segunda-feira, julho 15, 2024

5ª LER – O Festival do Leitor acontecerá no Píer Mauá, na Zona Portuária do Rio de Janeiro

Biblioteca itinerante, descontos em livros, rodas de conversa: as atrações do Sesc RJ e do Senac RJ na LER – O Festival do Leitor. Evento vai acontecer de 24 a 28 de junho no Píer Mauá, na Zona Portuária do Rio
.

O Sesc RJ e o Senac RJ são parceiros da LER – O Festival do Leitor, que vai acontecer de 24 a 28 de junho no Píer Mauá, na Zona Portuária do Rio. Nos cinco dias, o público poderá participar de rodas de conversa e oficinas, terá a oportunidade de visitar o BiblioSesc, a biblioteca itinerante do Sesc RJ, e ainda adquirir livros da Editora Senac Rio com descontos de até 70%.

O espaço do Sesc RJ, no Armazém 3, vai oferecer uma ambientação sensorial acolhedora aos visitantes, especialmente para os com deficiência. Uma árvore de quadrinhos, oficinas e a exibição das webséries “Papo Ciência” e “Aprendendo Inglês e Espanhol com o Sesc” são outras atrações do estande. Os visitantes também poderão conhecer publicações da instituição, como as revistas Humanos, Paquetá, EntreLinguagens em Quadrinhos e Educação em Saúde e diversão no Sesc, iniciativa inovadora com a Turma da Mônica que incentiva as crianças a adotarem comportamentos saudáveis.
.
O estande, com 112 m2, vai promover várias rodas de conversas nos cinco dias de festival. A primeira, no dia 24 de junho, às 14h, vai abordar o letramento em saúde para melhor compreensão e enfrentamento à desinformação. O bate-papo vai acontecer com a pesquisadora da Fiocruz Liana Paraguassu (Fiocruz), mediação de Rafaela Medina e participação de Marcia Abrão, analista de Educação em Saúde do Sesc RJ.

revistaprosaversoearte.com - 5ª LER - O Festival do Leitor acontecerá no Píer Mauá, na Zona Portuária do Rio de Janeiro
SESC na LER – Pça Mauá – foto: Claudia Dantas

O público ainda poderá participar de bate-papos com quadrinistas que publicaram suas obras na revista Humanos, da área de Educação do Sesc. No dia 24/06, às 16h, a conversa será com premiada ilustradora Sirlanney. No dia seguinte (25/06), às 15h, o encontro será com a quadrinista mineira Jessica Groke. A série continuará com um bate-papo com Elcerdo, cartunista que, desde 2012, ilustra uma coluna semanal da Revista sãopaulo, do jornal Folha de S. Paulo.
.
Também no dia 26 de junho, às 14h, haverá uma tarde autógrafos com estudantes do Sesc Campos que produziram a história em quadrinhos “Aventuras Através do Espaço-Tempo”, um desdobramento das atividades do AstroCampos, o clube de astronomia do Sesc+ Infância, projeto da instituição que oferece a atividades gratuitas a crianças no contraturno escolar.

Nos últimos dois dias do evento, o estande vai exibir, às 14h, o documentário “Consciências”, que acompanha a jornada inspiradora de jovens negros que se preparam para ingressar em programas de mestrado e doutorado, por meio do curso de preparação oferecido pela instituição. Após a exibição, será realizada uma roda de conversa em torno do enegrecimento das universidades, com o cineasta Macário Silva e a pesquisadora Patrícia Dias. O livro do projeto Consciências, que promove diversas atividades para uma educação antirracista, será lançado no mesmo dia.
.
Encerrando a programação, o espaço do Sesc RJ vai receber no dia 28 de junho, às 14h, uma palestra sobre letramento racial e práticas em educação antirracista com a historiadora Pâmela Carvalho. Logo em seguida, às 15h, o público poderá participar de uma oficina de escrita com a escritora Carolina Rocha, que vai abordar como a escrita é uma atividade para todos.
.
O público ainda poderá visitar, durante os cinco dias de festival, no Armazém 4, o BiblioSesc, caminhão da instituição que circula o estado promovendo a leitura. O público poderá consultar o acerco de 3 mil títulos no caminhão, participar de mediações de leitura e conhecer e se cadastrar à Rede de Bibliotecas do Sesc.

Descontos de até 70% em livros da Editora Senac Rio
.
O Senac RJ também estará na LER. Em um estande de 60 m2, vai oferecer até 70% desconto nas obras do acervo da Editora Senac, inclusive nos títulos que ganharam o prêmio Jabuti nos últimos anos, como Ecochefs: parceiros do agricultor, do Instituto Maniva, e Receitas do Favela Orgânica: aproveitamento integral de alimentos, e Regina Tchelly. Outros lançamentos recentes também estarão no festival: Olhar Complexo, de Bruno Itan; Amor ao Rio, de Thiago Gomide; Culinária brasileira, muito prazer, de Roberta Malta Saldanha; e Marketing ecosófico, de Eliane Almeida, Fred Tavares e Marcelo Fornazin.
.
Desde sua fundação, em 2000, a Editora Senac Rio publica obras com foco no desenvolvimento de competências para o mundo do trabalho. Com base na identificação de desafios e necessidades do mercado, oferece conteúdos de excelência que promovam o aperfeiçoamento de aptidões gerenciais e técnicas de pessoas físicas e jurídicas, a fim de torná-las mais competitivas. Conheça mais em rj.senac.br/editora

revistaprosaversoearte.com - 5ª LER - O Festival do Leitor acontecerá no Píer Mauá, na Zona Portuária do Rio de Janeiro
SESC na LER – Pça Mauá – foto: Claudia Dantas
SERVIÇO
Sesc RJ e Senac RJ na LER – Festival do Leitor
24 a 28 de junho, das 9h às 21h
Píer Mauá – Avenida Rodrigues Alves, 10, Praça Mauá, Rio de Janeiro
Ingressos: clique aqui

.
PROGRAMAÇÃO
24 de junho
14h – Roda de conversa “Letramento em Saúde” – Liana Paraguassu (Fiocruz), Marcia Abrão (Sesc RJ) e Rafaela Medina (mediadora)
15h – Bate-papo com quadrinistas – Sirlanney
.
25 de junho
15h – Bate-papo com quadrinistas – Jessica Groke
.
26 de junho
14h – Tarde de autógrafos – Quadrinhos “Aventuras Através do Espaço-Tempo”
15h – Bate-papo com quadrinistas – Jessica Groke
.
27 de junho
14h – Exibição do documentário “Consciências”
14h30 – Roda de conversa “Consciências” – Macário Silva e Patrícia Dias
15h – Lançamento e distribuição do livro “Consciências”
16h – Roda de conversa sobre alimentação saudável e sustentável
.
28 de junho
14h – Palestra “Aprendendo a ler para ensinar meus camaradas – letramento racial e práticas em educação antirracista” – Pâmela Carvalho
15h – Oficina “Escrever é coisa de preto?” – Carolina Rocha


ACOMPANHE NOSSAS REDES

DESTAQUES

 

ARTIGOS RECENTES