sexta-feira, dezembro 6, 2024

Álbum ‘Outro Tom – Canções de Antonio Adolfo’ | Carol Saboya

Carol Saboya lança OUTRO TOM com músicas de seu pai, Antonio Adolfo. Álbum traz participações do homenageado, das filhas da cantora e de Renato Teixeira.
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Carol Saboya preparou um álbum cheio de afetos. Esse é o sentimento que está impresso nas dez músicas de OUTRO TOM décimo quarto trabalho da cantora carioca.
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Os motivos que levaram Carol a desenhar esse álbum são festivos: comemorar as carreiras – 25 anos dela e 60 do pai, o compositor, arranjador, produtor e maestro Antonio Adolfo. O foco foi especialmente de uma fase que Carol, ainda criança, acompanhava shows, turnês, gravações, composições… a menina que foi educada em ambiente de partituras e harmonias, seguiu o caminho aberto pelo pai e descobriu seu talento para o canto.

Antonio lembra e comemora: “Carol sempre conviveu nesse ambiente de música e me acompanhava nos shows. Ela curtiu essa vida de palco e de música, e sempre sintonizou muito com as minhas músicas”, conta Antonio, que esse ano faz parte do line-up do Rock in Rio.
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A viagem pela obra de Antonio Adolfo não passa pelos hits do compositor. Foca um período entre 1972 e 1980, quando Antonio trocou o mainstream da indústria pelo artesanato musical, praticamente criando o mercado independente no Brasil.

Com acesso ao acervo do pai, Carol abriu seu piano e estudou cada música a partir das partituras originais, com concentração e tempo para estabelecer uma nova intimidade com as letras, com as melodias e, assim, poder mergulhar dando suas próprias releituras. Com essa propriedade, pela primeira vez é a própria cantora quem toca piano em cinco das dez faixas do álbum.
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Carol escolheu apenas músicas que tiveram letras compostas pelo maestro. Apenas em uma, “Alegria de carnaval”, aparece no crédito o nome de Tibério Gaspar, parceiro fundamental na obra de Antonio.

O álbum tem clima mais pop, mais leve do que os anteriores de Carol. Ao lado do produtor e baixista Guto Wirtti, Carol buscou uma sonoridade que remetesse aos anos 1970 e ao mesmo tempo fosse contemporânea. Isso fica claro ao longo de todo álbum. “Eu disse para ela, ‘Carol, você nasceu 20 anos atrasada, porque essas músicas que foram lançadas em 1980, e gravadas por você agora, ganharam vida nova, estão excelentes’”, brinca Antonio sem esconder o orgulho.
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Essa receita está especialmente presente em “Alegria de carnaval”. Carol usou as masters do álbum “Viralata” como base de sua gravação atual. Então temos um encontro inusitado do piano de Antonio, com o naipe de sopros de 1979, ao lado da interpretação de Carol e de suas filhas, Amanda e Joana, e mais guitarra, bateria e baixo em 2024. Um encontro de família, um encontro de artistas, que transcende a lógica do tempo.

O homenageado também participa de “Outro tom”, que batizou o álbum, “Até que venha o amor” e um medley que junta “Carola” e “Acalanto”, composições que Antonio fez em homenagem a Carol e agora aparecem aqui como uma só. Ele agradece: “Fico muito honrado também de ter sido convidado para tocar duas faixas com piano elétrico, isso realmente para mim é muito importante”, conta Antonio.
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O repertório traz ainda “Aonde você vai”, que estourou como viral quando entrou na trilha sonora da série “High Maintenance”, grande sucesso da HBO, e no longa “O Homem de Toronto” (2022), estrelado por Kevin Hart e Woody Harrelson. Nessa tem a participação especial de Renato Teixeira, que está desenvolvendo um trabalho de parcerias com Antonio.

Guto, que a princípio tinha convidado Carol para recriar os hits da banda Antonio Adolfo e a Brazuca – que lançou clássicos como “Sá Marina”, “BR3” e “Teletema” – entende esse movimento da cantora: “Também vivi isso. Meu pai é compositor e quando a gente ouve essas músicas que foram feitas em casa enquanto a gente era criança, deixa a gente realmente comovido, A Carol trouxe essa ideia de uma música familiar. É uma alegria muito grande e uma honra ter produzido esse trabalho”, conta Guto. Carol completa: “Ele entendeu toda a dinâmica que eu queria, funcionou bem!”, comemora Carol que não lançava um trabalho novo desde 2016 – o último foi o álbum “Carolina”.

