Ariano Suassuna - foto: Felipe Rau/Estadão Conteúdo

Ariano Suassuna – Arte como Missão“, esta aula-espetáculo do escritor Ariano Suassuna foi realizada em defesa da cultura brasileira e da identidade nacional. O evento é marcado pela convicção do escritor de que a arte é “missão, vocação e festa”. O espetáculo foi gravado na Sala Villa-Lobos do Teatro Nacional, em Brasília, em julho/2013.

Como um cavaleiro andante, tirado dos contos maravilhosos ou mesmo da Literatura de Cordel, Ariano Suassuna cumpriu sua missão: defender a cultura brasileira, especialmente a nordestina. Na realidade, não se trata de dever, mas de um projeto de vida, sair de capital em capital, Brasil afora, ministrando suas famosas “aulas-espetáculo”, como forma de preservar os valores culturais nordestinos. Dessa maneira, sua presença foi constante em diversas cidades brasileiras.

Na concepção do poeta e dramaturgo paraibano, a “arte não é produto de mercado. Podem me chamar de romântico. Arte pra mim é missão, vocação e festa”, argumenta. Odiado por uns e aclamados por outros, assim Ariano Suassuna construiu sua trajetória em defesa da arte e da cultura brasileira, sobretudo num tempo em que falar em originalidade e preservação pode parecer algo ultrapassado.

Saiba mais sobre Ariano Suassuna
Ariano Suassuna – o decifrador de brasilidades

Fonte: TV Senado | Diário do Nordeste

COMPARTILHAR
Revista Prosa Verso e Arte
Literatura - Artes e fotografia - Educação - Cultura e sociedade - Saúde e bem-estar

RECOMENDAMOS





COMENTÁRIOS