Às margens do Rio Amazonas, o primeiro grande evento sobre livro e leitura no estado, começa em 27 de outubro e encerra em 29 de outubro, Dia Nacional do Livro. Mesas de debates como ‘Povos Indígenas: Literatura e a Questão Climática’ e a ‘Literatura: Entre o Local, o Nacional e o Global’, estão na programação
.
O Estado do Amapá ganha o seu primeiro grande evento de literatura. Acontecerá às margens do Rio Amazonas no Parque do Forte, no entorno da Fortaleza de São José de Macapá, entre os dias 27 e 29 de outubro, a Folia Literária Internacional do Amapá. Com homenagens aos grandes nomes da literatura e poesia do estado, o evento reunirá escritores de várias partes do Brasil e do mundo, contará com shows musicais, saraus, oficinas, palestras, piquenique e intervenções culturais na orla de Macapá, além da participação de editoras locais e nacionais.

A Folia Literária Internacional do Amapá também festejará os 70 anos da Academia Amapaense de Letras, entidade intelectual do estado que conta com o lema ‘Habent sua fata libelli’, em português: ‘Os livros têm o seu destino’.
.
Entre as mesas estão temas como Enciclopédia Negra, com a participação Lilia Schwarcz (SP), Flávio dos Santos Gomes (RJ) e a mediação de Tayrine Batista (AP) – NEAB/UNIFAP; Povos indígenas: Literatura e a questão climática com Sony Ferseck (RR), Márcia Wayna Kambeba (AM), Bruna Karipuna (AP) e a mediação de Sonia Jeanjacques (AP), da Secretaria Extraordinária dos Povos Indígenas.

O objetivo do evento é de fomentar a produção do setor do livro, leitura, literatura e bibliotecas, assim como o estímulo à formação de novos leitores e escritores, também a partir do envolvimento de alunos do ensino fundamental e médio. A Folia colocará o público em contato com grandes escritores em atividades formativas e de fruição cultural, através da programação elaborada pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult/AP) e parceria com a Oca Produções.

revistaprosaversoearte.com - 1ª Folia Literária Internacional do Amapá.“A Folia Literária Internacional do Amapá é uma resposta do governador Clécio a uma demanda do segmento literário, que contará com uma feira de grande porte e alinhada com as diretrizes da Secretaria de Formação, Livro e Leitura do Ministério da Cultura. Estamos fazendo um resgate muito importante, realizando este evento, inclusive, durante as comemorações dos 80 anos de criação do Amapá, o que torna este momento um marco na história do nosso estado e no investimento na literatura”, reforça a secretária de Cultura do Amapá, Clicia Vieira Di Miceli.

O evento contará com autores convidados do Brasil, Guiana Francesa e Índia, além dos autores locais, com homenagens aos poetas Ivo Torres, Alcy Araújo, Isnard Brandão, personalidades como a professora Aracy Mont’Alverne e o autor Mauro Guilherme. Na música, participam artistas locais como Patricia Bastos, Poetas Azuis Remix Poesia, Grupo de Marabaixo do Laguinho, Grupo de Marabaixo da União dos Devotos de Nossa Senhora da Conceição (UNDSC), entre outras atrações, além da dupla Kleiton & Kledir, que fecha a programação. Mais informações: @secultamapa
.
> Imagem capa da matéria: Folia – O Grupo de Marabaixo Estrela do Renascer – foto © acervo Secult/AP







Literatura - Artes e fotografia - Educação - Cultura e sociedade - Saúde e bem-estar