João Camareiro e Assucena - foto: Thamires Mulatinho
Radicados em São Paulo, a cantora Assucena e o violonista João Camarero – que entre vários outros feitos já integrou a banda da Maria Bethânia – vêm ao Manouche para estrear o espetáculo inédito e intimista que celebra a canção brasileira em sua essência, numa experiência musical de rara beleza, em show de voz e violão, nos dias 15 e 16 de agosto, sexta e sábado, às 21h.
.
A potência poética e nordestina de Assucena encontra a sutileza e o virtuosismo do violão de João Camarero em um show onde cada acorde e cada palavra são costurados com delicadeza e maestria. No repertório clássicos de Ney Matogrosso, Tom Jobim, Cartola, Dolores Duran, Gal Costa, Elza Soares e Elis Regina, entre outros, se entrelaçam a composições autorais, revelando múltiplas camadas de memória e invenção. Mais do que um show, uma troca generosa entre dois artistas singulares — um encontro que reverencia o passado da música brasileira enquanto abre espaço para o novo e se desdobra em obras autorais, revelando múltiplas camadas de memória e invenção.
O encontro entre a voz potente e poética de Assucena — marcada por raízes nordestinas, brasilidade e contemporaneidade — e o violão camerístico, detalhista e expressivo de João Camarero teve início no projeto “Contornos da Canção”, do Sesc Pompeia, em homenagem ao violão brasileiro de acompanhamento. Juntos, revisitaram o álbum “À Flor da Pele”, de Ney Matogrosso e Raphael Rabello, em uma leitura que evidenciou uma conexão artística imediata. “O sonho de toda intérprete é se encontrar com um grande musicista, um violonista como João”, diz Assucena. João completa: “Poucas vezes me dei tão bem — e tão rápido — com uma intérprete. Nossa liga se deu ao violão, foi ‘pá-pum’”.
.
O resultado dessa afinidade chega agora ao palco do Manouche: um espetáculo de atmosfera íntima, onde silêncio e som se equilibram em uma escuta mútua e atenta. O repertório parte de canções que formaram os dois artistas com canções como “Modinha” (Tom Jobim/Vinícius de Moraes), “Balada de um Louco” (Rita Lee/Arnaldo Baptista), “No Rancho Fundo” (Ary Barroso/Lamartine Babo), “Duas Contas” (Garoto), “O Mundo é um Moinho” (Cartola) e “Tu me Acostumbraste” (Frank Domínguez), além de composições autorais de Assucena e João Camarero.
Assucena é cantora, compositora, escritora e apresentadora. Natural do sertão da Bahia, foi uma das idealizadoras da banda As Bahias e a Cozinha Mineira, com a qual conquistou dois Prêmios da Música Brasileira e duas indicações ao Grammy Latino. Em sua carreira solo, lançou os shows “Rio e Também posso Chorar” (2021), “Baby, te Amo” (2023) e o álbum autoral “Lusco-Fusco” (2023), com direção artística sua e da cantora Céu. Em 2025, assumiu a condução do projeto “A Canção é Urgente: Vozes LatinA-Americanas”, em que reinterpretou grandes nomes da canção latino-americana.
.
João Camarero, violonista, compositor e arranjador, é um dos nomes mais requisitados da música brasileira atual. Com sólida formação no Conservatório de Tatuí e na Escola Portátil de Música do Rio de Janeiro, já se apresentou como solista em quatro continentes e ao lado de orquestras como a Sinfônica da Bahia e a USP Filarmônica. Em sua trajetória, colaborou com Maria Bethânia, Paulinho da Viola, Alaíde Costa, Ney Matogrosso, Mônica Salmaso, Caetano Veloso e Dori Caymmi. Como compositor, tem parcerias com Paulo César Pinheiro, Moacyr Luz e Cristovão Bastos. Lança atualmente o EP “Baden” e integra o Conjunto Época de Ouro.
SERVIÇO
Show: Assucena e João Camarero estreiam show em conjunto
Local: Manouche (Rua Jardim Botânico, 983, – subsolo da Casa Camolese – Jd. Botânico, Rio de Janeiro/RJ)
Datas e horário: 15 e 16 de agosto 2025, sexta e sábado, às 21h
Ingressos: R$ 80,00 (ingresso solidário – levando um quilo de alimento não perecível a ser doado para o Retiro dos Artistas – e meia-entrada) e inteira: R$ 160,00
Capacidade: 100 pessoas (público sentado)
Vendas online: clique aqui
Mais informações: @clubemanouche
————
Assessoria de imprensa: Mary Debs / Debs
Regente japonês continua à frente da Orquestra de quinta (14/ago) a sábado (16/ago), com Borrow…
A Sala Cecilia Meireles, um espaço FUNARJ, apresenta quinta-feira, dia 14 de agosto, às 18:30 horas, no Espaço Guiomar Novaes,…
Quarenta anos após o lançamento de "Pelo sim pelo não", Claudio Nucci e Zé Renato…
O projeto “Claudio Nucci & Zé Renato 40 anos (1985–2025)” celebra as quatro décadas de…
O acordeonista gaúcho Luciano Maia lança releitura instrumental de “Choro dos Mestres”, composição célebre de…
O EP “Além dos Lamentos” traz 4 sambas inéditos da parceria de Marcelo Menezes com…