Coleção Biblioteca Básica Brasileira - Baixar grátis

O projeto editorial Coleção Biblioteca Básica Brasileira – BBB foi formulado em 1962, quando Darcy Ribeiro tornou-se o primeiro Reitor da Universidade de Brasília – UnB.

Darcy reuniu um brilhante grupo de intelectuais e professores para juntos, criarem o que seria a universidade do futuro. Era o sonho de uma geração que confiava em si, que reivindicava – como Darcy fez ao longo da vida – o direito de tomar o destino do Brasil em suas mãos. Dessa entrega generosa nasceu a Universidade de Brasília e, com ela, muitos outros sonhos e projetos, como a BBB.

Em 1963, quando ministro da Educação, Darcy Ribeiro viabilizou a publicação dos primeiros 10 volumes da BBB, com tiragem de 15.000 exemplares, totalizando 150 mil livros.

A proposta previa a publicação de nove outras edições com 10 volumes cada, compondo, ao final, uma Coleção de 100 títulos da Biblioteca Básica Brasileira. A continuidade do programa de edições pela UnB foi inviabilizada devido à truculência política do regime militar.

Com a missão de manter vivos o pensamento e a obra de seu instituidor e, sobretudo, comprometida em viabilizar os seus projetos, a Fundação Darcy Ribeiro retomou a proposta e a atualizou, configurando assim, uma nova BBB.

O projeto prevê uma coleção composta de 150 títulos.

Os primeiros 50 volumes foram viabilizados por meio da Lei de Inventivo à Cultura – Lei Rouanet e conta com o patrocínio dos Correios e da Petrobras e participação da Fundação Biblioteca Nacional e da Editora Universidade de Brasília. Com tiragem de duas mil coleções, a BBB está sendo distribuída gratuitamente para escolas, instituições de ensino e pesquisa e bibliotecas públicas interessadas em receber a coleção e integra-la ao seu acervo.

A Biblioteca Básica Brasileira foi concebida com o objetivo de proporcionar ao povo brasileiro um conhecimento mais profundo acerca de sua história e cultura, um instrumento para apresentar o Brasil aos brasileiros.

A Coleção tem como base os temas gerais definidos por Darcy Ribeiro: O Brasil e os brasileiros; Os cronistas da edificação; Cultura popular e cultura erudita; Estudos brasileiros e Criação literária. Reúne obras literárias e também científicas produzidas no Brasil e sobre o Brasil a partir do século XVI. Dentre os autores destacamos Hans Staden, que apresenta a primeira obra publicada sobre o Brasil em 1564, Manuel Bonfim, Alcantara Machado, Euclides da Cunha, Joaquim Nabuco, Silvio Romero, Visconde de Taunay, Rui Barbosa, Capistrano de Abreu, Lima Barreto, entre outros.
– por Paulo de F. Ribeiro/presidente da Fundar

Baixar a ‘Coleção Biblioteca Básica Brasileira‘. Acesse AQUI!

Fonte: Fundar | Acervo do Conhecimento Histórico

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS




Revista Prosa Verso e Arte
Literatura - Artes e fotografia - Educação - Cultura e sociedade - Saúde e bem-estar

COMENTÁRIOS