terça-feira, maio 13, 2025

José Mujica: o ousado político uruguaio, o ‘presidente mais pobre do mundo’

Presidente do Uruguai de 2010 a 2015, José “Pepe” Mujica, que morreu aos 89 anos nesta terça-feira (13 de maio 2025), se revelou um grande frasista ao longo de sua vida política. Sem meias palavras, defendeu o direito ao aborto e a descriminalização da maconha, ainda que se dissesse contra o consumo da droga e contra qualquer vício.
.
Gostava de discorrer também sobre o sentido da vida, sobre ter uma causa para lutar e, quando a morte se aproximou, sobre seu próprio fim.

revistaprosaversoearte.com - José Mujica: o ousado político uruguaio, o 'presidente mais pobre do mundo'
José Mujica – foto: AFP

Relembre abaixo frases marcantes de Mujica:

Pepe Mujica (1935-2025) – Uruguai
.
“A morte é talvez o que dá valor à vida”
– Pepe Mujica
.
“Me dediquei a mudar o mundo e não mudei nada, mas me diverti. E gerei muitos amigos e muitos aliados nessa loucura de mudar o mundo para melhorá-lo. E dei sentido à minha vida”
– José Mujica (entrevista ao jornal espanhol El País, em novembro de 2024)
.
“A política me encanta e não gostaria de ir, mas a vida me encanta mais”
– Pepe Mujica (declarou, após votação nas eleições regionais no Uruguai, em 2020)
.
“Não vou dar bola nem atravessar o mundo para esclarecer nada”
– José Mujica (Em 2013, quando descobriu estar ao vivo na live ao ser questionado sobre a gafe com os argentinos)
.
“Quando deixamos a existência do aborto no mundo clandestino, quem deixamos em maior risco são as mulheres”
– José Mujica (durante entrevista à Folha em 2014)

“Nós não gostamos da maconha nem de nenhum vício. Mas pior que a maconha é o narcotráfico. O que está acontecendo é que, pela via repressiva, o narcotráfico está se matando de rir”
– José Mujica (durante entrevista à Folha em 2014)

“Os seres humanos têm pouca memória. Ao querer mudar, pode-se sempre mudar para pior”
– José Mujica (durante evento em 2018, após ser questionado sobre a eleição de Jair Bolsonaro)
.
“É hora de o crescimento econômico não ser o único parâmetro com que medimos a vida humana. É preciso começar a pensar em paradigmas que tenham a ver com a felicidade do homem”
– José Mujica (em coluna de 2018)
.
“Parte da esquerda não aprende as lições da história”
– José Mujica (durante entrevista de 2019)
.
“Precisamos de uma causa para viver. Dar sentido à nossa vida”
– José Mujica (durante entrevista em 2023)

“Alguns, como eu, transformamos nossa vida em uma vida militante, atrás da esperança de contribuir para criar um mundo um pouco melhor do que aquele em que nascemos”
– José Mujica (durante entrevista em 2023)
.
“A morte é talvez o que dá valor à vida. Tudo o que é vivo está condenado a morrer. Qual é a diferença que a vida tem das pedras? A vida pode sentir dor, alegria, tristeza, desejo. Parece que temos a função de emprestar uma inteligência ao mundo da vida.”
– José Mujica (Em entrevista à Folha, em 2024)

“A vida me bateu. A vida tem muitas coisas amargas, mas também oferece revanches. O problema é saber viver e ter a capacidade de levantar quando você cai. Eu fiquei 14 anos em cana e duas horas depois de sair dali estava militando.”
– Pepe Mujica (em entrevista após ser eleito presidente em 2009, relembrando seus tempos de prisioneiro político)

“Eu não sou pobre, eu sou sóbrio, de bagagem leve. Vivo com apenas o suficiente para que as coisas não roubem minha liberdade.”
– Pepe Mujica (entrevista após ser eleito presidente em 2009, relembrando seus tempos de prisioneiro político)
.
“O que é que chama a atenção mundial? Que vivo com pouco, em uma casa simples, que ando em um carrinho velho, essas são as notícias? Então este mundo está louco, porque o normal surpreende”
– Mujica em outra ocasião.
.
“Ocupamos o templo com o deus mercado que nos financia em parcelas e cartões a aparência de felicidade.”
– Pepe Mujica (Em discurso na ONU em 2013)

“Se você pegar uma formiga e colocá-la perto do ouvido, vai ouvi-la gritar. Isso eu aprendi no calabouço. [Também] guardava umas migalhas de pão porque havia uma ratazana que aparecia sempre lá”
– José Mujica (Em entrevista ao sociólogo brasileiro Emir Sader)

“Estamos governando a globalização ou é a globalização que nos governa? É possível falar em solidariedade e em ‘estamos todos juntos’ em uma economia baseada na concorrência desenfreada? Até onde vai a nossa fraternidade?”
– Pepe Mujica (questionou, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, em 2012, no Rio de Janeiro)
.
“Porque não viemos ao planeta apenas para nos desenvolvermos, assim, de forma geral. Viemos ao planeta para sermos felizes. Porque a vida é curta e passa rápido. E nenhum bem vale tanto quanto a vida — isso é o essencial”
– Pepe Mujica (durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, em 2012, no Rio de Janeiro)
.
“A grande crise não é ecológica, é política”
– Pepe Mujica (durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, em 2012, no Rio de Janeiro)
.
“Viver é experimentar, buscar soluções que às vezes funcionam e às vezes não.”
– Pepe Mujica (Em maio de 2014, o Uruguai se tornou o primeiro país sul-americano a legalizar a maconha)

