O Centro Cultural da Penha recebe o projeto In_Ventos, idealizado pelo compositor e instrumentista Rodrigo Bragança. A apresentação, com entrada gratuita, convida o público a mergulhar em uma experiência sensorial que articula música, projeção visual e performance em tempo real. Após o espetáculo, os artistas participam de um bate-papo sobre processos criativos e práticas contemporâneas.
.
Em cena, Rodrigo Bragança conduz a narrativa sonora transitando entre guitarra, violão, baixo, eletrônicos, samples e theremin. Sua proposta é investigar novas possibilidades dentro da música instrumental brasileira, criando paisagens que se transformam continuamente. Ao seu lado, o artista visual Craca Beat desenvolve projeções que não apenas acompanham, mas interagem com o som, instaurando um ambiente visual dinâmico e orgânico. Craca é educador, músico e artista visual. Já teve trabalhos expostos na Bienal do Mercosul, Bienal de Arquitetura e BienalSur, além de SESCs e galerias.
.
A performer Gisele Calazans amplia essa construção ao trazer o corpo como elemento ativo da composição. Sua atuação estabelece um diálogo direto com as camadas sonoras e visuais, tensionando e expandindo a experiência. Há 25 anos a bailarina investiga a improvisação como linguagem cênica junto a premiada Cia Nova Dança 4, dirigida por Cristiane Paoli Quito. Também desenvolve projetos autorais como o recente “Estado Escuro”(2024), com Erika Moura, Dani Nega, Ana Carolina Marinho e Dandara Azevedo. Além de colaborações internacionais como “MayBe”(plataforma Unlimited/British Council) e “Uchronia”(Sadler’s Wells Theatre).
O espetáculo conta ainda com a participação de Bruno Migotto, e violinista Mica Marcondes reforçando a densidade rítmica e a dimensão coletiva da criação. Bruno é contrabaixista, compositor, produtor, educador e multi instrumentista, que já colaborou com grandes nomes da música brasileira e mundial como Lee Ritenour, Dave Grusin, Ivan Lins, Joyce, Gilberto Gil, Wilson das Neves, Nelson Sargento, Nenê, Silvia Maria, Jovino Santos Neto, Gilson Peranzzetta, Jaques Morelenbaum, Chico Pinheiro, Lea Freire, Monica Salmaso, Elza Soares, Trio Corrente, Sizão Machado, Ed Neumeister, Seamus Blake, Mike Moreno, Sadao Watanabe dentre outros. Mica, é ex-chefe de naipe da Orquestra Sinfônica de São José dos Campos e já se apresentou com grandes nomes da MPB como Elza Soares, Xênia França, Mark Summer, Mônica Salmaso e Josyara, entre outros.
.
In_Ventos se configura como um fluxo contínuo em que composição e improvisação se atravessam. Som, imagem e movimento se influenciam mutuamente, criando uma obra que se reinventa a cada apresentação. Mais do que um espetáculo, o projeto se apresenta como espaço de encontro, onde artistas e público compartilham um território expandido de escuta e criação.
.
O projeto foi contemplado pela 8ª Edição do Edital de Apoio à Música para a cidade de São Paulo, da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa.
.
SERVIÇO
Show | In_Ventos
Data e horário: 17 de maio 2026, às 19 horas
Local: Centro Cultural da Penha – Largo do Rosário, 20 – Penha de França, São Paulo – SP,
Entrada gratuita – retirada de ingressos com 1 hora de antecedência
Após o espetáculo, os artistas convidam o público para um bate-papo
——
Assessoria de imprensa: Débora Venturini
.
.
