domingo, agosto 17, 2025

Teatro B32 | SP Chamber Orchestra apresenta ‘Sons do Indizível’ sob a Regência da maestra Giovanna Elias

Orquestra de Câmara SP “Sons do Indizível” | Regência: Giovanna Elias | Solista: Emmanuele Baldini no Teatro B32
.
A SP Chamber Orchestra convida o público para uma manhã de beleza e emoções profundas com o concerto “Sons do Indizível”, reunindo duas obras monumentais do romantismo alemão: o Concerto para Violino em Ré menor de Robert Schumann e a Sinfonia nº 2 em Ré maior, Op. 73 de Johannes Brahms.
.
Mais do que um programa musical, este concerto propõe uma travessia pelos afetos não ditos entre Schumann, Brahms e Clara — musa, pianista e figura central na vida de ambos. Em suas partituras, escutam-se sentimentos transformados em som: amizade, admiração, amor — e também silêncio, espera, abismo. São sons do indizível, que escapam às palavras e encontram abrigo na música.

revistaprosaversoearte.com - Teatro B32 | SP Chamber Orchestra apresenta 'Sons do Indizível' sob a Regência da maestra Giovanna Elias
violinista e maestro Emmanuele Baldini | foto: Diego Frigo

O destaque da noite é a participação especial do violinista e maestro Emmanuele Baldini, um dos artistas mais prestigiados da cena clássica brasileira e internacional.
.
Spalla da OSESP, regente titular da Orquestra do Conservatório de Tatuí e membro do Quarteto OSESP, Baldini interpreta o denso e lírico concerto de Schumann — obra escrita no fim da vida do compositor e redescoberta no século XX, marcada por sua beleza melancólica e introspectiva.
.
Na segunda parte, a maestra Giovanna Elias, fundadora e diretora artística da SP Chamber Orchestra, assume a regência da Segunda Sinfonia de Brahms — obra luminosa e serena, mas profundamente ambígua em sua delicadeza. Conhecida como a “Pastoral” de Brahms, essa sinfonia revela o compositor em estado de recolhimento lírico, com ecos de contemplação, saudade e esperança.

revistaprosaversoearte.com - Teatro B32 | SP Chamber Orchestra apresenta 'Sons do Indizível' sob a Regência da maestra Giovanna Elias
SP Chamber Orchestra apresenta “Sons do Indizível” sob a Regência da maestra Giovanna Elias | foto: Cecilia Gidali

Serviço
SP Chamber Orquestra apresenta
“Sons do Indizível”
Regência: Giovanna Elias
Solista: Emmanuele Baldini
Gênero: música erudita
Duração: 75 minutos
Classificação: livre
Data: 7 de setembro 2025, domingo, às 11h
Ingressos: a partir de R$ 40
Vendas antecipadas: clique aqui.
Bilheteria:  segunda a sexta, das 14h às 18h, e 1 hora antes de cada evento
Teatro B32 | 490 lugares
Endereço: Av. Brig. Faria Lima, 3732. Itaim Bibi, São Paulo
Acessibilidade: Sim

revistaprosaversoearte.com - Teatro B32 | SP Chamber Orchestra apresenta 'Sons do Indizível' sob a Regência da maestra Giovanna Elias
maestra Giovanna Elias | foto: Cecilia Gidali

Sobre Giovanna Elias
Pianista e regente, é a fundadora e diretora artística da SP Chamber Orchestra. É bacharel em regência pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente estuda piano com Olga Kopylova. Foi regente assistente no Musikverein de Viena. Já realizou performances com a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, Prague Philharmonia (República Tcheca), Wiener Festspiele (Áustria), Orquestra da Ópera de Baugé (França), Utrecht String Orchestra (Holanda), SP Chamber Orchestra, Orquestra de Câmara da ECA USP, Orquestra Sinfônica da UFPB, Orquestra de Sopros da USP, Orquestra Sinfônica Carlos Gomes, Camerata Sinos Azuis, Orquestra Sinfônica Edmundo Villani Cortes e mais. Com a SP Chamber Orchestra, realizou produções completas da ópera L’Elisir d’Amore de Gaetano Donizetti e cenas de óperas de Puccini (Madama Butterfly, Tosca, La Bohème, Turandot, Gianni Schicci), Verdi, Mozart, J. Strauss, Rossini; assim como repertório sinfônico com obras de Mahler (Lieder eines fahrenden Gesellen e o Adagietto da 5ª sinfonia), Tchaikovsky, Beethoven, Schubert, Mozart e mais. Em dezembro de 2024 a orquestra apresentou um concerto no Teatro B32 da Faria Lima em São Paulo com obras de Mahler, Fauré e Saint-Saëns. Foi regente assistente no Musikverein de Viena (2023) e na Ópera de Baugè (2024), Orquestra de Câmara da ECA USP (OCAM) e Coral da ECA USP. E foi regente da Orquestra de Sopros da USP.
——————–
Assessoria de imprensa: Flavia Fusco Comunicação


ACOMPANHE NOSSAS REDES

ARTIGOS RECENTES