The Porcelain Unicorn

“O Unicórnio de Porcelana” é um drama histórico, narra de forma delicada os horrores vividos durante a II Guerra Mundial na Alemanha nazista, e que fala de temas de profunda complexidade com rara beleza e delicadeza: nazismo, opressão, intolerância, redenção, memória, esquecimento, reencontros, perdas e ganhos.
A memória, para uns, pode ser como o unicórnio de porcelana, quebrado, esmagado, tornado quase pó.
Mas para outros, ainda que restaurada com suas marcas do tempo, suas fissuras, suas partes faltando, é o que faz a humanidade seguir adiante, em busca de um mundo melhor. Sem a memória, seríamos condenados a repetir os mesmas coisas e dias, sem aprender com nossos erros. A aprendizagem se faz por experimentação, tentativa, erros e acertos…
Um filme curta-metragem incrível e rico material para educadores refletirem com seus alunos sobre história, tempo e memória – o tripé de nossa civilização. (fonte: educa-tube)

Delicadeza, ternura, amor e solidariedade!

Assista aqui o filme “O Unicórnio de Porcelana” (Keegan Wilcox, 2010, 3 min.)

O Unicórnio de Porcelana (The Porcelain Unicorn)
Título original: Porcelain Revised Score 
Ano: 2010
Duração: 3 min.
País: Estados Unidos (Los Angeles California), falado em alemão
Direção e roteiro: Keegan Wilcox
Estrelado por: Trevor Teichmann, Fiona Perry, Rita Zoar
Sinopse: Mostra um momento de violência nazista e o encontro entre um garoto alemão e uma menina judia. Esse encontro se repete cerca de 70 anos após o final da Segunda Guerra Mundial. Esse breve encontro na situação de perigo de vida nos revela a coragem e a pureza das crianças mesmo em meio à guerra.

O diretor do filme, o americano Keegan Wilcox, disse que se inspirou nas histórias de guerra contadas por seu avô.

“O Unicórnio de Porcelana” venceu a competição “Parallel Lines – Tell It Your Way”, lançada pela Phillips e Ridley Scott em Cannes em 2011. Nesta competição os curtas têm que ter no máximo 3 minutos e apenas 6 linhas de diálogo. Dentre 600 curtas enviados, foram selecionados dez e colocados no You Tube. O público votou nos seus preferidos e os cinco mais votados foram entregues a Ridley Scott (Blade Runner, O Gladiador) que escolheu o vencedor.

O Unicórnio de Porcelana – Keegan Wilcox (2010)

“Eu escolhi ‘The Porcelain Unicorn’ como o ganhador por conta da forte narrativa; uma história completa bem contada e executada” – Ridley Scott

O Unicórnio de Porcelana – Keegan Wilcox (2010)

“Existem milhões de maneiras de contar uma história. Só há uma maneira de assistir a um”

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS




Revista Prosa Verso e Arte
Literatura - Artes e fotografia - Educação - Cultura e sociedade - Saúde e bem-estar

COMENTÁRIOS