OUTRO TOM é um disco que soa novo. Músicas que nem todo mundo conhece, arranjos leves e atuais sem deixar de beber na rica fonte dos anos 1970, um time de grandes músicos e… o afeto que passou por toda produção, gravação e chega agora impresso nessas dez músicas.

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Antonio Adolfo e Carol Saboya – foto: Leo Aversa

FAIXA A FAIXA POR CAROL SABOYA
1 – “Outro tom”
Essa foi a primeira música que eu escolhi para entrar no disco porque eu acho que a melodia tem tudo a ver comigo, com o meu jeito de cantar. Também foi a primeira que eu gravei, para mim mesmo em casa ainda no piano, para sentir como é que ficaria. Realmente não tinha como ela estar for a do disco.
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2 – “Até que venha o amor”
“Até que venha o amor” é muito forte. É uma música que eu já tinha cantado no meu primeiro show profissional. Ela fala sobre os produtores independentes, e sempre gravei meus discos da maneira independente. Então achei importante colocar. É uma música mais para cima.
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3 – “Silêncio da aldeia”
Essa música não está em nenhum disco do meu pai. Está em um disco do Erasmo Carlos, foi gravada apenas por ele. Meu pai me contou que a letra foi feita numa casinha no Espírito Santo, que ele passou uma temporada com a minha mãe. Então eu voltei no tempo, num tempo que eu nem existia ainda, mas eu imaginei esse tempo e achei lindo. Fiquei super a fim de cantar.

4 – “Carola / Acalanto”
Eu juntei essas duas músicas que meu pai fez para mim. “Carola” é do álbum “Encontro musical” e “Acalanto” do “Feito em casa”. As duas foram gravadas originalmente sem letra, mas na verdade “Acalanto” já tinha uma letra que não entrou no disco do meu pai. Então eu estou gravando pela primeira vez com letra. Eu mesma fiz a junção porque tinha a ver, são duas músicas feitas para mim.
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5 – “Aonde você vai”
“Aonde você vai” é um grande hit, uma música que estourou nas plataformas e tem uma pegada regional, um pouco diferente do resto do disco. Eu chamei o Renato Teixeira para cantar comigo porque ele sempre gostou da música. E atualmente ele está fazendo músicas em parceria com o meu pai, então eles têm se encontrado bastante. A gente já tinha cantado juntos, e acho a letra super atual.
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6 – “Deixa a fonte despejar”
Essa é do álbum “Continuidade”, de 1980. Eu amo o jeito que ela foi construída musicalmente e a letra é muito abrangente, pode servir para várias situações. Tem uma coisa do refrão que é muito forte e eu sempre fiquei com vontade de cantar. Ela entra na minha memória afetiva, não sei por que eu lembrava bastante dessa música.

