Cultura e sociedade

Alguém quem? – Martha Medeiros

Faz muitos anos. Eu estava assistindo a um show do Living Colour, som pesado que fazia tremer as paredes de um pequeno ginásio da cidade. Guitarras, sonzeira, mal dava para se falar com a pessoa ao lado. Foi quando resolvi dar uma espiada na tal pessoa ao lado: era uma mulher com um bebê de colo de não mais do que quatro meses. Fiquei maluca. O que aquela criança fazia em meio a uma poluição sonora que era atordoante até para adultos? Sem falar que na época se fumava à vontade em ambientes fechados. Não resisti e, entre uma música e outra, perguntei: você acha que esse é um local adequado para um bebê? Ela poderia ter me mandado longe, já que eu estava me metendo onde não devia, mas foi educada e respondeu que sabia que não, porém ela era muito fã do Living Colour e não tinha quem pudesse ficar em casa cuidando da sua filhinha. Respondi: que tal você mesma?

Ela me deu as costas e trocou de lugar.

Essa história me veio à lembrança depois que li no blog de uma leitora um caso semelhante. Ela e a mãe estavam passando de carro por uma rua, quando viram um senhor de cabelos brancos ajoelhado junto à sua bicicleta, tentando consertá-la. As duas viram a cena e ficaram com pena do homem. Comentaram: “Coitado, alguém tem que ajudá-lo”. Rodaram mais uns metros e então frearam bruscamente. “Ora, por que não nós?”

Deram meia-volta e descobriram que o senhor de cabelos brancos não era tão senhor, e sim um rapaz precocemente grisalho, e que ele já estava com quase tudo resolvido. Recusou a ajuda, agradeceu a gentileza e ofertou às duas seu melhor sorriso. O sorriso de quem sabe que pode contar com alguém, seja esse alguém quem for.

Alguém. Uma entidade a quem confiamos a solução de todos os nossos problemas. Alguém tem que dar um jeito no país. Alguém tem que mandar arrumar a máquina da lavar. Alguém tem que pensar no futuro das crianças. Alguém tem que se mexer, alguém tem que providenciar, alguém tem que ver o que está acontecendo. Mas como ele fará isso por você, sendo alguém tão ocupado?

Na hora de falar, nos anunciamos como muito capazes, mas quando a teoria necessita ser posta em prática, somos os primeiros a transferir responsabilidades. Talvez porque preservamos uma certa arrogância de senhor do engenho, que acredita que o servilismo de seus criados é que faz a roda do mundo girar. Ou talvez por egoísmo: para que sujar minhas mãos se outro pode fazer o mesmo? Ou quem sabe tenha a ver com baixa autoestima: canto de galo, mas, no fundo, não presto para nada. Seja o motivo que for, estamos sempre esperando que Alguém se apresente para a tarefa que julgamos não ser nossa. Abrimos mão do protagonismo em prol de uma coadjuvância acomodada e maléfica para a sociedade. Pois é, e agora? Alguém tem que fazer alguma coisa.

20 de novembro de 2011

— Martha Medeiros, no livro “A graça da coisa”. Porto Alegre: L&PM, 2013.

:: Leia mais crônicas de Martha Medeiros AQUI!

Revista Prosa Verso e Arte

Literatura - Artes e fotografia - Educação - Cultura e sociedade - Saúde e bem-estar

Recent Posts

Carol Andrade e Alex Maia lançam álbum ‘Grande Sertão: Gonzaga’

'Grande Sertão: Gonzaga' é o mais novo álbum do duo Carol Andrade e Alex Maia.…

15 horas ago

Violonista Edelton Gloeden lança CD duplo “Integrais” Pelo Selo Sesc

Edelton Gloeden, violonista interpreta repertório integral de peças para violão solo dos compositores Camargo Guarnieri,…

23 horas ago

Conferência ‘A descoberta da vida pela ciência contemporânea’, com César Benjamin

“Num Universo dominado pela entropia, a existência de organismos vivos sempre foi vista como uma…

23 horas ago

Estratégias populares para jogar roleta

A roleta é um dos jogos mais emblemáticos dos cassinos, conhecido por sua emocionante mistura…

1 dia ago

Liza Lou lança o seu primeiro álbum ‘Sal’

“SAL é o retrato do Brasil na minha visão. Eu sou nascida e criada em…

2 dias ago

Ivan Lins lança ‘Abre Alas’, álbum gravado há 15 anos na Suíça

Ivan Lins - cantor, pianista e compositor, canta clássicos do seu repertório acompanhado da big…

2 dias ago