sábado, janeiro 24, 2026

Tributo “Viva Hermeto” abre show de Hermanos Gutiérrez

Capitaneado por Carlos Malta, grupo formado por talentos da nova geração da cena musical carioca faz homenagem ao “Bruxo dos Sons” na abertura da apresentação do duo equatoriano-suíço no Circo Voador, dia 5 de fevereiro, pelo Queremos!
.
Hermeto Pascoal é o grande homenageado no show de abertura da nova apresentação do fenômeno Hermanos Gutiérrez no Rio de Janeiro, pelo Queremos!. O tributo “Viva Hermeto“, capitaneado por Carlos Malta, vai reunir, no palco do Circo Voador, músicos da nova geração de instrumentistas compositores cariocas. Os ingressos estão à venda pela Ticketmaster.
.
O projeto marca também o início das comemorações pelos 50 anos de trajetória musical do multi-instrumentista de sopros, arranjador, compositor e educador Carlos Malta, que integrou por 12 anos o grupo de Hermeto Pascoal como solista e, desde 1993, desenvolve carreira solo dedicada à circulação e atualização desse repertório. A proposta do tributo é apresentar obras de Hermeto a partir de leituras que preservam a improvisação e a recriação como princípios centrais. Estão no repertório canções como “Bebê”, “Papagaio Alegre”, “Chorinho Pra Ele” e “Montreux”, entre outras.

Para a apresentação, Malta convidou o saxofonista Tunico, o guitarrista Haroldo Eiras, o baterista Fofo Black, o baixista Giordano Gasperin e o pianista Chico Lira, que também executa o copo, instrumento recorrente na obra do compositor homenageado. A escolha do Circo Voador dialoga com a história de Hermeto Pascoalno espaço, palco de apresentações marcantes nas décadas de 1980 e 1990. O encontro reafirma a continuidade dessa obra no presente e o papel de Malta como mediador entre diferentes gerações da música instrumental brasileira.
.
“Na música, Hermeto Pascoal é sinônimo de originalidade, criatividade, inventividade e surpresa, tudo que brota de um instante, musical ou não, e que vai desencadear no entorno uma onda sonora capaz de produzir catarses. É a grande escola da música universal para músicos do mundo todo”, diz Carlos Malta, que prevê: “Reviver esse ambiente sonoro com potência e excelência farão desta homenagem um marco na trajetória de todos, um som que Hermeto vai curtir, de onde estiver!”.

Formado pelos irmãos Alejandro e Estevan Gutiérrez, o duo equatoriano-suíço Hermanos Gutiérrez está de volta ao Brasil menos de um ano após as apresentações catárticas no país, com ingressos esgotados, em shows também promovidos pelo Queremos!. Antes de desembarcarem no Rio de Janeiro, dia 5 de fevereiro, eles passam por São Paulo, dia 4 de fevereiro, onde fazem show no Teatro Bradesco.
.
Conhecidos por sua sonoridade única, que mescla elementos da música tradicional latino-americana com influências contemporâneas, os Hermanos Gutiérrez conquistaram o público e a crítica especializada com “Sonido Cósmico”, que saiu em junho de 2024. Produzido por Dan Auerbach, do The Black Keys, o disco foi aclamado pela revista Rolling Stone como “brilhante com energia alucinógena”, transportando os ouvintes para um universo sonoro profundo, infinito e espiritual. Deixando o deserto para trás e rumo ao cosmos, os Hermanos Gutiérrez apresentam, neste trabalho, um novo mundo sonoro, repleto de misticismo latino e interações de guitarras sobrenaturais.
.
Com uma carreira marcada por colaborações com grandes nomes da música mundial e apresentações em festivais renomados, como o Coachella e o Glastonbury, e mais de 3,5 milhões de ouvintes mensais no Spotify, o duo se tornou um dos nomes mais importantes da música instrumental da atualidade. Em 2025, o Queremos! promoveu os shows de Alejandro e Estevan, em abril, na Casa Natura Musical (SP) e no Queremos! Festival, no Teatro Casa Grande (RJ).

O Queremos! consolida sua posição como uma das principais produtoras realizadoras de shows internacionais no Brasil, viabilizando apresentações de grande impacto no calendário cultural, com o patrocínio anual da Heineken. Em 2025, trouxe ao país nomes de destaque em diferentes estilos e cidades, entre eles Samara Joy, Jacob Collier e Snarky Puppy (os três pelo Queremos! Jazz), Yaya Bey, Hermanos Gutiérrez, Thundercat, Kamasi Washington, Jeff Mills, Sister Nancy e Zaho de Sagazan. No início de 2026, além de Hermanos Gutiérrez, o Queremos! também traz, pela primeira vez ao Brasil, o guitarrista americano Cory Wong, um dos grandes nomes do funk moderno, para duas apresentações na Casa Natura Musical, em São Paulo, em 21 de março.
.
“Nosso propósito é seguir construindo pontes entre artistas e plateias, conectando o público brasileiro a movimentos musicais que estão transformando o mundo agora”, afirma Pedro Seiler, diretor do Queremos!. Para o também diretor Felipe Continentino, o Queremos! nasceu do desejo de tornar os grandes encontros musicais possíveis: “É isso que seguimos fazendo – com curadoria, afeto e uma vontade enorme de ver o Brasil vibrar ao som do que há de mais relevante na cena global”, conclui.

revistaprosaversoearte.com - Tributo "Viva Hermeto" abre show de Hermanos Gutiérrez
Hermeto Pascoal e Carlos Malta – crédito: Marian Starosta

SERVIÇO
HERMANOS GUTIÉRREZ NO BRASIL – RIO DE JANEIRO
Abertura: Viva Hermeto, por Carlos Malta Sexteto
Realização: Queremos!
*
RIO DE JANEIRO
Data: 5 de fevereiro de 2026 (quinta-feira)
Local: Circo Voador
Endereço: Rua dos Arcos s/nº – Lapa, Rio de Janeiro / RJ
Abertura da casa: 19h
Show Viva Hermeto: 20h30
Show Hermanos Gutiérrez: 21h30
Classificação etária: 18 anos
Ingressos: a partir de R$ 180 (meia-entrada / 2º lote)
VENDAS ONLINE
* O Queremos! tem patrocínio anual da Heineken.
————————
Assessoria de imprensa Queremos!: Somar Comunicação Integrada – Miriam Roia e Vivi Drumond


ACOMPANHE NOSSAS REDES

ARTIGOS RECENTES