7 – “Por que é que você se esconde?”
“Porque é que você se esconde” é uma música que eu não conhecia, não fez parte da minha memória afetiva. Ela é de um disco de 1972 que a princípio não estava na minha pesquisa. Mas eu comecei a ouvir esse disco e as músicas têm uma pegada bem diferente, assim bem livre, bem anos 1970. Foi um grande desafio. Eu achei importante colocar uma música desse disco, e me tirou um pouco da zona de conforto. Tem uma pegada mais forte, que sai um pouco da minha linha, mas eu acho que trouxe para o meu jeito de cantar.
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8 – “A cada dia que passa”
“A cada dia que passa” é uma gravação maravilhosa do Emílio Santiago no álbum “Continuidade”, de meu pai. Eu sempre amei escutar. Era uma música também muito presente na minha infância, eu já sabia a melodia e a letra. Demos uma cara mais atual, meio moderninha, mas a melodia está ali. A letra também, é super atual. Você vê que tem coisas que realmente vão indo com a gente, né? E está linda também! Eu gostei bastante de gravar.
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9 – “Já é hora”
Eu amo o fraseado dessa música. Eu amo o jeito que eu cantei essa música; acho que eu trouxe um fraseado meio Blues. Ela tem uma coisa de espaço e de silêncio também. Eu não posso falar que é uma das minhas preferidas porque todas que estão no disco são, mas eu gosto bastante.
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10 – “Alegria de carnaval”
A gente fecha o disco com “Alegria de carnaval” que tem uma coisa mais que especial na estética dessa música porque pegamos os tracks originais. Ou seja, os instrumentos gravados da época (em 1979) e juntamos com o baixo, bateria e guitarra atuais, mais as vozes. Então a gente tem Antonio Adolfo no Fender Rhodes em 79, mais os metais que era com Binho, Zé Carlos e Serginho Trombone, e guitarra atual, Gabriel Quinto, Guto Wirtti no baixo e o Renato Máximo na bateria. E o vocal, que na original era o grupo Viva Voz, agora somos eu, Amanda e Joana, as minhas filhas pela primeira vez gravando juntas. Esse é um encontro incrível de 1979 com 2024 que, graças à tecnologia, a gente conseguiu fazer. E tem a contagem do Antonio Adolfo lá na Sonoviso, que era um estúdio incrível da época. A gente manteve no álbum essa contagem que está na gravação! Assim, a gente fecha o disco com chave de ouro!

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Capa do álbum ‘Outro Tom – Canções de Antonio Adolfo’ • Carol Saboya • Selo Independente / Antonio Adolfo Maurity Saboia • 2024

DISCO ‘OUTRO TOM – Canções de Antonio Adolfo’ • Carol Saboya • Selo Independente / AAMS • 2024
Canções / compositores
1. Outro Tom (Antonio Adolfo) | Participação Antonio Adolfo
2. Até que venha o amor (Antonio Adolfo)
3. Silêncio da aldeia (Antonio Adolfo)
4. Carola / Acalanto (Antonio Adolfo)
5. Aonde você vai (Antonio Adolfo) | Participação especial Renato Teixeira
6. Deixa a fonte despejar (Antonio Adolfo)
7. Por que é que você se esconde? (Antonio Adolfo)
8. A cada dia que passa (Antonio Adolfo)
9. Já é hora (Antonio Adolfo)
10. Alegria de carnaval (Antonio Adolfo e Tibério Gaspar) | Participações especiais de Amanda Saboia e Joana Nunes / + Master de 79 **
– ficha técnica –
Carol Saboya (voz e piano) | Guto Wirtti (baixo, sinths, violões e coro) | Renato Massa (bateria) | Gabriel Quinto (violão e guitarra) | Jesse Sadoc (trompete) | Andre Siqueira (percussão) | Participações especiais: Antonio Adolfo (fender rhodes), Renato Teixeira (voz), Aurora Wirtti (vocais), Amanda Saboia e Joana Nunes (vozes) | **Na faixa 10 – adicionado tracks originais de 1979 / Antonio Adolfo no fender rhodes, mais os metais de Binho, Zé Carlos e Serginho Trombone | Produção musical e arranjador: Guto Wirtti | Engenheiro de gravação: Angelo Wolf e Arthur Martau | Engenheiro de mixagem e masterização: Vitor Rego e Angelo Wolf | Arte de capa: Emilio Rangel Carneiro | Fotos: Leo Aversa | Assessoria de imprensa: Daniella Cavalcanti | Selo: Independente / Antonio Adolfo Maurity Saboia (AAMS) | Distribuição digital: Found.ee | Formato: CD digital | Ano: 2024 | Lançamento: 9 de agosto | ♪Ouça o álbum: clique aqui.
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Mais sobre o álbum
REIS, Aquiles Rique. Em nome do pai. In: Dicas de Aquiles, Jornal do Brasil – JB, 17.8.2024. Disponível no link. (acessado em 17.8.2024)
VIDEOCarol Saboya e Antonio Adolfo – Bate papo OUTRO TOM. Disponível no link. (acessado em 17.8.2024)
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>> Siga: @carolsaboya | @antonioadolfooficial
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Série: Discografia da Música Brasileira / MPB / Canção / Álbum.
* Publicado por ©Elfi Kürten Fenske


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