma Ode ao Delírio’ – foto: Andressa Baldoni

Ficha Técnica
Direção e Dramaturgia: Duda Rios | Elenco e Dramaturgia: Lucas Gonzaga, Rafaele Breves, Gabriela Carriel, Victor Mota e Hugo Muneratto | Provocação: Viviane Mosé |
Direção de Produção e Idealização: Lucas Gonzaga | Direção de Comunicação: Rafaele Breves | Direção Musical e Trilha Sonora: Dessa Ferreira | Direção de Arte: Mariana Villas-Bôas | Cenotécnica: Bruna Boliveira e Hugo Muneratto | Ilustradoras Convidadas: Franciéle da Silva Pinto e Liliane Janaina Cruz | Assistente de Adereços: Kadu Dias | Iluminação: Gabriele Souza | Visagismo: Claudinei Hidalgo | Design de Som: Jess Melo | Modelista e Costureiro: Cristian Lourenço | Equipe de costura: Ubiraci Ribeiro (UR Cenografia), Adriana do Nascimento, Heloisa Trigueiros, Maria de Lourdes do Vale, Ana Paula Mattos, Providenciando (Por um fio), Marcilene Máximo (Casa Lourenço Ateliê) e Aparecida Correia (Casa Lourenço Ateliê) | Voz off: Martha Pires Ferreira | Canções Originais: Dessa Ferreira e Duda Rios | Produção Executiva: Miranda Gonçalves | Assessoria de Imprensa: Pombo Correio | Direção Audiovisual: Paulo Julião | Fotógrafa: Andressa Baldoni | Produção Original: Dupla Companhia

revistaprosaversoearte.com - CCBB São Paulo | Espetáculo 'Nise em Nós - Uma Ode ao Delírio' comemora os 120 anos da psiquiatra Nise da Silveira
Espetáculo ‘Nise em Nós – Uma Ode ao Delírio’ – foto: Andressa Baldoni

Serviço
Espetáculo Nise em Nós
Temporada: 7 a 23 de agosto de 2025
Horário: Quintas e sextas, às 19h; sábados, às 18h
Local: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo 
Endereço: Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico, São Paulo
Ingressos: Gratuitos, disponíveis em bb.com.br/cultura ou na bilheteria física, uma hora antes de cada sessão.
Capacidade: 120 lugares
Duração: 80 minutos
Classificação: 14 anos
Acessibilidade: Teatro acessível a cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida. Todas as sessões contam com tradução simultânea para LIBRAS.
Entrada acessível: Pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e outras pessoas que necessitem da rampa de acesso podem utilizar a porta lateral localizada à esquerda da entrada principal.
Funcionamento CCBB SP: Aberto todos os dias, das 9h às 20h, exceto às terças
Informações: (11) 4297-0600
Estacionamento: O CCBB possui estacionamento conveniado na Rua da Consolação, 228 (R$ 14 pelo período de 6 horas – necessário validar o ticket na bilheteria do CCBB). O traslado é gratuito para o trajeto de ida e volta ao estacionamento e funciona das 12h às 21h.
Transporte público: O CCBB fica a 5 minutos da estação São Bento do Metrô. Pesquise linhas de ônibus com embarque e desembarque nas Ruas Líbero Badaró e Boa Vista.
Táxi ou Aplicativo: Desembarque na Praça do Patriarca e siga a pé pela Rua da Quitanda até o CCBB (200 m).
Van: Ida e volta gratuita, saindo da Rua da Consolação, 228. No trajeto de volta, há também uma parada no metrô República. Das 12h às 21h.
——–
bb.com.br/cultura
instagram.com/ccbbsp | facebook.com/ccbbsp | tiktok.com/@ccbbcultura
E-mail: [email protected]


ACOMPANHE NOSSAS REDES

ARTIGOS RECENTES