LITERATURA

‘Eu tomo conta do mundo’, uma crônica de Clarice Lispector

Sou uma pessoa muito ocupada: tomo conta do mundo. Todos os dias olho pelo terraço para o pedaço de praia com mar, e vejo às vezes que as espumas parecem mais brancas e que às vezes durante a noite as águas avançaram inquietas, vejo isso pela marca que as ondas deixaram na areia. Olho as amendoeiras de minha rua. Presto atenção se o céu de noite, antes de eu dormir e tomar conta do mundo em forma de sonho, se o céu de noite está estrelado e azul-marinho, porque em certas noites em vez de negro parece azul-marinho.

O cosmos me dá muito trabalho, sobretudo porque vejo que Deus é o cosmos. Disso eu tomo conta com alguma relutância.

Observo o menino de uns dez anos, vestido de trapos e macérrimo. Terá futura tuberculose, se é que já não a tem.

No Jardim Botânico, então, eu fico exaurida, tenho que tomar conta com o olhar das mil plantas e árvores, e sobretudo das vitórias-régias.

Que se repare que não menciono nenhuma vez as minhas impressões emotivas: lucidamente apenas falo de algumas das milhares de coisas e pessoas de quem eu tomo conta. Também não se trata de um emprego pois dinheiro não ganho por isso. Fico apenas sabendo como é o mundo.

Se tomar conta do mundo dá trabalho? Sim. E lembro-me de um rosto terrivelmente inexpressível de uma mulher que vi na rua. Tomo conta dos milhares de favelados pelas encostas acima. Observo em mim mesma as mudanças de estação: eu claramente mudo com elas.

Hão de me perguntar por que tomo conta do mundo: é que nasci assim, incumbida. E sou responsável por tudo o que existe, inclusive pelas guerras e pelos crimes de lesa-corpo e lesa-alma. Sou inclusive responsável pelo Deus que está em constante cósmica evolução para melhor.

Tomo desde criança conta de uma fileira de formigas: elas andam em fila indiana carregando um pedacinho de folha, o que não impede que cada uma, encontrando uma fila de formigas que venha de direção oposta, pare para dizer alguma coisa às outras.

Li o livro célebre sobre as abelhas, e tomei desde então conta das abelhas, sobretudo da rainha-mãe. As abelhas voam e lidam com flores: isto eu constatei. Mas as formigas têm uma cintura muito fininha. Nela, pequena, como é, cabe todo um mundo que, se eu não tomar cuidado, me escapa: senso instintivo de organização, linguagem para além do supersônico aos nossos ouvidos, e provavelmente para sentimentos instintivos de amor-sentimento, já que falam. Tomei muita coisa das formigas quando era pequena, e agora, que eu queria tanto poder revê-las, não encontro uma. Que não houve matança delas, eu sei porque se tivesse havido eu já teria sabido.

Tomar conta do mundo exige também muita paciência: tenho que esperar pelo dia em que me apareça uma formiga. Paciência: observar as flores imperceptivelmente e lentamente se abrindo.

Só não encontrei ainda a quem prestar contas.

– Clarice Lispector, do livro “Aprendendo a viver”. Rio de Janeiro: editora Rocco, 2004. [Crônica de Clarice Lispector, publicada originalmente no ‘Jornal do Brasil, 4 de março de 1970]

Sabia mais Clarice Lispector:
:: Clarice Lispector – outras entrevistas, contos e crônicas
:: Clarice Lispector – um mistério (Biografia)
:: Clarice Lispector – fortuna crítica

Revista Prosa Verso e Arte

Música - Literatura - Artes - Agenda cultural - Livros - Colunistas - Sociedade - Educação - Entrevistas

Recent Posts

Álbum ‘Alma de Gato’ | Zé Motta e Carlos Chaves

Reunindo 10 canções autorais, o álbum “Alma de Gato”, é marcado pelo diálogo sonoro estabelecido…

1 hora ago

Clara Sverner lança álbum ’12 Waltzes’, pelo selo Azul Music

Duas vezes indicada ao Grammy Latino e vencedora de diversos prêmios internacionais e no Brasil,…

2 horas ago

Osesp: Ludwig van Beethoven | 5 álbuns chegam às plataformas digitais pela Biscoito Fino

Fruto da parceria da Biscoito Fino com a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo…

4 horas ago

Música: Família Assad lança Museu virtual dedicado ao legado e preservação

Museu da Família Assad - o projeto será lançado com exposições imersivas e memória viva…

14 horas ago

Série Brasileirando | Zé Ibarra apresenta o show ‘Afim’ no Teatro Riachuelo Rio

O cantor e compositor Zé Ibarra sobe ao palco do Teatro Riachuelo Rio como a…

1 dia ago