GMO OMG: Geneticamente Modificados | OMG Organisme modificat genèticament (2013)

Alimentos geneticamente modificados, obesidade e indústria agropecuária são alguns dos focos dessas obras

Considerando o impacto da produção de alimentos no mundo e os questionamentos sobre a busca incessante pela produtividade, pelo lucro e pela defesa dos interesses de grandes indústrias, entender o que está por trás do tema é essencial para acompanhar discussões da atualidade. Pensando nisso, separamos oito documentários que promovem a reflexão sobre a maneira como nos relacionamos com os alimentos, desde sua produção até a hora do consumo. Confira:

Cowspiracy: o Segredo da Sustentabilidade | Cowspiracy: The Sustainability Secret (2014)
Cowspiracy: o Segredo da Sustentabilidade | Cowspiracy: The Sustainability Secret (2014)

Direção: Kip Andersen e Keegan Kuhn | Produção executiva: Leonardo DiCaprio
A pecuária pode ser considerada uma das indústrias mais destrutivas do planeta. Ela é responsável pela emissão de mais gases que causam o efeito estufa do que a indústria de transportes e gera intensa destruição dos recursos naturais do solo. O documentário mostra a descoberta das verdades sobre a pecuária e o medo das organizações ambientais em falar sobre o assunto.

Disponível aqui.

Que raio de saúde | What the health (2017)
Que raio de saúde | What the health (2017)

Direção: Kip Andersen e Keegan Kuhn
What the Health investiga as relações entre a indústria farmacêutica e alimentícia, e como isso afeta decisões governamentais. Com isso, o documentário foca em como o consumo de alimentos de origem animal pode estar relacionado a uma série de doenças.

Disponível aqui.

Comida S/A | Food Inc. (2009)
Comida S/A | Food Inc. (2009)

Indicado ao Oscar de melhor documentário em 2010, Food Inc. faz diversas críticas ao consumo e produção de alimentos. Lucro e produtividade a qualquer custo, maltrato de animais em prol da indústria alimentícia, impactos dos alimentos processados no corpo humano, cultura fast-food e saúde da população são alguns dos temas abordados.

Disponível aqui.

Fed Up (2014)
Fed Up (2014)

Direção: Stephanie Soechtig | Roteiro: Stephanie Soechtig e Mark Monroe
Fed Up é um documentário que foca nos problemas associados à obesidade e o quanto a indústria interfere nessa condição. Além de questionar o consumo excessivo de açúcar, a obra critica a quantidade do produto que é colocada em alimentos processados e a falta de posicionamento dos governos em relação a isso, por ser algo que afeta toda a população.

O documentário chega a apresentar casos pontuais, como a redução da verba para alimentos em escolas imposta pelo governo americano na década de 1980. Isso permitiu que redes de fast-food ganhassem espaço e influenciassem nos índices de obesidade e diabetes em crianças.

Disponível aqui.

GMO OMG: Geneticamente Modificados | OMG Organisme modificat genèticament (2013)
GMO OMG: Geneticamente Modificados | OMG Organisme modificat genèticament (2013)

GMO OMG é um documentário sobre Alimentos e Organismos Geneticamente Modificados (transgênicos) e a “verdade” sobre a indústria alimentícia. Criado por Jeremy Seifert, um pai que por meio de crônicas sai em uma missão para descobrir a “verdade” sobre comidas geneticamente modificadas, como a perda de diversidade de sementes e os laboratórios que realizam as alterações genéticas em alimentos podem afetar seus filhos pequenos, a saúde do planeta e a nossa liberdade de escolha em todos os lugares.

Disponível aqui. (legendas em espanhol)

 

GMO – Toda a verdade | OGM – Mensonges et vérités (2015)

GMO – Toda a verdade | OGM – Mensonges et vérités (2015)
Direção: Frédéric Castaignède | Roteiro: Frédéric Castaignède e Aline Richard
Um debate crucial para o futuro alimentar mundial e para a preservação da saúde pública e do ambiente. Nos últimos vinte anos, a produção de Organismos Geneticamente Modificados tem vindo a expandir-se no planeta. O objetivo é melhorar os rendimentos de produção. Um pouco por todo o mundo, os cidadãos estão preocupados com os riscos, não só para a saúde, mas também para o ambiente, para os agricultores e denunciam a influência de sementes e pesticidas. Para uns uma catástrofe prevista para outros o progresso. Afinal qual é a verdade sobre os Organismos Geneticamente Modificados?

Disponível aqui.

Cooked (2016)
Cooked (2016)

Criado: Alex Gibney | Produtores: Alex Gibney e Michael Pollan
Produzida pela Netflix, Cooked é uma série documental dividida em quatro capítulos que busca mostrar o impacto da alimentação nas culturas da nossa sociedade e como cozinhar pode transformar o mundo. A obra é apresentada pelo jornalista Michael Pollan, conhecido por seu ativismo na área da alimentação e por seus livros sobre a cadeia alimentícia. Ao longo do documentário, ele ressalta a importância das pessoas preparem a própria comida e de evitarem consumir produtos industrializados. Para isso, Pollan usa os quatro elementos (água, fogo, terra, ar) como fio condutor da série.

Disponível aqui.

O Alimento é importante | Food Matters (2008)
O Alimento é importante | Food Matters (2008)

Direção: James Colquhoun e Carlo Ledesma | Roteiro: Laurentine Ten Bosch e James Colquhoun
O filme confronta a medicinal tradicional com a ortomolecular, a medicina baseada na nutrição. Mostra quão equivocada está a nossa maneira de tratar as doenças. O filme também mostra o ciclo vicioso da agricultura extensiva, que acaba com os nutrientes do solo, formando plantas mais frágeis aos ataques de pestes, que acaba levando a aplicação de pesticidas, que as contaminam, que acabam envenenando quem as come, que se tornará mais fraco e buscará medicamentos. A perda de nutrientes pelo envelhecimento da comida através do transporte e pela própria carência de minerais do solo e o processo de cozimento dessa comida, que acaba com os elementos essenciais para a vida, contribui ainda mais para esse terrível quadro nutricional.

Informações aqui.

*Com informações do Guia Estudante/Abril.

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS





COMENTÁRIOS





Revista Prosa Verso e Arte
Literatura - Artes e fotografia - Educação - Cultura e sociedade - Saúde e bem-estar