Bibi Ferreira aos 95 anos: artista permanece no palco e não pensa em se aposentar (Foto: Fábio Rocha/Gshow)

“Hoje sou onda solta e tão forte quanto eles me imaginam fraca. Quando eles virem invertida a correnteza, quero ver se eles resistem à surpresa e quero saber como eles reagem à ressaca!”

O trecho acima faz parte da peça “Gota d’Água”, escrita em 1975 por Chico Buarque e Paulo Pontes e encenada por Bibi Ferreira. Mais de 40 anos depois, as palavras ainda definem com perfeição a presença da artista. Aos 95 anos – e apesar das limitações naturais que a idade lhe impõe – Bibi continua sendo uma força da natureza.

Não à toa, a artista não pensa em se aposentar: “Acho que a gente sempre sonha em fazer alguma outra coisa, mas eu, não. Nunca tive esses sonhos porque muito cedo vim realizando tudo.”

“Estou viciada em trabalho. Sinto necessidade dos aplausos, necessidade do palco, necessidade daquela cortina que abre e fecha.”

Para Bibi, estar no palco vai além. “É uma coisa muito bonita. É uma sensação que só uma pessoa muito religiosa pode entender o que vou dizer, mas é verdade”, explica.

“É um momento em que você se encontra com o Celeste, com Deus, com as coisas mais importantes da sua vida.”

Apesar dos (apenas) 76 anos de carreira, a relação com o teatro é ainda mais longa: filha do ator Procópio Ferreira, Bibi tinha quatro meses de vida quando, nos braços do pai, entrou pela primeira vez em um palco.

Bibi relembra alguns de seus trabalhos mais marcantes (Foto: Fábio Rocha/Gshow)

“Uma coisa que jamais pensei: o que eu poderia ser se não fosse artista? Quais seriam os meus desejos, então? Seguir Medicina? Não, né?”

Segundo a artista, o segredo da longevidade é simples: disciplina. “Não fumo e não bebo. Não tenho nada de extraordinário. Sempre levei uma vida muito disciplinada, dotada de uma memória fora do comum”, aponta. Manter-se em movimento também ajuda:

“Ficar parada, nunca. Se parar, ferrou.”

Assista a fala de Bibi Ferreira:

Aos 95 anos, Bibi Ferreira abre a casa e fala sobre a carreira e o novo espetáculo

 

Prova disso é o espetáculo “Por Toda a Minha Vida”, em cartaz no Rio de Janeiro. Nele, Bibi retoma grandes canções brasileiras e administra com maestria as reações da plateia durante os 90 minutos de duração. “Esse show é o mais representativo da minha carreira”, afirma ela.

ESPETÁCULO
Bibi: Por Toda a Minha Vida está em cartaz no Teatro Oi Casagrande, no Rio, até 3/12. Apresentação no sábado às 21h e domingo às 19h.

Fonte: GSHOW

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS




Revista Prosa Verso e Arte

Literatura – Artes e fotografia – Educação – Cultura e sociedade – Saúde e bem-estar


COMENTÁRIOS