sexta-feira, julho 19, 2024

Casa do Choro: Série Pratas da Casa apresenta Trio Choro Brasil

Surgido no Rio de Janeiro do século 19 e depois difundido por todo o Brasil, o choro costuma ser desde então, na mão inversa, o ponto de encontro de instrumentistas brasileiros de diferentes procedências – seja nas rodas, nas salas de aula, ensaios ou palcos. O Trio Choro Brasil: formado pelo paulista Iuri Bittar (violão), o baiano Almir Cortes (bandolim) e o catarinense Bidu Campeche (pandeiro), são as atrações do projeto Pratas da Casa na próxima quarta-feira, dia 13, às 19h, no Auditório Radamés Gnattali, da Casa do Choro.
.
No repertório destaca-se também um encontro – entre os choros de Jacob do Bandolim e os sambas e canções de Chico Buarque, homenageados da noite. Do primeiro, o conjunto selecionou não só composições de sua autoria, entre elas as célebres “Vibrações” e “Bola Preta”, como também choros de outros compositores gravados por Jacob, como Ernesto Nazareth (“Fidalga”) e Pixinguinha (“Ingênuo”). Já de Chico Buarque são interpretadas – em versão instrumental – composições como “Meu caro amigo” (com Francis Hime), “João e Maria” (com Sivuca) e “Carolina”, esta última gravada por Jacob em 1968, no show que fez com Elizeth Cardoso e o Zimbo Trio.

“Claro que, na nossa seleção, privilegiamos as composições do Chico que fossem mais chegadas ao universo do choro, o que aproxima a música dele não só da linguagem de Jacob do Bandolim como também da nossa”, define Iuri, ex-aluno da Escola Portátil de Música (EPM), assim como Bidu Campeche, e atualmente professor de violão da EPM e da Casa do Choro. Seu encontro com o bandolim de Almir Cortes se deu, curiosamente, de maneira virtual, durante a pandemia, ao fim da qual fizeram shows e deram aulas de choro nos Estados Unidos.

SERVIÇO
Show: Trio Choro Brasil
Série ‘Pratas da Casa’ | Casa do Choro
13 de março (2024) | Quarta-feira | 19h
Ficha técnicaIuri Bittar (violão), Almir Cortes (bandolim), Bidu Campeche (pandeiro)
> Compre seu ingresso AQUI!
.
Auditório Radamés Gnattali
CASA DO CHORO
Rua da Carioca 38 – centro – Rio de Janeiro/RJ
[email protected]
casadochoro.com.br
>> Siga: @casadochoro

.
Atenção: não teremos show nesta quinta-feira (14)!


ACOMPANHE NOSSAS REDES

DESTAQUES

 

ARTIGOS RECENTES