Gabriel García Marquez

“La Gaboteca” é “também um lugar para sonhar e viajar com todo o legado de García Márquez (…) de conhecer muito mais do que sua obra”
– Nicolás Pernett (curador do projeto)

Todas as edições das obras de Gabriel García Márquez, assim como livros sobre o Nobel de Literatura colombiano, estão disponíveis no portal digital “La Gaboteca”, nome escolhido em referência ao apelido do escritor e jornalista, “Gabo”.

O portal se divide em quatro grandes categorias: as obras de “Gabo”, suas traduções, os livros publicados sobre ele e uma seção sobre a vida e as viagens do criador da mítica localidade de Macondo.

“La Gaboteca” está disponível no site da Biblioteca Nacional (BN). Segundo a instituição, este é “o primeiro esforço (…) na rede para ordenar e apresentar o imenso corpus bibliográfico de Gabriel García Márquez ao leitor neófito e ao especialista”.

“Tudo o que for produzido sobre Gabo terá lugar na ‘Gaboteca'”, afirmou a diretora da BN, Consuelo Gaitán, acrescentando que a instituição recebeu várias doações após o falecimento do escritor, incluindo “a medalha e o diploma” de seu Prêmio Nobel, oferecidos por sua viúva Mercedes Barcha.

 

Os objetos ficarão expostos na sede da BN. Na Gaboteca, as obras estão divididas em dez categorias – romance, conto, jornalismo, cinema, memórias, poesia, teatro, prólogos, discursos, ensaios, entrevistas e diálogos -, uma prova da riqueza criativa e da diversidade de Gabo.

De acordo com Gaitán, o internauta encontrará “mais de 1.500 materiais” na página, entre eles “600 livros traduzidos para 36 idiomas”.

Acesse: La Gaboteca

Fonte: Entretenimento/uol

COMPARTILHAR
Revista Prosa Verso e Arte
Literatura - Artes e fotografia - Educação - Cultura e sociedade - Saúde e bem-estar



COMENTÁRIOS