O show “Tantas Canções” apresenta uma safra de compositores contemporâneos com trabalhos inéditos para o grande público. “São músicas que comprovam que a canção brasileira tem força e vida própria e nunca vai morrer”, garante Alcides Sodré, intérprete da noite no Centro da Música Carioca Artur da Távola, que assina a direção musical com Fábio Negroni. Participações dos violonistas Edu Kneip e Vicente Paschoal
O cantor se define como um militante da música contemporânea e diz que sempre vai ser grato e reverenciar os que vieram antes dele, mas não abre mão de olhar para frente e dar voz a sua obra e dos colegas “para também deixar pegadas na areia”. O show idealizado com pesquisa e produção de Alcides Sodré é uma mostra de compositores contemporâneos de vários estilos e vertentes da música do Brasil e reflete mais o lado musical da região sudeste.
.
_ O objeto principal é divulgar a música inédita do nosso tempo. Há um discurso repetitivo e mal estruturado de que a música brasileira não ‘é mais a mesma’ ou que ‘hoje não se faz, mais músicas como antigamente’. Em parte, é verdadeira a afirmação, nosso tempo é hoje e a música de antigamente já foi feita, e sendo assim a canção não vai se repetir. Já disse Cazuza: “o tempo não pára!”. E assim é toda arte – ressalta e o cantor.
Para ele, a boa música brasileira não morreu como muitos falam pelas redes sociais e rodas de conversa:
.
_ A canção está viva e muito viva, mas estar disposto a procurar e ouvir faz parte desse processo. E no caso do meu show há ainda outra disposição: a de mostrar ao maior número de pessoas e canções contemporâneas, algumas com sotaque de novos clássicos, mas quase todas absolutamente inéditas – finaliza.
.
Nesse repertório, a poesia urbana de compositores como Mauro Aguiar para as melodias instigantes de Edu Kneip (Santo de Casa), a música sensível de Vicente Paschoal para a letra engajada e atualíssima de Rogério Santos (Rua Mariele), há também a poesia de Alcides Sodré que deu a métrica para a canção exata e muito moderna do genial Iuri Salvagnini (Choro Moderno). Entre outras, estão no show “Caixinha de Música” (Mussa/João Calado), “Os Poetas” (Mussa/Alcides Sodré), “Com Quantos Paus se faz uma fogueira” (Alcides Sodré), “Em mar aberto” (Kiko Furtado/Daniel Gonzaga).

“Tantas Canções”
· Pesquisa, seleção de repertório, voz: Alcides Sodré
· Arranjos e Violão: Fábio Negroni
· Direção musical: Alcides Sodré e Fábio Negroni
.
SERVIÇO
Show: Tantas Canções
Com o cantor e compositor Alcides Sodré
Direção musical: Alcides Sodré e Fábio Negroni.
Participações dos violonistas: Edu Kneip e Vicente Paschoal
Dia: 22 de maio 2025, quinta-feira, às 19h
Local: Centro da Música Carioca Artur da Távola
Endereço: Rua Conde de Bonfim, 824 – Tijuca – Rio de Janeiro/RJ
Telefone: (21) 3238-3831
Ingressos: R$ 30 (inteira) | R$ 15,00 (meia-entrada) | compras online, acesse aqui.
Duração: 70 minutos
Capacidade: 159 lugares
Classificação indicativa: Livre.
Mais informações: @centrodamusicacarioca / @alcidessodre_oficial
———————
Assessoria de imprensa: Clóvis Corrêa de Andrade