“Resposta ao Tempo” (Cristovão Bastos e Aldir Blanc), “Se Queres Saber” (Peterpan) e “Só Louco” (Dorival Caymmi), entre outros clássicos do repertório de Nana Caymmi, estarão nas apresentações dos dias 12, 19 e 26 de agosto
.
A cantora Alice Caymmi comanda a nova temporada do projeto Terças no Ipanema, com o show em tributo a Nana Caymmi, em cartaz nos dias 12, 19 e 26 de agosto 2025, no Teatro Municipal Ipanema Rubens Corrêa.
O show “Para minha Tia Nana” é uma homenagem de Alice a Nana Caymmi, uma das maiores cantoras da música brasileira. Após o falecimento de Nana, Alice resolveu dedicar um espetáculo ao legado da tia, revisitando alguns de seus maiores sucessos. “A ideia é que eu me torne o elo entre a eternidade e o presente”, pontua Alice, que viveu momentos emocionantes e desafiadores durante os ensaios: “Choro sempre. Além da saudade, ela sempre foi muito dramática, a dor sempre foi o tema principal das suas músicas.”
.
Nana Caymmi, a grande homenageada do espetáculo, também se apresentou no icônico palco do Teatro Ipanema. “É mais uma ligação entre a minha trajetória e a dela. É mais uma coincidência bonita, mais um pavimento desse caminho que vai durar a vida inteira — um caminho que leva até ela, até a vida, a obra e a história dela. Eu vou estar sempre me encontrando com ela, de todas as formas possíveis e imagináveis. E, claro, é uma grande honra cantar nesse teatro tão importante”, conclui Alice.
Para enriquecer ainda mais o tributo, Alice conta com a participação do pianista Eduardo Farias, que a acompanha com sensibilidade e técnica apurada. Juntos, eles selecionaram clássicos como “Resposta ao tempo” (Cristovão Bastos e Aldir Blanc), “Só Louco” (Dorival Caymmi), “Suave veneno” (Cristovão Bastos e Aldir Blanc), “Oração ao tempo” (Caetano Veloso), além dos boleros “Sabe de mim” (Sueli Costa) e “Se queres saber” (Peterpan).
.
A escolha do repertório buscou aproximar o legado de Nana Caymmi à identidade artística de Alice Caymmi. O espetáculo oferece ao público uma experiência que valoriza a poesia, as melodias e a emoção, que sempre foi um traço marcante na trajetória da filha e Dorival Caymmi. Os arranjos imprimem uma leitura contemporânea a clássicos que marcaram época.
O show reforça a importância de Nana Caymmi na história da música brasileira, além de evidenciar a continuidade da tradição musical da família Caymmi. O espetáculo também celebra a cultura nacional, mantendo viva a memória de uma das vozes mais marcantes do nosso cancioneiro. Alice Caymmi promete emocionar o público com sua performance autêntica, repleta de admiração e carinho por sua tia Nana.
.
O projeto “Terças no Ipanema” estreou em janeiro deste ano, possui curadoria artística própria, e sua implementação é fruto de um acordo colaborativo com a Prefeitura do Rio de Janeiro, que integrou o Teatro Municipal Ipanema Rubens Corrêa à Rede Municipal de Teatros.
Sobre o Teatro Municipal Ipanema Rubens Corrêa
Idealizado pelos atores e diretores Rubens Corrêa e Ivan Albuquerque, o Teatro Ipanema foi inaugurado em 1968, erguido no quintal da casa de Rubens, no Bairro de Ipanema, utilizado para ensaios e depósito de cenários. Desde então, o Teatro Ipanema passou a ser palco para jovens dramaturgos, diretores e artistas. Nomes como José Wilker, José de Abreu e o Grupo Asdrúbal Trouxe o Trombone, entre muitos outros, se lançaram e se consagraram neste espaço histórico, local de grande experimentação artística e foco de resistência. Após sua reestruturação, foi integrado à Rede Municipal de Teatros da Secretaria Municipal de Cultura e voltou a funcionar totalmente em junho de 2012, abrigando uma programação voltada para o teatro adulto e infantil.

SERVIÇO
Alice Caymmi no “Terças no Ipanema”
Dias: 12, 19 e 26 de agosto 2025
Horário: 20 horas
Endereço: R. Prudente de Morais, 824, Ipanema – Rio de Janeiro/RJ
Preços: R$ 80,00 inteira /R$ 40,00 meia
Auto classificação indicativa: Livre
Produção: Planetário Produções Culturais
Administração: Da Lapa Produções Artísticas
Realização: KAB
Apoio: Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro
Assessoria de imprensa: Belinha Almendra/ Coringa Comunicação
Mídias sociais: Nana Pontes
Fotos de divulgação: Marcela Cury
Ingressos: vendas online – clique aqui.
—————