sábado, janeiro 24, 2026

4 edição do Negras Melodias Show | Alysson e Elisa de Sena

Alysson se apresenta em setembro na 4ª edição do Negras Melodias Show no Teatro de Contêiner, com participação especial de Elisa de Sena. Projeto promove shows e entrevistas intimistas com artistas pretos e pretas que atuam no cenário musical de São Paulo. Evento acontece uma quinta-feira por mês até o fim do ano
.
O “uiaifrobeat” de Alysson, como o artista define sua identidade musical, uma união de ritmos da música mineira e brasileira com afropop, pode ser conferido na próxima atração da quarta edição do projeto Negras Melodias Show. A apresentação, que conta com participação especial de Elisa Sena, acontece na quinta-feira, dia 11 de setembro, às 20h, no Teatro de Contêiner, com direito a interpretação em Libras.

A iniciativa celebra as múltiplas vertentes da música negra atual com shows e entrevistas intimistas com grandes artistas pretos e pretas do cenário musical paulistano.
.
No show, esses artistas mineiros, parceiros de longa data, encontram-se para compartilhar com o público suas canções autorais, que falam sobre fé, ancestralidade, cura e gentileza.
.
Alysson nas cordas e Elisa na percussão apresentam uma amostra de seus trabalhos solo e algumas composições conjuntas. Ambos dividem o canto regado por ancestralidade, ritmo e melodia. Com novas sonoridades que dialogam com música afromineira originária da diáspora em Minas, eles representam a força das vozes que resistem, reinventam e atravessam o tempo.

Em 2024, Alysson lançou “Iroko”, EP inspirado no Orixá que representa o tempo e sua não linearidade. O disco foi produzido por Alysson em parceria com os premiados produtores Júlio Fejuca, Ricardo Gama e João Milliet.
.
Elisa de Sena, que também atua nas artes cênicas, utiliza-se da sua arte, voz e corpo para abordar ancestralidade, liberdade, direito de ser e ocupar, dentre tantas outras temáticas que surgem de forma natural na sua obra.
.
Com um discurso que passa pela negritude e pelo feminismo, sua poética fala de transmutação. Suavidade e forca marcam a sonoridade dessa mulher negra que não separa seu fazer artístico do seu lugar de fala.

Criado em 2021, ainda durante a pandemia de Covid-19, o Negras Melodias Show tem a missão de conectar o Teatro de Contêiner à linguagem musical, oferecendo ao público uma curadoria que explora diversas vertentes da música negra, sempre com um enfoque autoral. A ideia é registrar as sonoridades contemporâneas e mapear esse diálogo entre o passado, presente e futuro da música afro-brasileira, promovendo a valorização e visibilidade desses artistas.
.
A iniciativa é uma parceria do Universo AfroMusic com o Teatro de Contêiner e conta com curadoria e idealização do músico, compositor, produtor e articulador cultural Hever Alvz. Já a apresentação do evento e as entrevistas com os artistas são comandadas pelo jornalista, produtor e articulador Márcio Lázaro.
.
As próximas atrações confirmadas da programação são Hever Alvz, com participação de Gêde Lima (16/10); Afrojam-SP, com participação de Andarilho Cha & Oda (18/12).

Sobre Hever Alvz – curadoria e idealização
Músico, compositor, produtor e articulador cultural, Hever Alvz ingressa, em 2007, no Conservatório Musical Ricardo Breim e cria seu projeto autoral. Em 2011, cursa Musicoterapia (FMU). Com seu projeto autoral, intitulado “Hever e o Sacigroove”, apresenta-se em SESCs, centros culturais e casas independentes de SP. E, em paralelo, produz as festas WassaWassa e Fumê, evento temático de música afro contemporânea africana, latina e brasileira.
.
Em 2017, idealiza e produz o Festival AFROMUSIC-SP. Em 2018, faz turnê musical pela Europa. Em 2019, de volta ao Brasil, idealiza a AFROJAM-SP, atividade que ganhou notoriedade por destacar expoentes da cena musical preta contemporânea. Também realiza e media o projeto “Indústria Musical Preta – Música Tem Cor”, projeto de rodas de conversa que convida artistas, produtores, comunicadores, pesquisadores e técnicos da produção musical para debaterem temas pertinentes à cadeia musical preta. Em 2020, realizou a segunda edição do projeto Festival AFROMUSIC contemplada pelo PROAC LAB Express, realizada em 2021.

Sobre Márcio Lázaro – apresentação e entrevistas
Jornalista, produtor e articulador, Márcio Lázaro atuou nessas três esferas desde 2006 tentando trazer um olhar sempre voltado para a cultura dialogando com o subjetivo dentro das pautas, temas e projetos que são pensados e elaborados dentro da ideia daquele planejamento. Produções de shows, exposições, eventos futebolísticos e esportivos, debates sobre cinema, música, gastronomia e turismo, atividades e projetos digitais, estão dentro desse leque de ações já desenvolvidas e realizadas.
.
Entre eles, está o projeto “Outras Noites em 2011”, que teve apoio da TV Cultura e foi uma turnê de bandas independentes que fizeram shows/tributos aos grandes artistas da era dos festivais como Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Edu Lobo, Jorge Ben e Elis Regina. Outras iniciativas realizadas por ele são o Fut-Encontro, Cine-Encontro, Música-Encontro, Cozinha-Encontro e Trip-Encontro, que são debates públicos com a participação de personagens simbólicos para cada um desses temas, como Ana Cañas, Marina Person, Ríncon Sapiência, Carica (Sensação), Raul Lemos, Edgard Picoli, Fernando Porto, Cláudio Zoli, entre outros.

revistaprosaversoearte.com - 4 edição do Negras Melodias Show | Alysson e Elisa de Sena
Alysson e Elisa Sena – Negras Melodias Show

SERVIÇO
Negras Melodias Show – 4ª Edição
Quando: 11 de setembro 2025, às 20h*
Onde: Teatro de Contêiner – Rua dos Gusmões, 43, Santa Ifigênia
Quanto: Grátis, com reserva pelo Sympla aqui.
Capacidade: 99 lugares
Classificação indicativa: Livre
*Todas as apresentações têm tradução em Libras
———
Confira a seguir a programação dos próximos eventos:
16 de outubro – Hever Alvz, com participação Gêde Lima e Chá
18 de dezembro – House of Zion + Afrojam-SP
—————
Assessoria de imprensa: Pombo Correio Assessoria de Comunicação / Douglas Picchetti e Helô Cintra


ACOMPANHE NOSSAS REDES

ARTIGOS RECENTES