The Mystery of Picasso (1956)

Pablo Picasso concentra em si a evolução da arte e o simbolismo que impregna o século XX. É o nome por excelência do cubismo, mas também do expressionismo, da expressão clássica, da revolução estilística e temática marcada por uma trajetória na qual se destaca a multiplicidade de explorações, as infinitas possibilidades que a linguagem pictórica oferece para retratar a vida, a sociedade, a história e o homem.

Tudo aquilo que criou tornou-se atemporal. Projetou novos caminhos para a arte, fez com que esta não voltasse, a partir dele, a ser o que era anteriormente à sua obra.

Figura excepcional, Pablo Picasso protagonizou e fundou correntes revolucionárias no universo da arte, desde as formas cubistas até a neofiguração, desde a escultura ou da água-forte até a cerâmica artesanal ou a cenografia para balé.

Sua obra é abundante, diversificada, estendendo-se por décadas de um trabalho criativo inigualável, marcada pelo virtuosismo, pelo amor a vida e as amizades.

Desde que começou a pintar foi motivo de admiração e seu trabalho encantou e encanta desde os mestres até o homem mais simples, trazendo em si a força contagiante de um homem nascido para a arte, apaixonado pelos bairros boêmios de Paris, pelo sol do Mediterrâneo, pelos touros, pelas pessoas simples e pelas mulheres belas, afeições que cultivou reiteradamente.

Assista aqui o ‘filme’ contendo vários momentos diferentes do processo de criação de Pablo Picasso – imagens raras

Fonte: De Anima Verbum | Picasso at work – Artandfilm21

COMPARTILHAR
Revista Prosa Verso e Arte
Literatura - Artes e fotografia - Educação - Cultura e sociedade - Saúde e bem-estar

RECOMENDAMOS





COMENTÁRIOS