“A Humanidade precisa trabalhar menos, ter mais tempo livre e ser mais pé no chão.”
– Pepe Mujica (entrevista ao New York Times, em agosto de 2024)
.
“[A morte] é uma senhora de quem não gostamos, e que não queremos, mas que inevitavelmente vai chegar em algum momento. Portanto, temos que nos resignar. Todos os seres vivos são feitos para lutar pela vida: desde uma erva daninha, um sapo e até nós. Chega-se à conclusão de que isso serve para dar sabor à vida, pois, como dizia o velho Aristóteles: tudo o que a natureza faz é bem feito.”
– Pepe Mujica (em entrevista, dezembro/2024)
..
“Sou um velho partindo. Precisamos trabalhar pela esperança. Eu te entrego meu coração. Preciso agradecer à vida porque, quando estes braços partirem, haverá milhares de braços para me substituir. Adeus”
– Pepe Mujica (em discurso durante ato de encerramento de campanha em 2024)
.
“É fácil ter respeito por aqueles que pensam de forma parecida com a nossa, mas é preciso aprender que o fundamento da democracia é o respeito por quem pensa diferente.”
– José Mujica (Em entrevista ao jornal Búsqueda, em janeiro de 2025)
.
“O que peço é que me deixem em paz. Que não me peçam mais entrevistas nem nada. Meu ciclo já terminou. Sinceramente, estou morrendo. E o guerreiro tem direito ao seu descanso”
– José Mujica (Em entrevista ao jornal Búsqueda, em janeiro de 2025)

revistaprosaversoearte.com - José Mujica: o ousado político uruguaio, o 'presidente mais pobre do mundo'
José Pepe Mujica – foto: José Cruz/Agência Brasil

Ícone da esquerda e vida simples

José Alberto Mujica Cordano nasceu em Montevidéu, em 20 de maio de 1935. Nos anos 1960, tornou-se membro da guerrilha Movimento de Libertação Nacional – Tupamaros. O grupo se notabilizou, antes da instalação da ditadura militar uruguaia, em 1973, por assaltar bancos e distribuir comida e dinheiro roubado aos pobres.
.
Durante sua atuação na clandestinidade, Mujica foi ferido quatro vezes em confrontos com forças policiais. Escapou duas vezes da prisão até ser recapturado definitivamente, em 1972.

Prisão na ditadura e tortura

Seu período na prisão ao longo da ditadura foi marcado por torturas e condições precárias, sendo mantido por longos períodos na solitária.
.
Ele era um dos presos considerados “sequestrados” pelo regime — e seria executado sumariamente caso os Tupamaros retomassem as atividades de guerrilha. Ao todo, passou 14 anos de sua vida atrás das grades.
.
Em 1985, Mujica foi libertado após a promulgação de um decreto de anistia. Entrou para a política institucional, ajudou a fundar o partido de esquerda Movimento de Participação Popular (MPP) e foi eleito deputado em 1994.
.
Cinco anos depois, chegou ao Senado e, em 2005, com a chegada à Presidência de seu correligionário Tabaré Vázquez (1940–2020), foi nomeado ministro da Agricultura.

revistaprosaversoearte.com - José Mujica: o ousado político uruguaio, o 'presidente mais pobre do mundo'
O ex-presidente uruguaio (2015-2015) Jose Mujica e sua esposa e ex-vice-presidente (2017-2020) Lucia Topolansky chegam ao Palácio Presidencial La Moneda – foto: Javier Torres/AFP

Presidência

Mujica foi eleito sucessor de Vázquez e assumiu a Presidência em 2010, governando até 2015. Em sua gestão, o gasto social saltou de 60,9% para 75,5% do total do gasto público.
.
Em conformidade com sua visão política, o salário mínimo teve um aumento de 250%. Em 2012, ele propôs a legalização do consumo e da venda da maconha, que acabou se concretizando no país.
.
Ao lado da mulher, Lucía Topolansky, Mujica chamou atenção como um chefe de Estado de vida simples: morava em um sítio nos arredores da capital e dirigia diariamente seu próprio Fusca, ano 1987, até a sede do Executivo, na Praça Independência.
.
Após deixar a Presidência, voltou ao Senado, cargo que ocupou até 2020, quando renunciou por motivos de saúde, em meio à pandemia de Covid-19.
.
Mujica passou os últimos anos de sua vida cuidando de sua horta. Acredita-se que doava 90% do salário como ex-presidente para projetos de combate à pobreza.
.
Durante a maior parte da vida, declarou-se ateu. Em uma entrevista de 2012, sintetizou sua crença: “Não tenho religião, mas sou quase panteísta: admiro a natureza”.

Fontes: G1/Folha/CNN/BBC Brasil


ACOMPANHE NOSSAS REDES

DESTAQUES

 

ARTIGOS RECENTES