segunda-feira, julho 15, 2024

A música de Roberto Mendes, com Almir Côrtes, Alfredo Del-Penho e Thiago Kobe

A Casa do Choro recebe “A música de Roberto Mendes: um Recôncavo de chulas, xaréus e rebitas”, com Almir Côrtes, Alfredo Del-Penho e Thiago Kobe. Participações especiais: Pedro Miranda, Maryzelia, Giuliano Eriston e Rodrigo Pirikito.
.
A apresentação celebra a obra do violonista e cantautor santo-amarense Roberto Mendes. Profundo conhecedor e estudioso da musicalidade afrocentrada do Recôncavo Baiano – lançou vários álbuns e dois livros sobre o tema – sua música viajou o mundo em sua própria voz e na interpretação de artistas como Maria Bethânia, Gal Costa, Caetano Veloso, Margareth Menezes, Marco Pereira, Virgínia Rodrigues, Fabiana Cozza e Mariene de Castro.

Idealizada por Almir Côrtes (violão/viola machete), músico natural do Recôncavo Baiano, da cidade de Santo Antônio de Jesus, e produzida em parceria com o cantautor Alfredo Del Penho (voz/violão 7 cordas/flauta), a apresentação conta ainda com o percussionista Thiago Kobe e com as vozes do cearense Giuliano Eriston, do carioca Pedro Miranda e da baiana Maryzelia. O show também marca o lançamento digital da canção inédita “Viver sem Razão”, de Jorge Portugal e Roberto Mendes, que participou da gravação ao lado de Maryzelia, Almir e Rodrigo Pirikito (violão).
.
O repertório do show traz composições de Roberto e seus parceiros, como Capinan e Jorge Portugal, destacando músicas nas quais Roberto traduz práticas do Recôncavo em seu violão “percussivo de cordas feridas”, como ele mesmo descreve. Roberto conheceu muitos tocadores de viola machete – instrumento característico do samba de roda – e com eles aprendeu com esmero a técnica tradicional do instrumento, na qual indicador e polegar se alternam para ferir as cordas. Foi essa sonoridade que ele levou para o violão popular e, a partir dessa forma singular de tocar, trouxe para o universo da canção expressões nativas de Santo Amaro da Purificação, sua terra natal, como chulas, xaréus e rebitas. Venha conhecer um pouquinho dessa Bahia, cantar, dançar e bater na palma da mão com a música desse mestre!

revistaprosaversoearte.com - A música de Roberto Mendes, com Almir Côrtes, Alfredo Del-Penho e Thiago Kobe
Almir Côrtes, Alfredo Del-Penho e Thiago Kobe na Casa do Choro – show A música de Roberto Mendes

SERVIÇO
A música de Roberto Mendes
Com Almir Côrtes (violão/viola machete), Alfredo Del-Penho (voz/violão 7 cordas/flauta) e Thiago Kobe (percussões) / Participações especiais: Pedro Miranda (voz), Giuliano Eriston (voz), Marizelya (voz) e Rodrigo Pirikito (violão)
Data: 19 de junho (2024)
Horário: 19h
Casa do Choro – Auditório Radamés Gnattali
Endereço: Rua da Carioca, 38 – Centro – Rio de Janeiro/RJ
Ingressos: R$ 25 (meia-entrada) e R$ 50 (inteira)
Capacidade: 100 lugares
Ingressosclique aqui.
Casa do Choro:  Site / Instagram
.

.

.

.


ACOMPANHE NOSSAS REDES

DESTAQUES

 

ARTIGOS RECENTES