A música é mestra em unir pessoas e talentos. Grandes amizades surgem por meio da música. Assim foi com a cantora Ilessi e o violonista Vicente Paschoal, um encantamento à primeira vista, ou melhor, “à primeira escuta”. Ela, compositora e intérprete, dona de uma voz primorosa. Ele, compositor e experiente violonista. Unidos por inúmeras afinidades e pelo mesmo pensamento musical lançaram recentemente o álbum “Rendição”, autoral, mais um registro da personalidade e da musicalidade de ambos.
O eclético e rico repertório passeia por diversos gêneros musicais, como valsa, canção, choro, samba, bossa-nova, baião, MPB e instrumental. As composições de Vicente Paschoal em parceria com Marcelo Marsillac, Dario Tavares e Emanuel Freitas, unem-se às frescas composições com Ilessi, Ricardo Dias e André Lacerda. “Rendição”, “Valsa Para Obaluayê”, “Santo Amaro do Maculelê”, “Pedem os Orixás”, entre outras músicas formam um repertório delicado e reflexivo, que dialoga sobre a vida, seus percalços e agouros, suas dádivas e fragilidades, os achismos e as crenças. A cultura e as religiões de matriz africana também são uma vertente, assim como a força de Omolu ou Obaluayê, Orixá da cura, está intrínseca nas sonoridades do disco.
“Esse álbum inclui inclusive, uma música minha com Vicente, que foi também no disco interpretada por Luisa Lacerda, e para mim é um álbum muito importante, meu quinto da carreira, onde eu apresento um lado mais delicado, mais lírico da minha interpretação e de conceito de disco também, que não estava muito presente em outros discos que gravei. E acho que ele tem muito a passar em relação a essa coisa da rendição no sentido da entrega, que a gente não tem controle sobre, e que a gente precisa entregar, confiando que as coisas vão melhorar. Esse álbum tem muito de um encarar, de um enfrentamento, em relação a solidão e o melhor sentido que isso possa ter.” – Ilessi
.

Disco ‘Rendição’ • Vicente Paschoal e Ilessi • Selo Independente • 2022
Canções / compositores
1. Sonhos nos olhos (Dario Tavares e Vicente Paschoal)
2. Amigo ao peito (Ricardo Dias e Vicente Paschoal)
3. Rendição (Marcelo Marsillac e Vicente Paschoal)
4. Terra estrangeira (Marcelo Marsillac e Vicente Paschoal)
5. Reencontro (Ilessi Silva e Vicente Paschoal) | Participação Luísa Lacerda
6. Chuva e pó (Ricardo Dias e Vicente Paschoal)
7. Circense (Ricardo Dias e Vicente Paschoal)
8. Baião de dois (Emmanuel Freitas e Vicente Paschoal)
9. Valsa para Obaluayê (Ricardo Dias e Vicente Paschoal)
10. Pedem os Orixás (Ricardo Dias e Vicente Paschoal)
11. Santo Amaro do Maculelê (André Lacerda e Vicente Paschoal)
12. Amparo (A Jaime Coelho). (Vicente Paschoal)
– ficha técnica –
Ilessi (voz) | Vicente Paschoal (violão) | Participação especial: Luísa Lacerda (voz – fx. 5) | Direção musical e arranjos: Vicente Paschoal | Captação, mixagem e masterização: João Ferraz, no estúdio Lontra Music – Rio de Janeiro/RJ | Capa e fotos: Luiz Contreira | Selo: Independente | Formato: CD digital | Ano: 2022 | Lançamento: 16 de dezembro | ♪Ouça o álbum: spotify / youtube / deezer..

SOBRE ILESSI
Cantora e compositora carioca desde 1998, já cantou por todo Brasil e em países como Franca, Suécia e Inglaterra. Em 2009, lançou pela gravadora CPC-UMES o CD “Brigador — Ilessi canta Pedro Amorim e Paulo César Pinheiro”, com arranjos e direção musical de Luis Barcelos. Em 2018, lançou pela Gravadora Rocinante o seu 2º CD “Mundo Afora: Meada”, com arranjos e direção musical de Thiago Amud, e canções de Alexandre Andrés, Milena Tiburcio, Paloma Roriz, Paulo Rocha, entre outros. Em 2020, participou do show “Guinga e as Vozes Femininas”, no Centro Cultural Banco do Brasil — CCBB-RJ. Em janeiro de 2020, lançou “Com os Pés no Futuro — Ilessi e Diogo Sili interpretam Manduka”. Em outubro de 2020, lançou pela Gravadora Rocinante o disco “Dama de Espadas”, com músicas autorais e produção musical de Elísio Freitas e Vovô Bebê. Em 2022, lançou o álbum “Rendição”, em parceria com o violonista e compositor Vicente Paschoal, o álbum conta com a participação de Luísa Lacerda em uma das faixas. Desse trabalho nasceu o show homônimo Rendição, convidado para ter sua estreia no Sesc Pompeia, em São Paulo.
SOBRE VICENTE PASCHOAL
Violonista, cantor e compositor carioca. Além do notório trabalho como intérprete na música de concerto, dedica-se também ao universo popular do cancionista brasileiro, busca reunir em sua obra um repertório, tão delicado e reflexivo sobre os aspectos da poética musical, quanto rígido no que diz respeito à forma, e desafiador nos caminhos da técnica violonística. Apresentou o recital “O Antigo & O Atual — O Violão Através Dos Séculos” no Centro Cultural da Justiça Federal – CCJF, em 2016, e no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES, em 2018, televisionado pelo canal TV Brasil para o programa Partituras. Teve 4 de seus prelúdios estreados por Luis Carlos Barbieri, no Centro da Música Carioca Artur da Távola em 2017 e foi homenageado na série de recitais do “Brazilian Classical Guitar Community”, onde 15 violonistas apresentaram ciclos de sua autoria, em 2020. Lançou seu primeiro álbum autoral “Rendição”, em parceria com cantora e compositora Ilessi, em 2022.
.
Siga: @ilessi.oficial | @vicente.paschoal

Leia também
:: Ilessi lança seu sexto álbum ‘Atlântico Negro’, pela Gravadora Rocinante
:: Álbum ‘Mundo afora: meada’ | Ilessi
:: Álbum ‘Dama de espadas’ | Ilessi
:: Álbum ‘Com os pés no futuro: Ilessi e Diogo Sili interpretam Manduka’
:: Álbum ‘Rendição’ | Vicente Paschoal e Ilessi
:: Álbum ‘Brigador – Ilessi canta Pedro Amorim e Paulo César Pinheiro’ | Ilessi
.
Série: Memória discográfica e musical / Discografia Brasileira / MPB / Canção / Álbum.
* Publicado por ©Elfi Kürten Fenske