quinta-feira, maio 29, 2025

Quarteto Geral se apresenta na Casa do Choro

Ponteado, galope, zabumba, queixada e outras rendas finas por um dos expoentes da nova música instrumental brasileira: o Quarteto Geral. Formado pelos jovens Daniel Ganc (violão e viola caipira), Lucas Gralato (violão), Lucas Videla (percussão) e Tom Retz (flauta), o conjunto traz pra Casa do Choro na próxima quinta (29), às 19h, sua música predominantemente autoral – e referenciada na sonoridade nordestina.
.
“Nossa música é o resultado do encontro dos sons de cada um de nós”, define Tom Retz, ex-aluno e atualmente professor da Escola Portátil de Música (EPM), além de coordenador de acervo da Casa do Choro. “Um encontro entre o violão clássico do Gralato, a pegada roqueira do Daniel, a versatilidade de música popular do Videla e o choro, que eu trago na minha flauta.”
 
Serão apresentados arranjos coletivos gravados no álbum de estreia do conjunto, “Quarteto Geral” (2021), além de inéditas e músicas do repertório do Quarteto Novo.
.
Este último, presença marcante na MPB dos anos 1960 (formado por Hermeto Pascoal, Heraldo do Monte, Theo de Barros e Aírto Moreira), foi a principal referência para a criação do Quarteto Geral, em 2013. Desde então, o conjunto é destaque na nova cena musical brasileira, com apresentações no auditório do BNDES (2017 e 2019) e no programa Cena Instrumental, da TV Brasil (2020) e a seleção para o festival “Hola, Rio” (2023), com shows em Madri ao lado da cantora Luisa Lacerda, parceira recorrente em outros shows e gravações do conjunto.

revistaprosaversoearte.com - Quarteto Geral se apresenta na Casa do Choro
Quarteto Geral – Lucas Gralato (violão), Lucas Videla (percussão), Tom Retz (flauta) e Daniel Ganc (violão e viola caipira)

SERVIÇO
Quarteto Geral
Data: 29 de maio/2025
Horário: 19h00
Local: Casa do Choro – Auditório Radamés Gnattali
Endereço: Rua da Carioca, 38, Rio de Janeiro/RJ
Ingressos: R$ 30 (meia-entrada) e R$ 60 (inteira)
Capacidade: 100 lugares
Ingressos, sympla: clique aqui.
Casa do Choro:  Site / @casadochoro
.
> Siga: @quartetogeral
.
Casa do Choro
“O choro é a alma musical do povo brasileiro”, já dizia Villa Lobos. O choro é carioca! E o Rio de Janeiro, finalmente, ganhou um espaço a altura da importância do gênero, a Casa do Choro, que reúne, na Rua da Carioca número 38, oito salas de aula, estúdio, centro de pesquisa e auditório para shows e palestras.


ACOMPANHE NOSSAS REDES

DESTAQUES

 

ARTIGOS RECENTES