Com versos que percorrem mitos bíblicos, impérios e guerras, o premiado poeta maranhense reflete como a arte de matar acompanha a humanidade desde sempre
.
A obra será lançada no dia 3 de setembro, quinta-feira, às 18h30, com sarau no restaurante Orla 21, no Prodigy Hotel do aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro.
.
Após quatro anos sem publicar inéditos, Salgado Maranhão retorna com A arte de matar (7Letras), obra que reúne poemas que investigam uma das dimensões mais antigas e persistentes da experiência humana: a violência. Partindo de episódios bíblicos, figuras históricas e mitos fundadores de diferentes civilizações, o poeta explora um vasto arco temporal para refletir poeticamente sobre poder, guerra, ambição e morte.
.
Com orelha de Itamar Vieira Jr, e apresentação do tradutor de obras brasileiras nos EUA, Alexis Levitin, o livro é dividido em quatro partes. Os poemas que percorrem faraós e imperadores, indo do jovem Tutancâmon a Júlio César, de Louis XVI ao Veolho Oeste, de Gengis Khan aos líderes tupinambás , até desembocar em barões bem mais próximos de nós: os do tráfico de drogas, do crime organizado, e da indústria da morte em suas versões contemporâneas.
.
Vencedor do Prêmio Jabuti, em 1999, e do Prêmio de Poesia da Academia Brasileira de Letras, em 2011 e 2016, o autor observa que ”o comportamento assassino do ser humano vem de longe e só se aperfeiçoa, desgraçadamente. Quase todos os nossos líderes históricos promoveram a morte do Outro, individual ou em massa”, motivo pelo qual buscou refletir poeticamente sobre essa questão, que permanece atualíssima num mundo conflagrado por conflitos em todos continentes.
Serviço | lançamento
Salgado Maranhão | A arte de matar (7Letras)
Dia 3 de setembro, quinta-feira, às 18h30 / com sarau
Restaurante Orla 21 (5o andar, na área Bossa Nova Mall do Prodigy Hotel, no Aeroporto Santos Dumont, no Aterro do Flamengo – Av. Alm. Silvio de Noronha, 365 – Centro, Rio de Janeiro)
————-
Assessoria de imprensa: Rafael Millon e Felipe Maciel: fmaciel
