AGENDA CULTURAL

Caixa Cultural São Paulo apresenta a exposição 100 anos de Corbiniano Lins – uma festa!

A CAIXA Cultural São Paulo apresenta, de 30 de maio a 17 de agosto, a exposição 100 anos de Corbiniano Lins – A Festa!, comemorando o centenário do artista que completaria 100 anos em 2024. A mostra reúne obras que exploram diferentes fases da carreira e da produção artística do pernambucano. A visitação é gratuita, de terça a domingo, das 8h às 19h.
.
Corbiniano Lins desenvolveu trabalhos em técnicas diversas, tendo se popularizado pelas esculturas em alumínio fundido espalhadas por Recife (PE) e outras capitais do Nordeste. Integrante do Ateliê Coletivo nos anos 50, liderado por Abelardo da Hora, Corbiniano colaborou com artistas como Zé Claudio, Brennand e Samico, entre outros.

Com um percurso sonoro e afetivo, a mostra se apresenta como uma exposição-festejo que celebra o legado de Corbiniano. O título da mostra é uma referência direta ao texto “Corbiniano: a festa”, de Hermilo Borba Filho, encontrada durante uma pesquisa curatorial no álbum Recife de janeiro a janeiro (1974), que reúne dez serigrafias pouco conhecidas do grande público.
.
A exposição tem curadoria de Bruna Pedrosa e projeto educativo elaborado por Carol Corrêa, colaboradoras do artista ainda em vida. “A mostra homenageia um dos mais importantes artistas negros da arte moderna e contemporânea, ressaltando também sua contribuição para a valorização da herança cultural de Pernambuco e do Recife no cenário das Artes Visuais”, afirma a curada.

Exposição 100 anos de Corbiniano Lins – A Festa! – Caixa Cultural São Paulo

Sobre o artista 
José Corbiniano Lins era um homem simples, de poucas palavras, mas com mãos extremamente habilidosas. Nascido em Olinda (PE) em 1924, começou a ilustrar seus sentimentos aos 8 anos, quando desenvolveu o gosto pelos desenhos, quadros e gravuras. A brincadeira da infância passou a ser vista como profissão a partir dos estudos feitos por ele na Escola de Aprendizes Artífices de Pernambuco – hoje, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE).
.
Corbiniano Lins fez parte do Atelier Coletivo de Olinda, onde integrou o movimento da Arte Moderna do Recife na década de 50, ao lado de Abelardo da Hora, Reynaldo Fonseca, Samico e Celina Lima Verde. Além de desenhos e pinturas, Corbiniano descobriu no barro outra paixão: a de esculpir. Desde então, passei a criar as peças que consagrariam o nome dele na lista dos mais importantes escritores da arte contemporânea do século.
.
O trabalho do artista pode ser conferido em prédios públicos, praças, estabelecimentos comerciais e residências. Ele criou a Sereia do Mirante, em Maceió (AL), o painel do edifício do Fórum de Campina Grande (PB) e os monumentos do Vaqueiro e o de Iracema, em Fortaleza (CE). Pintou ainda os painéis em azulejo sobre as Revoluções Pernambucanas de 1817 e 1848 e fez uma escultura de Santo Amaro, para a Biblioteca Municipal, em Recife. Corbiniano é o criador do troféu do Prêmio Cristina Tavares de Jornalismo, instituído pelo Sindicato de Jornalistas de Pernambuco.

Corbiniano Lins – obra | Exposição 100 anos de Corbiniano Lins – A Festa! – Caixa Cultural São Paulo

Projetos da Seleção CAIXA Cultural 
O projeto 100 anos de Corbiniano Lins – A Festa! foi selecionado na Seleção CAIXA Cultural – Programação 2025, uma iniciativa longa e transparente da CAIXA que, por meio da programação de seus espaços culturais, promove a circulação da produção cultural pelo Brasil. A programação de 2025 convida todos os públicos a “culturar”; isto é, viver a cultura como ação e movimento, em comemoração aos 45 anos desde a abertura da primeira unidade da CAIXA Cultural em Brasília. A iniciativa teve tanto sucesso que se manteve pelo país, chegando também em São Paulo, Salvador, Curitiba, Fortaleza e Recife. Hoje, a CAIXA Cultural é uma das maiores redes de espaços culturais públicos do país. Além disso, em 2025, a CAIXA inaugurará seu primeiro espaço na região Norte, em Belém (PA).

Corbiniano Lins – obra | Exposição 100 anos de Corbiniano Lins – A Festa! – Caixa Cultural São Paulo

SERVIÇO 
[ARTES VISUAIS] 100 anos de Corbiniano Lins – Uma Festa!
Local: CAIXA Cultural São Paulo
Endereço: Praça da Sé, 111, a 200m da Estação Sé do Metrô
Abertura: 30 de maio de 2025, às 11h
Período: 30 de maio a 17 de agosto de 2025
Visitação: de terça a domingo, das 8h às 19h
Entrada: gratuita
Classificação indicativa: 12 anos
Acessibilidade: recurso de audiodescrição e acesso para pessoa com deficiência
Informações: @caixaculturalsp | Site CAIXA Cultural SP
Patrocínio: CAIXA e Governo Federal
Mais informações: @caixaculturalsp
———————-
Assessoria de imprensa: Clayton Jeronimo / Colateral Comunicação

Revista Prosa Verso e Arte

Música - Literatura - Artes - Agenda cultural - Livros - Colunistas - Sociedade - Educação - Entrevistas

Recent Posts

Pare de Esperar: Por que 2026 é o Último “Ano Dourado” para Estes 3 Destinos

Por anos, viajantes têm repetido a mesma frase: no próximo ano. No próximo ano eu…

20 horas ago

‘Uma escuta sensível do tempo: Maristela Rocha sobre Chiquinha Gonzaga’, por Paulo Baía

O artigo “Chiquinha Gonzaga: um legado que atravessa o tempo”, assinado por Maristela Rocha, é…

22 horas ago

Andre Correa lança álbum de estreia ‘Seasons’

'Seasons', álbum de estreia do guitarrista e compositor Andre Correa, traz repertório autoral que une…

4 dias ago

Helder Viana lança single ‘Meu Amor, Minha Flor’, com participação do grupo Boca Livre

Com um time de peso formado por músicos como Wagner Tiso, Nivaldo Ornelas, Jamil Joanes,…

4 dias ago

Caetano Veloso e Tom Veloso lançam single ‘Mais Simples’, de José Miguel Wisnik

O cantor e compositor Caetano Veloso gravou com o filho Tom Veloso a canção “Mais…

4 dias ago

Carol Pedroso lança EP ‘Eu Canto Minha Força, Meu Lugar’

EP Eu Canto Minha Força, Meu Lugar é um projeto musical de Carol Pedroso, que…

4 dias ago