Saulo Ligo | Casa do Choro, com participações especiais de Luciana Rabello, Mauricio Carrilho e Ronaldo Gonçalves
.
O músico, cantor e compositor Saulo Ligo, (também professor de cavaquinho da Escola Portátil de Música), lança seu EP pelo selo Miolo Musical, que traz em suas faixas toda a delicadeza e sensibilidade de um artista já amadurecido, cujos olhos e ouvidos tão habituados ao universo do #samba foram capazes de absorver em suas mais variadas nuances ao longo dos anos detalhes talvez imperceptíveis aos olhares comuns, fazendo desabrochar uma fina flor, poeticamente distinta em meio a imensidão da paisagem sonora que nos permeia.
.
Aqui, presente em suas cinco pétalas musicais, estão gravadas três canções autorais do mesmo músico e poeta que vagou tanto pelas madrugadas das ruas do Bairro da Glória, no Rio como nas noites do Largo dos Pescadores, em Piracicaba, sua cidade natal, em encontros e desencontros, caminhando pelas calçadas ou para dentro de si mesmo. Duas das autorais, Ligo divide com outros dois parceiros. “Novo Refrão”, com o cavaquinista Lucas Arantes (que é um dos arranjadores do disco ao lado de Laércio Miranda) e “Desesperança”, que interpreta ao lado do cantor, compositor e parceiro Ronaldo Gonçalves. Outra composição própria, cuja letra e melodia são somente de sua autoria, é “O Galho e a Roseira”, um samba-de-coco-rural que cristaliza o seu DNA de malandro-caipira. O EP ainda traz na voz de Saulo Ligo uma obra prima de Maurício Carrilho e Paulo César Pinheiro, “Meu Samba, Meu Lamento” e “Choro Combalido”, de Yuri Reis e Tuco Pellegrino, com quem Ligo divide a interpretação.
.
Tendo ao seu lado o igualmente delicado e acalentador piano de Paulinho Leme – que é também o responsável técnico pela gravação, mixagem e masterização da obra -, o @regionaljacaranda, além das participações de Eduardo Brasil no contrabaixo, Rafael Toledo na percussão, Marcus Thadeu na cuíca, Antônio Rocha na flauta e o coro de Edu de Maria, Anabela Leandro, Roberto Amaral e Laura Canarin, Saulo Ligo credencia-se como um expoente do samba, carimbando em sua obra características próprias e a autenticidade poética dos grandes nomes do gênero.
SERVIÇO
Show | Saulo Ligo lança EP homônimo
Participações especiais: Luciana Rabello, Mauricio Carrilho e Ronaldo Gonçalves
Data: 4 de dezembro/2025
Horário: 19h00
Local: Casa do Choro – Auditório Radamés Gnattali
Endereço: Rua da Carioca, 38, Rio de Janeiro/RJ | Tel.: (21) 2242-9947
Capacidade: 100 lugares
Acessibilidade: Acesso para portadores de necessidades especiais
Ingressos: R$ 30 (meia-entrada) e R$ 60 (inteira)
Compras, sympla: clique aqui.
Ou Bilheteria aberta 1h antes dos espetáculos
* Casa do Choro: Site / @casadochoro
Sobre a Casa do Choro
“O choro é a alma musical do povo brasileiro”, já dizia Villa Lobos. O choro é carioca! E o Rio de Janeiro, finalmente, ganhou um espaço a altura da importância do gênero, a Casa do Choro, que reúne, na Rua da Carioca número 38, oito salas de aula, estúdio, centro de pesquisa e auditório para shows e palestras. Construção erguida no início do século XX, com características semelhantes às dos templos mouros (daí o apelido “mourisquinho”), o prédio histórico que abriga a Casa do Choro é tombado pelo INEPAC e foi cedido pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro para o Instituto Casa do Choro. O imóvel, que segundo pesquisas foi construído por volta de 1902, estava em ruínas e foi totalmente restaurado com apoio financeiro do BNDES, patrocínio da Petrobras e incentivo da Lei Rouanet. Além de Luciana Rabello e Maurício Carrilho, presidente e vice-presidente, respectivamente, na diretoria do Instituto Casa do Choro encontram-se ainda os nomes do bandolinista, regente e produtor musical Pedro Aragão, dos músicos Jayme Vignoli e Paulo Aragão e do produtor Cesar Carrilho. A instituição é responsável pela Escola Portátil de Música (EPM) que, desde o ano 2000, já ofereceu conhecimento musical através da linguagem do choro para mais de 10 mil estudantes e atualmente mantém cerca de 1.100 alunos matriculados nas oficinas que acontecem na UNIRIO. A Casa do Choro é o sonho de muitas gerações de músicos, ideal abraçado por personalidades reunidas no conselho do instituto. Déo Rian, Dori Caymmi, Hermínio Bello de Carvalho, Katia de Almeida Braga, Luiz Otávio Braga, Maria Bethânia, Paulo Cesar Feital, Paulo César Pinheiro, Roberto Almeida, Roberto Gnatalli, Sergio Prata e Sergio Cabral são os integrantes.


