Discípulos de Hermeto Pascoal, Carol Panesi e Fábio Leal celebram a riqueza e a diversidade da MPB no EP Duo Repicado. Em encontro virtuoso do violino com a guitarra, músicos lançam parceria que entrelaça improvisação e criatividade.
.
Ancorado no violino brasileiro de Carol Panesi e na guitarra percussiva de Fábio Leal, o Duo Repicado chega às plataformas digitais no primeiro EP da parceria. O novo trabalho mergulha na riqueza da música popular brasileira entrelaçada de improvisação e criatividade. O lançamento será em 30 de maio.
Artistas de trajetórias sólidas, Carol Panesi e Fábio Leal repaginaram o duo em 2024 com apresentações em espaços culturais e uma turnê pela América Latina pelo programa Ibermúsicas e Funarte. Essa turnê passou pelas cidades de Córdoba, na Argentina, Lima, Arequipa e Cusco, no Peru. Além de shows, o duo fez workshops e aulas nessas cidades. Símbolo dessa parceria, o EP conta com três músicas autorais: Sol da Castanha (Carol Panesi), Repicado do Norte (Fábio Leal) e Zélig (Fábio Leal).
.
O Duo Repicado proporciona ao público uma experiência vibrante e criativa, impulsionada pela interação espontânea entre Carol e Fábio, discípulos da escola de Hermeto Pascoal e do seu conceito de música universal. Com sensibilidade e energia, no show, o duo conduz um verdadeiro passeio pela diversidade dos ritmos brasileiros, transitando pelo jongo, carimbó, forró, choro, maracatu e muitos outros. A fusão desses elementos musicais dá vida a uma apresentação autêntica, que celebra a riqueza cultural do Brasil com originalidade e emoção.

Carol Panesi
Carol Panesi é uma multi-instrumentista carioca de destaque na música instrumental brasileira, vencedora do Prêmio Toca Compositoras 2023, do Prêmio Profissionais da Música (PPM) 2019 como Autora e Instrumentista Feminina, e do Prêmio MIMO Instrumental 2018. A sua formação tem raízes na música universal difundida por Hermeto Pascoal, refletindo sua especificidade e originalidade. Durante 13 anos, integrou o Itiberê Zwarg & Grupo (antiga Itiberê Orquestra Família), com o qual percorreu o Brasil e o exterior, gravando três álbuns e um DVD como trompetista, violinista e pianista.
.
Em sua trajetória solo, lançou cinco álbuns autorais. O primeiro, “Primeiras Impressões” (2018), foi seguido por “Em Expansão” (2019), ambos com Carol Panesi & Grupo. Em 2021, vieram dois novos trabalhos: o EP “Carol Panesi e Eleva Big Band” (Córdoba – Argentina), contemplado pelos projetos Ibermúsicas e FUNARTE, e “Arte é Oração”, em duo com o guitarrista Fabio Leal.
.
O seu álbum mais recente, “Natureza é Casa”, foi lançado em agosto de 2023. Carol Panesi se destaca pela habilidade de transitar entre diferentes estilos musicais, explorando nuances e texturas sonoras com sensibilidade e profundidade. A sua música reflete a riqueza da diversidade brasileira, trazendo inovação e novidades à cena instrumental contemporânea.
Fábio Leal
Fábio Leal começou os estudos aos 14 anos de idade e desde o começo teve como inspiração o jazz e a música brasileira. Em 2000, forma o grupo Mente Clara, que é conhecido pelas suas composições ricas em ritmos e harmonias e no decorrer da sua carreira gravou sete álbuns.
.
Atualmente, além de tocar e gravar com grandes nomes da música brasileira, desenvolve um trabalho como compositor/arranjador e guitarrista com seu grupo Brazú Quintê. É graduado em pedagogia e foi professor do Conservatório de Tatuí por 17 anos, além de lecionar aulas particulares, workshops e participar de importantes festivais do Brasil, como Oficina de Curitiba, Festival de Ourinhos, Festival de Maringá, Festival de Londrina e Festival de Itajaí.
.
Tocou em importantes festivais de Jazz da América Latina, como o Jazz a la calle, no Uruguai, o Havana Jazz Festival, em Cuba, e o Jazz Sudaca, no Paraguai. Em 2018, grava com Hermeto Pascoal o CD “Hermeto Pascoal & Big Band”, álbum que ganhou o Grammy Latino 2019. Recentemente, apresentou-se com a SP Big Band na sala Berliner Philarmonie, em Berlim.

EP ‘Duo Repicado’ • Carol Panesi e Fábio Leal • Selo Independente / Tratore • 2025
Canções / compositores
1. Sol da Castanha (Carol Panesi)
2. Repicado do Norte (Fábio Leal)
3. Zélig (Fábio Leal)
– ficha técnica –
Fábio Leal – guitarra | Carol Panesi – violino | Arranjos: Carol Panesi (fx. ‘Sol da Castanha’) / Fábio Leal (fxs. ‘Zélig’ e ‘Repicado do Norte’) | Gravação e mixagem: Thiago Faria, no Faria e Friends Estúdio | Masterização: Homero Lotito | Direção, câmera e finalização: Renan Mansur | Câmera e edição: Flora Pak | Arte gráfica: Gabriel Marcondes | Fotos: Uly Nogueira | Maquiagem: Alice Martins | Assessoria de imprensa: Carlos Pinho | Selo: Independente | Distribuição digital: Tratore | Formato: EP digital | Ano: 2025 | Lançamento: 30 de maio | ♪Ouça o EP: clique aqui.
.
>> Siga: @carolpanesi / @fabiolealguitar

.
.
Série: Discografia da Música Brasileira / Música instrumental / EP.
* Publicado por ©Elfi Kürten Fenske