segunda-feira, junho 17, 2024

Big Band DDG19 faz show no Blue Note São Paulo

As instrumentistas Dani & Debora Gurgel comemoram 10 anos da formação do quarteto DDG4 e ampliam o projeto para a DDG19, Big Band que se apresenta no Blue Note de São Paulo no dia 9 de dezembro. O disco da big band chega no ano que vem e o primeiro single, “Veredas”, será lançado no dia 8 de dezembro nas plataformas digitais
.
As aclamadas instrumentistas Debora e Dani Gurgel, pianista e cantora, mãe e filha, comemoram os 10 anos de seu quarteto, o DDG4, com formação nova, a DDG19, big band de dezenove musicistas e músicos. O resultado dessa multi experiência poderá ser conferido em um show no Blue Note de São Paulo no dia 9 de dezembro – um teaser do disco autoral que chega no ano que vem. O primeiro single, Veredas, será lançado nas plataformas digitais no dia 8 de dezembro.

O trabalho celebra a perfeita união dos improvisos jazzísticos com a música brasileira e conta com os talentos de uma afinada banda conduzida pelos grooves do piano de Debora e pela apurada técnica de scat singing de Dani. A produção musical é de Big Rabello.
.
Com oito discos lançados e diferentes formações, Dani e Debora venceram e foram finalistas de oito edições do “Disco de Ouro da Música Brasileira”, prêmio no Japão organizado pela revista Latina, e ganharam o Prêmio Profissionais da Música (PPM) como “Melhor Artista de Jazz” em 2021. Nesta e na edição de 2017, Debora Gurgel também foi a “Melhor Arranjadora”.

Com passagens em shows e festivais como Tokyo Jazz Festival, Amazonas Jazz Festival, Jazz a la Calle (Uruguai), Brasilicata (Itália), Blue Note Tokyo e Beijing, além de apresentações no melhor do circuito jazzístico/instrumental do eixo Rio/São Paulo, a dupla tem recebido o respeito e o aplauso do público e da mídia especializada nacional e internacional, a exemplo da revista austríaca Concerto, que escreveu “Música cheia de leveza e frescura que mistura os padrões rítmicos brasileiros com o jazz moderno e influências da música do mundo”. Sobre Dani Gurgel, o Libération, de Paris, escreveu: “Dani Gurgel representa uma nova geração musical, ao mesmo tempo tradicional e inesperada”, enquanto a revista alemã Jazzthetik escreveu: “Alegre e empolgada, a cantora Dani Gurgel caminha, no repertório quase inteiro autoral, entre textos e aventuras vocais em scat singing”.
.
No repertório do show, destaque para “Veredas”, aperitivo do disco que será lançado no ano que vem. A música de Debora Gurgel fala de esperança e de poder buscar novos caminhos na arte e na vida quando nos deparamos com novas experiências e é dedicada ao baixista Michael Pipoquinha, músico convidado para a gravação do single e que também fará uma participação na apresentação no Blue Note.

Debora Gurgel comenta mais algumas: “‘Sem fronteiras’ é uma homenagem à diversidade. Tem uma harmonia meio erudita e, na melodia, um quê de jazz, mas também de América Latina. A mão esquerda do piano é um samba em sete, o groove é mais pop, e assim vamos misturando tudo”. “Rodopio” tem frases que vêm do bebop, mas também do sertão. E tem também canções com letra de Dani Gurgel, como “Garra”, que é uma homenagem e uma chamada aos músicos independentes para colocar as mãos na massa (“Toca em frente, vai pra cima / No suor que eu boto a minha fé”).
.
Dani Gurgel (voz) e Debora Gurgel (piano) serão acompanhadas por Big Rabello (bateria), Sidiel Vieira (baixo) e mais 15 musicistas e músicos para dar a formação de big band à DDG19, composta de mais 5 saxofones, 4 trompetes, 4 trombones e 2 flautas. O show também contará com a participação especial de Michael Pipoquinha no baixo elétrico.

revistaprosaversoearte.com - Big Band DDG19 faz show no Blue Note São Paulo
Dani & Debora Gurgel – quarteto DDG4 – – foto © Murilo Alvesso

• SERVIÇO •
Show Big Band DDG19 
Dia: 9 de Dezembro (2023), sábado
Local: Blue Note São Paulo
Endereço: Avenida Paulista 2073 – 2º Andar – Consolação – São Paulo/SP
Horário: 20h; abertura da casa: 19h
Classificação etária: menores de 18 anos somente acompanhados dos pais ou tutores legais, conforme Lei 8.069/90 e Portaria 502 de 2021 do Ministério da Justiça e Segurança Pública
Ingressos: de R$ 45 a R$ 90
Atenção: A Eventim e o Blue Note São Paulo não se responsabilizam por compras efetuadas em canais não oficiais .
MEIA-ENTRADA E INGRESSOS PROMOCIONAIS
Confira em clique aqui as leis de meia-entrada, identificando quem tem direito ao benefício e os documentos comprobatórios.
BILHETERIA OFICIAL – SEM COBRANÇA DE TAXA DE SERVIÇO
LOCAL: Blue Note – São Paulo
Endereço: Avenida Paulista, 2073, 2° andar – Consolação, São Paulo/SP
Funcionamento: Térreo — das 10h às 18h (seg a sáb)
2º andar — das 18h às 23h (apenas em dias de show)
.
– Repertório do show –
1. Três luas (Debora Gurgel)
2. Sem fronteiras (Debora Gurgel)
3. 36-47 (Debora Gurgel e Big Rabello)
4. Quiet Little Lady (Debora Gurgel)
5. Luz (Debora Gurgel)
6. Garra (Debora Gurgel e Dani Gurgel)
7. Podicrê (Debora Gurgel e Dani Gurgel)
8. Rodopio (Debora Gurgel)
9. Dá Licença (Debora Gurgel, Dani Gurgel e Big Rabello)
10. Veredas (Debora Gurgel)

Mais sobre Dani Gurgel
Com os pés no Brasil e o corpo no mundo, Dani Gurgel transita com desenvoltura suas brasilidades rítmicas e silábicas entre ritmos como jazz, rock, pop, eletrônica e instrumental. Cantora, compositora, fotógrafa, diretora e pesquisadora, é especialista na técnica do scat singing, usando sua voz como instrumento e fazendo explorações linguísticas de som e timbre, conexões melódicas e construções de sílabas baseadas em instrumentos de percussão.
.
Mais sobre Debora Gurgel
Debora Gurgel compõe música brasileira contemporânea, com fortes raízes na música popular brasileira e na concepção jazzística de improvisação. Suas composições, seus arranjos e seu piano estão registrados em CDs autorais com formação de trio, quarteto e septeto, e em gravações de inúmeros artistas brasileiros, norte-americanos e europeus, tais como Filó Machado, Adriana Godoy, Joana Duah, Vanessa Moreno, Conrado Paulino, Ari Erev e Sandy Cressman, entre outros.


ACOMPANHE NOSSAS REDES

DESTAQUES

 

ARTIGOS RECENTES