Silvério Pontes e Marcelo Caldi - foto: Marilia Figueiredo
‘Sucessos do choro’ revividos na sanfona e no trompete. Músicos Silvério Pontes (trompete) e Marcelo Caldi (sanfona) lançam show inédito, em que interpretam as peças mais famosas do gênero
.
O choro é uma invenção tipicamente brasileira e há quase dois séculos segue sendo um dos ritmos mais populares do país, atravessando gerações e atraindo novos públicos, em peças que marcaram a nossa história musical. Esse show, “Sucessos do choro”, revive canções famosas que fazem parte da nossa memória, interpretadas dentro de uma linguagem inovadora, unindo o trompete de Silvério Pontes e o acordeom de Marcelo Caldi.
O encontro incomum entre os dois instrumentos, aliado ao talento ímpar dos instrumentistas, fez da dupla uma das mais requisitadas no universo do choro nos últimos anos, desde o lançamento de seu primeiro álbum de músicas autorais e songbook “Onde os ventos se encontram”, em 2022.
.
Silvério Pontes é considerado, atualmente, o maior trompetista do Brasil na linguagem do choro. Sua longa trajetória inclui turnês internacionais com Luiz Melodia e participação na banda Vitória Régia, que acompanhou Tim Maia durante anos. Foi parceiro do trombonista Zé da Velha desde 1986, com o qual gravou seis discos, alguns deles indicados ao Prêmio Sharp de Música e listados entre os melhores na série instrumental pelo jornal O Globo.
Já Marcelo Caldi, por sua vez, é um dos músicos mais completos da atualidade. Pianista, compositor, arranjador sinfônico, produtor, cantor, maestro e diretor musical, tornou-se amplamente reconhecido como um dos sanfoneiros mais importantes de sua geração. Apresentou-se como solista em concertos com as orquestras Petrobras Sinfônica, Sinfônica da Bahia, Sinfônica Cesgranrio, Sinfônica Nacional, Sinfônica de Campinas e Sinfônica do Recife, também criando arranjos inéditos para essas formações.
.
A dupla é acompanhada por uma típica formação regional, com Netinho no pandeiro e Vinícius Magalhães no violão de sete cordas. Juntos, o grupo traz muito suingue ao show, e demonstra a vivacidade das nossas tradições. O repertório destaca clássicos como “Noites Cariocas” (Jacob do Bandolim), “Carinhoso” (Pixinguinha e João de Barro) e “Tico-tico no fubá” (Zequinha de Abreu). O espetáculo traz ainda peças autorais, de Silverio e Marcelo, como “Piazzolla no choro” e “Meneziana no 1”, e ainda faz uma investida no forró, gênero irmão do choro, como em “Feira de mangaio” (Sivuca).
SERVIÇO
Saraus da carioca | “Sucessos do choro” com Silvério Pontes (trompete) e Marcelo Caldi (sanfona)
Data: 20 de agosto/2025
Horário: 19h00
Local: Casa do Choro – Auditório Radamés Gnattali
Endereço: Rua da Carioca, 38, Rio de Janeiro/RJ | Tel.: (21) 2242-9947
Capacidade: 100 lugares
Acessibilidade: Acesso para portadores de necessidades especiais
Ingressos: R$ 30 (meia-entrada) e R$ 60 (inteira)
Compras, sympla: clique aqui.
Ou Bilheteria aberta 1h antes dos espetáculos
* Casa do Choro: Site / @casadochoro
Casa do Choro
“O choro é a alma musical do povo brasileiro”, já dizia Villa Lobos. O choro é carioca! E o Rio de Janeiro, finalmente, ganhou um espaço a altura da importância do gênero, a Casa do Choro, que reúne, na Rua da Carioca número 38, oito salas de aula, estúdio, centro de pesquisa e auditório para shows e palestras.
A cantora e compositora Silvia Machete está lançando “Boots and Legs”, que chega às plataformas de streaming…
Cada alma dança no seu ritmo. Michel Misse dançava todos. Não havia fronteira entre o…
Com letra do poeta alagoano José Inácio Vieira de Melo, "Árvore" é o primeiro single…
André Mehmari plays Satie, disco dedicado à música de Erik Satie por ocasião dos 100…
Saxofonista e compositor Dado Magnelli lança álbum 'Violeta', em Porto Alegre, no Café Fon Fon,…
Paulinho Nogueira, simplesmente, o primeiro ensaio biográfico sobre a vida e obra do renomado violonista…