DoRmir bem é uma arte

Dormir bem significa muito mais que descansar e recuperar as forças para o dia seguinte. Noites bem dormidas estão intimamente relacionadas ao bem-estar pessoal e à produtividade profissional.

A importância do sono não para por aí! Além daquele estresse e irritabilidade característicos causados por perturbações durante o sono, noites mal dormidas podem trazer problemas para a saúde, especialmente em longo prazo. Entre os efeitos colaterais estão a pressão alta, perda de memória e diminuição do metabolismo. Chato — e perigoso! —, não é mesmo?

Pensando nisso, preparamos este post com dicas de como dormir bem e melhorar sua qualidade de vida. Continue a leitura e tenha uma boa noite de sono hoje mesmo. Vem com a gente!

1. CRIE UMA ROTINA PRA DORMIR BEM

Normalmente a gente associa a palavra “rotina” a coisas chatas, certo? Mas ela é importante em diversos aspectos de nossas vidas, inclusive para o sono. Ter um horário definido pra acordar garante que a gente não se atrase para o trabalho ou para os afazeres domésticos. Mas isso todo mundo já sabe. Agora, você sabia que não são apenas as crianças que precisam ter um horário pra dormir?

Sim! Estabelecer uma hora pra se deitar na cama ajuda nosso corpo a entender que aquele é o momento pra dormir. A dica é ter dois despertadores no celular: um pra acordar e outro com o horário pra se deitar.

Mesmo que no início você não pegue no sono assim que deitar na cama, o hábito vai sendo criado. Além disso, aquela atmosfera de luz apagada, cama fofinha e a sensação de aconchego proporcionada por estar no seu quarto ajudam seu organismo a relaxar, o que propicia a chegada do sono.

Seguindo essa rotina, em pouco tempo seu sono vai estar com os horários em dia.

2. MANTENHA UMA ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA

Uma alimentação saudável e equilibrada é essencial pra melhorar a qualidade de vida e do sono. Comidas pesadas, gordurosas e industrializadas devem ser evitadas não só porque fazem mal para a nossa saúde, mas também porque prejudicam muito o sono.

Quem nunca foi se deitar com aquela sensação de peso no estômago, estufamento ou com azia? Provavelmente você já passou por isso. E, convenhamos, não dá pra dormir com esse incômodo. Então, o melhor a fazer, para o bem da saúde e do seu sono, é evitar comidas muito pesadas, especialmente à noite.

Incluir alimentos frescos, como verduras, legumes e frutas na alimentação é uma das melhores demonstrações de carinho que você pode fazer para o seu bem mais precioso: o seu corpo!

Alguns alimentos são especialmente eficazes pra ajudar no sono, então não deixe de adicionar a sua dieta:

  • aveia;
  • alface;
  • couve;
  • mel;
  • chocolate amargo.

Uma dica pra garantir boas noites de sono é evitar produtos com cafeína após as 17 horas, como alguns chás (o verde e o mate, por exemplo) e o famoso cafezinho.

3. TENHA UM RITUAL DE HIGIENE NOTURNO

Nada melhor que dormir com aquela sensação gostosa de frescor, não é mesmo? Um banho quente pode ser um ótimo aliado para uma noite de sono. Enquanto a água fria ativa a circulação e ajuda a despertar, um banho quente provoca uma sensação de relaxamento, avisando ao corpo que chegou a hora do descanso.

Seque o cabelo, escove os dentes e passe um pouco de hidratante no corpo. Depois de alguns dias, sua mente vai ter incorporado a ideia desse ritual, e o sono vai vir naturalmente assim que você segui-lo.

4. APAGUE A LUZ PRA DORMIR

Desligar a luz do quarto pra dormir pode parecer algo banal, mas os benefícios do escurinho para o sono são muito importantes, pois o nosso cérebro reconhece que é hora do descanso.

Por outro lado, a luz artificial à noite pode trazer diversos problemas, como:

  • aumento do nível de gordura corporal;
  • resistência à ação da insulina;
  • inflamação sistêmica;
  • baixa qualidade do sono;
  • interrupção da neurorregulação do apetite etc.

5. TENHA HORÁRIOS PRA ATIVIDADES FÍSICAS

Exercícios físicos são ótimos pra melhorar a qualidade de vida como um todo e, além disso, ajudam a manter a boa forma. Mas você sabia que a prática regular de atividades também é amiga do sono?

Uma dica é se exercitar logo pela manhã pra aproveitar por completo os benefícios da atividade física, que incluem:

  • combate ao estresse;
  • aumento da autoestima;
  • combate à depressão;
  • melhora do desempenho mental;
  • redução da pressão arterial, entre outros.

Com a prática regular de exercícios, você vai estar sempre relaxado e pronto pra ter uma excelente noite de sono ao fim dia!

6. FAÇA DO QUARTO SEU LOCAL SAGRADO

Muita gente tem o hábito de ver TV, comer, estudar e até trabalhar no quarto. Isso pode passar ao seu cérebro a ideia de que há muito com que se preocupar naquele ambiente! É possível que, ao ver o notebook, os livros ou o controle da TV, alguns gatilhos mentais sejam acionados e a luz vermelha de alerta dos aparelhos pode cortar o processo de chegada do sono.

Portanto, se puder manter seu quarto arrumado, limpo, com lençóis, travesseiros e colchão limpos e aconchegantes, vai ter muito mais facilidade pra dormir. Mantenha a preocupação e estresse longe do abrigo que deve ser seu quarto e, se preciso, insira elementos relaxantes, como uma música ambiente ou um difusor aromático suave.

Nosso organismo é uma máquina inteligente: devemos prestar atenção aos sinais que damos pra ele e usar isso a favor da nossa saúde e bem-estar. Saiba como fazer isso e você vai ter muito mais facilidade pra conquistar o que deseja.

Como você pôde ver em nossas dicas, regularizar o sono depende muito de manter a sua rotina organizada. Uma coisa está ligada à outra, e não poderia ser diferente. Melhorar a sua qualidade de vida vai influenciar diretamente na qualidade do seu sono, e o que vai trazer grandes impactos positivos pra sua qualidade de vida. Então, o segredo é manter o equilíbrio: só assim é possível dormir e viver bem!

*Originalmente publicado em By Btfitapp, leia outras matérias do site.

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS




Revista Prosa Verso e Arte
Literatura - Artes e fotografia - Educação - Cultura e sociedade - Saúde e bem-estar

COMENTÁRIOS