quinta-feira, maio 22, 2025

Mostra Maré de Música e Queremos! fecham parceria para integrar a curadoria dos shows na favela 

Queremos!, consagrado evento musical carioca, vai compor a curadoria da Mostra Maré de Música que, de forma pioneira, promove, há sete anos, o encontro da produção musical de territórios de favelas e periferias com grandes nomes da cena musical brasileira. A parceria está focada em unir arte, território e transformação social.
.
Redes da Maré e o Queremos! firmaram uma parceria para trabalharem, de forma conjunta, a curadoria da Mostra Maré de Música e promover ações integradas tendo como foco unir arte, território e transformação social. O evento musical pioneiro promove oito shows por ano, em uma das favelas da Maré, Zona Norte do Rio de Janeiro, quando dois artistas sobem ao palco num encontro entre um nome consagrado da música brasileira e um artista periférico. 

Mostra Maré de Música engloba ainda o lançamento de um edital de seleção dos oito artistas, a produção e distribuição de música/single e videoclipe e a celebração de encontros em shows gratuitos. Cada evento recebe um público médio de 900 pessoas e, a cada edição, lotam o Centro de Artes da Maré, um espaço cultural localizado às margens da Av. Brasil. O primeiro show de 2025 e de estreia da parceria já tem data marcada para 22 de maio, quinta-feira, a partir das 20h, com a presença do cantor e compositor Chico César.
.
O projeto se propõe a ser um caminho que identifica talentosos artistas periféricos, conecta artistas e públicos de diferentes partes do Rio de Janeiro, realiza encontros inéditos entre artistas consagrados e artistas independentes, revela novas sonoridades, firma a Maré como palco alternativo da cena musical carioca e estimula a economia local na Maré. Além disso, ao longo do ano, o Queremos! também disponibiliza ingressos para mobilizar moradores da Maré para seu festival, que acontece desde 2018.

A Mostra Maré de Música é a afirmação da potencialidade da favela e, por meio da cultura, desconstrói preconceitos criados sobre o território periférico, unindo artistas com diferentes trajetórias em um mesmo palco. Queremos revelar talentos, mostrando a multiplicidade do fazer artístico e, para além disso, fomentar gêneros musicais pouco consumidos pelo grande público. Tudo isso aqui no nosso Centro de Artes da Maré. Ter  o Queremos! conosco é uma grande oportunidade de refinar ainda mais esses encontros para o público”, comenta Geisa Lino, diretora da Redes da Maré e idealizadora e curadora da Mostra Maré de Música.
.
Felipe Continentino e Pedro Seiler, diretores do Queremos!, afirmam que a parceria com a Mostra Maré de Música potencializa a conexão entre arte e transformação social. “Estar ao lado da Mostra Maré de Música é, para nós, do Queremos!, uma forma de ampliar o alcance de uma iniciativa potente, que conecta arte, território e transformação social de maneira genuína. Nesta edição, temos o privilégio de somar forças à curadoria da Geisa — que traz os conteúdos da Maré com profundidade e afeto — ao propormos, juntos, a presença de artistas convidados que dialogam com a proposta da Mostra. Nossa missão sempre foi criar pontes entre artistas, públicos e iniciativas que acreditam na cultura como vetor de mudança — e essa parceria com a Maré reforça exatamente isso: o poder dos encontros e da escuta como instrumentos de construção coletiva”, completam.
.
Fundada por imigrantes nordestinos, a Maré traz em seu DNA ritmos como xote, xaxado e frevo, que se fundiram à música popular carioca, resultando em novas e inusitadas conformações musicais. Além de lazer e cultura, a Mostra Maré de Música é uma excelente oportunidade para que cariocas (e outros amantes da música) conheçam a efervescência cultural da Maré – onde tambores africanos, metais, música clássica, funk e forró podem ser ouvidos (e dançados) em suas ruas e vielas, que se constituem em uma gigantesca e democrática Babel musical. O Centro de Artes da Maré já recebeu artistas como Orquestra Abayomi Afrobeat, Rico Dalasam, Metá Metá, Ava Rocha, BNegão, Deize Tigrona, Luedji Luna, Roberta Sá e Céu.

revistaprosaversoearte.com - Mostra Maré de Música e Queremos! fecham parceria para integrar a curadoria dos shows na favela 
Mostra Maré de Música e Queremos! fecham parceria para integrar a curadoria dos shows na favela | foto: REDES DA MARÉ

Sobre o Queremos!
Em 2025, o Queremos! comemora 15 anos de trajetória como um dos projetos mais inovadores e influentes da cena musical brasileira. Criado no Rio de Janeiro, em 2010, o movimento nasceu com a proposta de empoderar o público na escolha de atrações musicais, aproximando fãs de seus artistas favoritos por meio de um modelo de financiamento coletivo pioneiro no país. Desde então, o Queremos! se transformou em um agente cultural plural, atuando na produção de shows, festivais e experiências que colocam o público no centro da cena. Ao longo dessa caminhada, foi responsável por trazer ao Brasil grandes nomes da música internacional, como The Chemical Brothers, The xx, Wilco, Tame Impala, The Internet, The National, Phoenix, Erykah Badu, FKJ e Tony Allen. Também realizou apresentações memoráveis de artistas consagrados da música brasileira, como Gilberto Gil, Gal Costa, Djavan, Marisa Monte e Liniker.
.
Lançado em 2018, o Festival Queremos! consolidou-se como um dos eventos mais aguardados do calendário musical carioca. A edição de 2025, que celebrou os 15 anos do projeto, reforçou essa identidade ao reunir uma curadoria que olhou tanto para a história quanto para o futuro do festival. O evento também acolheu uma diversidade de agentes culturais, profissionais da indústria da música e iniciativas de inovação, incluindo representantes de rodas de rima, produtores e criadores de bailes funk, slams indígenas, centros culturais e coletivos de diferentes territórios da cidade.

Sobre a Redes da Maré
A Redes da Maré é uma organização da sociedade civil, que nasceu da mobilização comunitária ainda nos anos 80. Formalizada em 2007, tem como missão tecer as redes necessárias para efetivar os direitos da população do conjunto de 15 favelas da Maré, onde residem em torno de 140 mil pessoas. Em seus projetos sociais, beneficia diretamente cerca de 7.000 moradores, além de seus familiares e vizinhos. São ações nas áreas de educação, arte, cultura, memórias, identidades, saúde, segurança pública, acesso à justiça, direitos urbanos e socioambientais que buscam superar a desigualdade histórica enfrentado pelas populações de favelas, com atenção especial para determinados segmentos sociais, como o de crianças e jovens e o de mulheres. O trabalho acontece a partir da mobilização e do protagonismo da população local e da articulação de uma ampla rede de parceiros, tecendo diálogos com instituições, sociedade civil, universidades, órgãos públicos e iniciativa privada.
———-
Assessoria de imprensa (Queremos!): Somar Comunicação / Miriam Roia e Vivi Drumond
Assessoria de imprensa (Redes da Maré): Andrea Blum


ACOMPANHE NOSSAS REDES

DESTAQUES

 

ARTIGOS RECENTES