EAV Parque Lage

Com financiamento do Goethe Institut do Rio de Janeiro, a Escola de Artes Visuais do Parque Lage, abriu recentemente inscrições para premiação de viagens para a Documenta 14, a mais prestigiada exposição internacional de arte, que acontece a cada cinco anos, na cidade de Kassel (Alemanha). As inscrições se encerram no dia 27 de março.

Anteriormente ao processo de seleção dos alunos, a EAV Parque Lage realizou seminário de desenvolvimento de projetos (aconteceu na semana passada), elaborado segundo o tema proposto pelo curador Adam Szymcz, “South as a State of Mind” [O Sul como um estado mental], para oferecer a possibilidade de concorrer a bolsas-viagem para estudantes do Parque Lage irem a Atenas e Kassel, incluindo Münster Skulptur Projekte – mostra de arte pública, criada em 1977, que acontece de dez em dez anos.

Por meio do seminário, a escola desenvolverá um programa a partir do estudo das histórias das exposições, voltado para artistas e pesquisadores. Nesse sentido, tanto Kassel quanto Münster constituem dois estudos de casos importantes na compreensão da lógica curatorial de grandes mostras internacionais com periodicidade regular.

O seminário não é voltado apenas a curadores, mas também a artistas cuja pesquisa tangencia questões levantadas pela equipe da Documenta 14.

Visando estimular e dar todo suporte técnico aos alunos da EAV, o seminário “A tropicalização do Norte” constitui-se numa plataforma de reflexão e desenvolvimento de projetos, que permitirá orientar e aperfeiçoar os projetos iniciais por meio de encontros e palestras com profissionais convidados, onde serão realizadas discussões e leituras coletivas, que culminarão em jornadas de debates reunindo membros da equipe curatorial da Documenta 14 e apresentação de trabalhos realizados por estudantes da EAV.

Desta forma a EAV Parque Lage integra às suas atividades de formação, mecanismos de visibilidade e projeção de sua comunidade docente e discente, contribuindo para o fortalecimento de uma ampla rede de troca de experiências.

Assim, o Parque Lage não somente abre sua produção para a comunidade artística como se torna agente da inserção profissional de seus estudantes no circuito da arte, ampliando as fronteiras para outros continentes.

Informações
:: Escola de Artes Visuais do Parque Lage. acesse AQUI!

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS




Revista Prosa Verso e Arte
Literatura - Artes e fotografia - Educação - Cultura e sociedade - Saúde e bem-estar

COMENTÁRIOS