10 melhores universidades do mundo têm cursos gratuitos online

Estudar em uma universidade das mais prestigiadas do mundo pode não estar ao alcance de todos, mas com conexão à internet e desejo de aprender é possível chegar perto de cursos de excelência, gratuitos e à distância.

O ranking anual feito pela Times Higher Education (THE), revista britânica de educação superior, identificou as melhores universidades do mundo seguindo alguns critérios (como número de estudantes em tempo integral, número de estudantes por setor, estudantes internacionais, quantidade de homens e mulheres, ensino, pesquisa, citações, índice de impacto comercial em pesquisas universitárias e visão internacional).

Dois países dominam as posições mais altas da lista: Reino Unido e Estados Unidos. Por isso, se você quiser ter acesso a esses cursos, é importante ter em mente que a maioria deles é ensinado em inglês.

Confira uma lista de cursos online, em inglês (e gratuitos!), nas melhores colocadas no ranking:

1. Universidade de Oxford

A Universidade de Oxford oferece vários cursos online gratuitos que você pode acessar em formato de podcasts, textos e vídeos.

“Existem milhares de materiais de alta qualidade para benefício da educação internacional”, diz a seção “Coleções abertas” do site da instituição.

Estes são alguns deles:

2. Universidade de Cambridge

Também inglesa, a Universidade de Cambrigde é a segunda na lista das melhores universidades do mundo segundo a edição de 2017 da THE.

Estes são alguns de seus cursos que podem ser acessados pela internet de maneira gratuita.

3. Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech)

Mais conhecido como o Caltech, o Instituto de Tecnologia da Califórnia é um centro privado de ciência e tecnologia localizado na cidade americana de Pasadena.

“Nossos programas educacionais online visam melhorar a forma como educamos as futuras gerações de cientistas e engenheiros e mostrar como nossa abordagem pode fazer a diferença”, diz seu site.

“As novas oportunidades de aprendizado online estão disponíveis através das plataformas de tecnologia educativa Coursera e edX, que oferecem cursos universitários online para uma audiência global sem qualquer custo.”

Esta é uma amostra dos seus programas gratuitos:

4. Universidade Stanford

Quando o fundador da Apple, Steve Jobs, fez seu famoso discurso “Você tem que encontrar o que você ama” na Universidade Stanford em 2011 – onde ele estudou, mas nunca se formou -, ele fez o nome dessa prestigiada instituição ainda mais conhecido em todo o mundo. Ela sempre esteve nas listas das melhores do mundo.

Esta é uma lista de alguns dos cursos oferecidos pela instituição, na internet e sem custos:

5. Instituto de Tecnologia de Massachusetts

O prestigiado Instituto de Tecnologia de Massachusetts, muito conhecido também por seu acrônimo em inglês, MIT, é uma universidade privada localizada em Cambridge, Massachusetts, nos EUA. A instituição também oferece um bom número de cursos completamente gratuitos na rede.

Eis alguns exemplos:

6. Universidade Harvard

Também em Cambridge, nos Estados Unidos, a Universidade Harvard oferece cursos online abertos ao público.

Veja alguns cursos da instituição disponibilizados na plataformaedX:

7. Universidade de Princeton

A Universidade de Princeton, no Estado americano de Nova Jersey, é a quarta mais antiga dos EUA e a sétima melhor do mundo, segundo a THE.

Eis alguns de seus cursos:

8. Imperial College de Londres

Em Londres, o Imperial College também oferece uma série de cursos abertos aos internautas – mais focados em negócios:

9. Universidade de Chicago

O nono lugar na lista das melhores universidades é ocupado pela Universidade de Chicago.

Ela também oferece uma série de cursos gratuitos pela internet:

10. Universidade da Pensilvânia

Uma seleção de seus cursos online gratuitos:

Fonte e informações: BBC Brasil.

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS




Revista Prosa Verso e Arte

Literatura – Artes e fotografia – Educação – Cultura e sociedade – Saúde e bem-estar


COMENTÁRIOS