terça-feira, agosto 19, 2025

Casa do Choro | Saraus da Carioca recebe Silvério Pontes e Marcelo Caldi

‘Sucessos do choro’ revividos na sanfona e no trompete. Músicos Silvério Pontes (trompete) e Marcelo Caldi (sanfona) lançam show inédito, em que interpretam as peças mais famosas do gênero
.
O choro é uma invenção tipicamente brasileira e há quase dois séculos segue sendo um dos ritmos mais populares do país, atravessando gerações e atraindo novos públicos, em peças que marcaram a nossa história musical. Esse show, “Sucessos do choro”, revive canções famosas que fazem parte da nossa memória, interpretadas dentro de uma linguagem inovadora, unindo o trompete de Silvério Pontes e o acordeom de Marcelo Caldi.

O encontro incomum entre os dois instrumentos, aliado ao talento ímpar dos instrumentistas, fez da dupla uma das mais requisitadas no universo do choro nos últimos anos, desde o lançamento de seu primeiro álbum de músicas autorais e songbook Onde os ventos se encontram, em 2022.
.
Silvério Pontes é considerado, atualmente, o maior trompetista do Brasil na linguagem do choro. Sua longa trajetória inclui turnês internacionais com Luiz Melodia e participação na banda Vitória Régia, que acompanhou Tim Maia durante anos. Foi parceiro do trombonista Zé da Velha desde 1986, com o qual gravou seis discos, alguns deles indicados ao Prêmio Sharp de Música e listados entre os melhores na série instrumental pelo jornal O Globo.

Marcelo Caldi, por sua vez, é um dos músicos mais completos da atualidade. Pianista, compositor, arranjador sinfônico, produtor, cantor, maestro e diretor musical, tornou-se amplamente reconhecido como um dos sanfoneiros mais importantes de sua geração. Apresentou-se como solista em concertos com as orquestras Petrobras Sinfônica, Sinfônica da Bahia, Sinfônica Cesgranrio, Sinfônica Nacional, Sinfônica de Campinas e Sinfônica do Recife, também criando arranjos inéditos para essas formações.
.
A dupla é acompanhada por uma típica formação regional, com Netinho no pandeiro e Vinícius Magalhães no violão de sete cordas. Juntos, o grupo traz muito suingue ao show, e demonstra a vivacidade das nossas tradições. O repertório destaca clássicos como “Noites Cariocas” (Jacob do Bandolim), “Carinhoso” (Pixinguinha e João de Barro) e “Tico-tico no fubá” (Zequinha de Abreu). O espetáculo traz ainda peças autorais, de Silverio e Marcelo, como “Piazzolla no choro” e “Meneziana no 1”, e ainda faz uma investida no forró, gênero irmão do choro, como em “Feira de mangaio” (Sivuca).

revistaprosaversoearte.com - Casa do Choro | Saraus da Carioca recebe Silvério Pontes e Marcelo Caldi
Casa do Choro – auditório Radamés Gnattali – foto acervo Casa do Choro

SERVIÇO
Saraus da carioca | “Sucessos do choro” com Silvério Pontes (trompete) e Marcelo Caldi (sanfona)
Data: 20 de agosto/2025
Horário: 19h00
Local: Casa do Choro – Auditório Radamés Gnattali
Endereço: Rua da Carioca, 38, Rio de Janeiro/RJ | Tel.: (21) 2242-9947
Capacidade: 100 lugares
Acessibilidade: Acesso para portadores de necessidades especiais
Ingressos: R$ 30 (meia-entrada) e R$ 60 (inteira)
Compras, symplaclique aqui.
Ou Bilheteria aberta 1h antes dos espetáculos
Casa do Choro:  Site / @casadochoro

Casa do Choro
“O choro é a alma musical do povo brasileiro”, já dizia Villa Lobos. O choro é carioca! E o Rio de Janeiro, finalmente, ganhou um espaço a altura da importância do gênero, a Casa do Choro, que reúne, na Rua da Carioca número 38, oito salas de aula, estúdio, centro de pesquisa e auditório para shows e palestras.


ACOMPANHE NOSSAS REDES

ARTIGOS RECENTES