sexta-feira, junho 14, 2024

’40 Contribuições pessoais para a sustentabilidade’, por Genebaldo Freire Dias

“A escolha é nossa, é de todos. Não espere que os outros mudem.”
Em 40 contribuições pessoais para a sustentabilidade, o pesquisador, ativista e referência mundial em questões ambientais, Genebaldo Freire Dias apresenta 40 ações práticas, simples e eficientes que cada um de nós pode adotar para, individualmente, fazendo nossa pequena parte, contribuir para um planeta mais equilibrado e mais saudável.
.
Genebaldo nos mostra que as questões ambientais não devem ser tratadas apenas do ponto de vista ecológico. Mas que também devemos considerar as suas dimensões sociais, econômicas, políticas, culturais, éticas, científicas e tecnológicas. Para isso, ele destaca iniciativas das mais diversas, como: apoio a ações de reuso e reciclagem; busca por votar com consciência; uso racional dos automóveis; preferência por fraldas de pano; e, até ao incentivo de que mais jovens sigam carreiras na área ambiental.

As transformações ambientais e sociais causadas pela mudança climática e o aquecimento global já são mais do que realidade, se mostram o maior desafio evolucionário posto à humanidade. Uma emergência planetária que traz mudanças profundas a forma como vivemos e nos relacionamos uns com os outros. Por isso, mais do que nunca, a nova edição deste livro se faz tão necessária.
.
De fácil leitura, cada proposta é apresentada de forma que o leitor/cidadão se conscientize dos perigos que estamos vivendo: efeito estufa, derretimento das calotas polares, câncer de pele e extinção de inúmeras espécies de nossa fauna e flora são apenas alguns exemplos primários do que nos espera.
.
“Pequenas atitudes podem contribuir para reduzir a pressão sobre os recursos naturais.”

Sobre o autor:
Com duas dezenas de livros publicados sobre a temática ambiental, Genebaldo Freire Dias é o autor brasileiro mais citado nos processos de Educação Ambiental Nascido em Pedrinhas, SE, em 3 de março de 1949, Genebaldo é bacharel (B.Sc.), mestre (M.Sc.) e doutor (Ph.D.) em Ecologia pela UnB. Possui quatro décadas de prática acadêmica e ativismo ambiental; um dos pioneiros da Sema (primeira Secretaria Especial de Meio Ambiente), onde foi secretário de Ecossistemas; também pioneiro-fundador do Ibama; foi diretor do Departamento de Educação Ambiental e diretor do Parque Nacional de Brasília; na Universidade Católica de Brasília foi professor e pesquisador dos cursos de Engenharia Ambiental e Biologia, e diretor do programa de pós-graduação em Gestão Ambiental.

revistaprosaversoearte.com - '40 Contribuições pessoais para a sustentabilidade', por Genebaldo Freire DiasFICHA TÉCNICA
Título: 40 contribuições pessoais para a sustentabilidade
Autor: Genebaldo Freire Dias
Ilustrador: Soud
Coleção: Meio Ambiente
Editora: Gaia
Nº páginas: 64
ISBN: 978-65-86223-41-5
Ano / 3ª edição: 2023
Preço de capa: R$ 65,00
E-book: R$ 45,50
* Compre o livro.

Sobre o Grupo Editorial Global
Criada em 16 de outubro de 1973, a Global Editora se destaca no mercado editorial por seu propósito de divulgar temas e autores nacionais que valorizam a formação cultural do brasileiro. Em 2023, a Global completa 50 anos onde diversificou sua atuação no mercado editorial e criou três respeitados selos, com publicações destinadas ao mais variado público leitor. Hoje, denominado Grupo Editorial Global, agrega a Global Editora, com obras dos mais renomados autores nacionais, a Gaudí Editorial, voltada às crianças em seus primeiros anos de vida, a Editora Gaia, que alimenta o leitor no sentido de viver em perfeita harmonia com ele mesmo e com o universo e a Nova Aguilar, que apresenta com um forte catálogo de obras completas dos mais célebres autores nacionais e internacionais.
Editorial Global na rede: Facebook | Twitter | Instagram | Youtube | Linkedin | Site.


ACOMPANHE NOSSAS REDES

DESTAQUES

 

ARTIGOS RECENTES